Agricultura familiar

Emanuel Pinheiro lança ação ‘Agro da Gente’ e fomenta rede de apoio aos pequenos produtores

Publicados

em

A ação é executada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Por NAIARA LEONOR

Foto ;Gustavo Duarte

O prefeito Emanuel Pinheiro lança nesta segunda-feira (28), às 14h, no auditório do Cenarium Rural, mais uma ação do programa Pra Frente Cuiabá. O Agro da Gente, que já vem realizando algumas atividades na zona rural da capital de Mato Grosso, como palestras de educação financeira e mapeamento das atividades produtivas, vai levar qualificação técnica na produção do campo e incentivo ao desenvolvimento agroindustrial. A ação é executada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Pelo fato de Cuiabá ter a grande maioria de seu território pertencente à zona rural, o Executivo Municipal quer intensificar as ações voltadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento de atividades agroindustriais, aproveitando todo o potencial natural e humano para elevar a qualidade de vida na Capital.

Dentre as ações que o Agro da Gente vai desenvolver estão: fortalecimento da agricultura familiar, qualificação técnica na produção do campo, incentivo à atividade da agroindústria, além de incentivo às cadeias produtivas do leite, peixe, frango e frutas, legumes e verduras.

Leia Também:  Campanha Aquece Cuiabá distribuiu cobertores para 70 mulheres no Coxipó do Ouro

 

Pra Frente Cuiabá

 

Ações de infraestrutura, mobilidade urbana, fomento na geração de empregos, na produção do campo, resgate do turismo e valorização da cultura cuiabana se interseccionam para construir uma cidade cada vez mais sustentável, tecnológica, planejada e que proporcione qualidade de vida aos seus habitantes.

No Pra Frente Cuiabá, a proposta é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada setor, se articulando também com a iniciativa privada e terceiro setor. O programa abarca cinco principais ações, já anunciadas: Sine da Gente, Enem Digital 5.0, Qualifica Cuiabá, Cuiabanco e Agro da Gente.

 

Confira um pouco mais das cinco ações do programa Pra Frente Cuiabá:

 

– Sine da Gente: Implantação de uma unidade móvel que atuará nos bairros para atender a oferta e demanda de emprego por região.

– Enem Digital 5.0: Ensino no modelo híbrido; suporte técnico e personalizado; 2.000 alunos.

– Qualifica Cuiabá: Programa da Secretaria de Assistência Social, em parceria com SESI, SENAI, SEBRAE e FECOMÉRCIO; desenvolver as habilidades dos cidadãos para o fomento na geração de renda para família; preparar a mão-de-obra para o mercado de trabalho.

Leia Também:  PL obriga prefeitura a divulgar andamento de obras públicas

– Agro da Gente: Fortalecimento do apoio à agricultura familiar; qualificação técnica na produção do campo; incentivo à atividade da agroindústria; programa de incentivo para quatro cadeias produtivas: peixe, FLV (fruta, legume e verdura), frango e leite.

– Cuiabanco: Linha de Crédito para o pequeno empreendedor com juros zero; PAA – Programa de aquisição de alimentos.

 

SERVIÇO

O quê: Lançamento Agro da Gente, ação do programa Pra Frente Cuiabá

Quando: segunda-feira (28), às 14h

Onde: auditório do Cenarium Rural – Hermínio Ribeiro Torquato da Silva – Av. Dr. Hélio Ribeiro – Centro Político Administrativo, Cuiabá

COMENTE ABAIXO:

Agricultura familiar

Stopa destaca contribuição de ações de infraestrutura no escoamento da produção da agricultura familiar

Publicados

em

Por

Vice-prefeito destaca contribuição de ações de infraestrutura no escoamento da produção da agricultura familiar

Nesta segunda-feira (29), Stopa participou do lançamento do Agro da Gente

Por BRUNO VICENTE

Foto: Luiz Alves

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, destacou nesta segunda-feira (28), durante o lançamento do Agro da Gente, as ações de infraestrutura que a gestão do Município tem desenvolvido na zona rural da Capital. Segundo ele, por meio de serviços de melhorias nas estradas vicinais e travessias, a Prefeitura de Cuiabá tem conseguido melhorar as condições de escoamento da produção da agricultura familiar.

Conforme lembrado pelo vice-prefeito no evento, somente no primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Obras Públicas já alcançou mais de 100 quilômetros de estradas vicinais com os trabalhos de patrolamento e encascalhamento. A manutenção é realizada com apoio de todos maquinários necessários, como caminhões, pás carregadeira e motoniveladoras, que tornam o serviço mais célere e eficiente.

Outra importante intervenção executada de forma continuada engloba as pontes existentes nas comunidades rurais. Seguindo o Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI), a gestão tem como meta construir anualmente pelo menos 10 novas travessias de concreto, substituindo antigas estruturas de madeira. No entanto, no último ano, por exemplo, o planejamento foi superado em 260%.

Leia Também:  Mutirão da Conciliação Fiscal’ termina nesta sexta-feira em Cuiabá

“O prefeito Emanuel Pinheiro sempre nos orienta que a mesma dedicação aplicada na área urbana também deve estar presente no perímetro rural. São centenas de comunidades também formadas por trabalhadores que, em sua maioria, têm como principal fonte de renda a agricultura familiar. Ao Município cabe fortalecer essa atividade econômica, seja com obras ou com ações como o Agro da Gente”, comentou Stopa.

AGRO DA GENTE

O Agro da Gente faz parte do Programa Pra Frente Cuiabá, implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro como forma de potencializar o desenvolvimento econômico de Cuiabá. A ação é executada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e visa intensificar as ações voltadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento de atividades agroindustriais.

Aproveitando todo o potencial natural e humano para elevar a qualidade de vida na Capital, o Agro da Gente vai desenvolver uma série iniciativas como, por exemplo, fortalecimento da agricultura familiar, qualificação técnica na produção do campo, incentivo à atividade da agroindústria, além de incentivo às cadeias produtivas do leite, peixe, frango e frutas, legumes e verduras.

Leia Também:  Justiça Federal afasta secretários de saúde e gestão da prefeitura de Cuiabá após operação Curare
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA