Estadual
Distribuição de leite humano a prematuros internados foi de 2,1 mil litros em MT em 2025
Os Bancos de Leite Humano distribuíram 2.137 litros de leite para recém-nascidos prematuros internados em Mato Grosso de janeiro a dezembro de 2025, segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O total representa uma alta de 8% em relação ao ano anterior. A distribuição é realizada pela Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, que é coordenada pela pasta.
Ao todo, foram 3.622 litros de leite humano coletados no ano passado. Já o número de bebês prematuros atendidos passou de 1.472 para 1.645 na mesma comparação, uma alta de 12%. O número de pessoas doadoras aumentou 10%: de 2.285, em 2024, para 2.513, em 2025.
O levantamento aponta que o total de atendimentos em grupo aumentou 33%, passando de 687, de janeiro a dezembro de 2024, para 915, no mesmo período de 2025. Ainda foram realizados 14.432 atendimentos individuais e 3.316 visitas domiciliares em 2025.
Em 2025, foram coletados 2.852 frascos de vidro para utilização na distribuição do leite. A rede também realizou 7.942 análises microbiológicas, 10.733 crematócritas e 11.532 testes de acidez dornic no ano passado. Os exames são fundamentais para garantir a qualidade do leite doado.
A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde em substituição, Vanessa Lopes, enfatiza a importância de os profissionais da saúde e toda a sociedade apoiarem as pessoas que amamentam para estimular a doação de leite humano e a prática do método Canguru.
“A doação de leite humano é fundamental para a recuperação da saúde de bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e só acontece quando a amamentação é bem-sucedida”, afirmou.
Segundo a coordenadora, a orientação, por meio de uma escuta ativa e acolhedora, é essencial para o sucesso da amamentação, desde o pré-natal, oferecendo apoio prático logo na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e evitando a separação entre mãe e bebê.
Onde doar?
Em Mato Grosso, quatro unidades hospitalares possuem Bancos de Leite Humano (BLH) para atender à alimentação de bebês prematuros e oferecer leite materno pasteurizado: o Hospital Geral e o Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá; a Santa Casa de Rondonópolis; e o Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde.
Além destas, a Rede conta com um posto de coleta de leite humano no Hospital Femina, em Cuiabá.
Para doar leite humano, basta entrar em contato com uma das unidades de coleta de leite humano ou ir diretamente ao local. A possível doadora deve estar amamentando o seu bebê, estar saudável e não usar nenhuma substância ou medicamento que interfira na amamentação.
Se atender a esses critérios, passar pela triagem clínica e tiver qualquer quantidade excedente de leite, está elegível para a doação.
Onde doar?
Cuiabá
BLH Dr. José Faria Vinagre – Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá
Contato: (65) 3363-7035 – segunda a sábado
BLH Hospital Universitário Júlio Müller
Contato: (65) 3615-7203 – segunda a sexta
Posto de Coleta Femina Hospital e Maternidade
Contato: (65) 2128-9183 – segunda a sábado
Rondonópolis
BLH Santa Casa Rondonópolis
Contato: (66) 3410-2785 – segunda a sexta
Lucas do Rio Verde
BLH Hospital São Lucas
Contato: (65) 3548-4134 – todos os dias
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Politec bate recorde e emite mais de 75 mil laudos periciais emitidos em 2025
A Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec) encerrou o ano de 2025 com a emissão de 75.568 laudos periciais, o maior volume já registrado pela instituição em toda a série histórica. O número reforça a relevância do trabalho técnico-científico desenvolvido em apoio às investigações criminais.
“Para além dos números, os laudos têm impacto direto na vida da população. Cada documento produzido pela Politec representa uma prova técnica fundamental para a elucidação de crimes e para o andamento de inquéritos policiais, ações penais e decisões judiciais. É por meio desses laudos que fatos são comprovados cientificamente, responsabilidades são atribuídas e direitos são garantidos, tanto para vítimas quanto para investigados”, afirmou o diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan.
Os dados constam no Anuário da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e evidenciam uma evolução progressiva na produção pericial. Em 2023, foram emitidos 64.814 laudos, número que subiu para 67.513 em 2024, até alcançar o patamar recorde registrado em 2025. O crescimento observado nos dois últimos anos confirma o aumento da demanda por serviços periciais em Mato Grosso.
“O avanço na produção de laudos indica uma ampliação da capacidade do Estado em responder, com maior agilidade e qualidade técnica, às demandas da sociedade. Na prática, esse crescimento contribui para investigações mais rápidas, processos judiciais mais robustos, redução de gargalos e maior segurança jurídica, refletindo diretamente no fortalecimento da Justiça e no combate à impunidade”, completou Jaime.
Estrutura e força de trabalho
A atuação pericial da Politec é sustentada por um quadro técnico composto por 676 profissionais da área finalística, distribuídos entre 294 peritos oficiais criminais, 141 peritos oficiais médicos-legistas, seis peritos oficiais odonto-legistas, 142 papiloscopistas e 93 técnicos de necropsia, responsáveis pela execução das atividades periciais em todo o Estado.
Esse contingente atende a uma ampla variedade de exames, muitos deles de alta complexidade técnica e científica, fundamentais para garantir a qualidade e a credibilidade das provas periciais produzidas.
O diretor-geral adjunto da Politec, Renato Simões, destacou que o resultado reflete o compromisso da equipe técnica com a sociedade. “Encerramos 2025 com esse grande avanço para a Politec, que reforça também os valores éticos dentro da instituição e para o Estado de Mato Grosso. Fechamos um número positivo, com todos os laudos entregues conforme normas e regras estabelecidas”, afirmou.
Para a diretora metropolitana de Criminalística em substituição, Quezia Vicente, o resultado é inédito e demonstra a continuidade do trabalho desenvolvido na área pericial.
“Foi um marco histórico de produtividade e demonstramos a elevada capacidade técnica e operacional da instituição. O desempenho foi impulsionado, especialmente, pelo crescimento expressivo das perícias de Computação Forense, além do aumento histórico, nos últimos três anos, das perícias de Meio Ambiente e Veicular”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLITICA4 dias atrásAcusado de atropelar e matar idosa na Avenida da FEB é indiciado por homicídio doloso e já tem duas condenações por assassinato,VEJA VÍDEOS
-
Policial6 dias atrás“Elas vinham a cerca de 180 km/h”, relata testemunha sobre capotamento e morte de duas mulheres na MT-449
-
Destaque7 dias atrásCapotamento violento na MT-449 mata duas mulheres próximo a Lucas do Rio Verde
-
CUIABÁ3 dias atrásAbílio e Pivetta confirmam repasse de R$ 20 milhões para a saúde de Cuiabá
-
Saúde3 dias atrásMEC reprova mais de 35% dos futuros médicos em Mato Grosso e Conselho cobra fechamento de cursos e exame de proficiência
-
Turismo7 dias atrásCrescimento do turismo internacional coloca Mato Grosso em destaque como destino no cenário global
-
CUIABÁ6 dias atrás“Sindicato denuncia desvio de função de estagiários; CNJ cobra explicações do TJMT”
-
POLITICA5 dias atrás“Servidor público é peça essencial para um governo, e o RGA vai chegar à Assembleia até a próxima semana”, afirma Pivetta, VEJA O VÍDEO








