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Destinos Turísticos Inteligentes entram na pauta do segundo dia do Tourism Innovation Summit 2025

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O segundo dia do Tourism Innovation Summit (TIS) 2025 em Sevilha, na Espanha, destacou nesta quinta-feira (23.10) o papel das políticas públicas e da inovação na construção de destinos turísticos mais conectados, acessíveis e sustentáveis. Representando o Ministério do Turismo do Brasil, a chefe de gabinete Janara Braga esteve presente no painel sobre o tema Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), uma das principais iniciativas de inovação no país.

Implementada pelo Ministério do Turismo desde 2021, a estratégia DTI tem como objetivo tornar os municípios mais sustentáveis, acessíveis e competitivos, promovendo o uso de tecnologias e metodologias voltadas à melhoria da experiência de moradores e visitantes.

“O Brasil busca adotar e adaptar boas práticas internacionais, unindo tecnologia, inclusão e integração entre os territórios turísticos. A inovação é um meio para tornar o turismo mais humano e acessível”, destacou Janara Braga, chefe de gabinete do Ministério do Turismo.

Desenvolvida inicialmente na Espanha e adaptada à realidade brasileira em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro, a metodologia estimula a excelência e o aprimoramento contínuo dos destinos. As cidades que aderem à iniciativa recebem o Selo DTI em Transformação após o cumprimento de, no mínimo, 80% dos requisitos do Plano de Transformação, que envolve critérios de sustentabilidade, acessibilidade, governança, inovação e tecnologia.

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No Brasil, a cidade de Curitiba (PR) foi pioneira no processo de estruturação do modelo de gestão para turismo inteligente. “Este trabalho trouxe aprendizado para avançarmos numa metodologia que hoje está sendo aplicada em todo o Paraná e que ganhou uma estrutura mais sólida a partir da estruturação do direcionamento nacional com o DTI Brasil”, comentou a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae Paraná, Patrícia Albanez, que apresentou a experiência brasileira durante o painel.

“A estratégia incentiva um processo contínuo de evolução. Os destinos que buscam o selo precisam monitorar resultados e ajustar políticas para se tornarem mais acessíveis, tecnológicos, criativos e sustentáveis. Isso eleva a competitividade e a reputação turística do município”, explicou Janara Braga.

EXPERIÊNCIAS – O debate durante o painel técnico reuniu representantes da América Latina e abordou soluções reais para os desafios globais do turismo, como sustentabilidade, transformação digital e inclusão social.

A especialista em turismo Marta Poggi, que moderou o diálogo no evento, destacou que o Ministério do Turismo adaptou a metodologia espanhola às necessidades do país e frisou: “é importante trocarmos experiência com países latino-americanos, uma vez que nossa realidade é bem diferente da europeia”.

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Além do caso brasileiro, também foram apresentados exemplos de destinos certificados como DTI em diferentes países, como Mar del Plata (Argentina) e Quito (Equador) – cidades que vêm aplicando a metodologia internacional para tornar seus territórios locais mais integrados, sustentáveis e inteligentes.

DTI NO BRASIL – O Brasil já possui experiências consolidadas na metodologia DTI. Curitiba (PR), reconhecida em 2023 como a cidade mais inteligente do mundo pelo World Smart City Awards, integra a Estratégia Destinos Turísticos Inteligentes do Ministério do Turismo. O prêmio internacional reconheceu a combinação de soluções ecológicas, planejamento urbano e crescimento socioeconômico sustentável da capital paranaense, consolidando-a como referência nacional em inovação e governança turística.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

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Turismo

Temporada de cruzeiros 2025/2026 no Brasil começa com oferta de 670 mil leitos

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Começou oficialmente nessa semana a temporada de cruzeiros 2025/2026 no Brasil, com a chegada a Salvador (BA), na terça-feira (21.10), do MSC Preziosa. O período terá aproximadamente seis meses de duração e a oferta de cerca de 670 mil leitos nos sete navios que vão percorrer a costa brasileira. No total, mais de 160 roteiros foram confirmados, envolvendo mais de 600 escalas em 16 destinos.

O estímulo aos cruzeiros é uma parte importante da estratégia estabelecida pelo Ministério do Turismo no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que define as metas a serem alcançadas no setor ao longo dos próximos três anos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca a contribuição do segmento para o mercado nacional. “O turismo no nosso país vive o melhor momento da história, com recorde de turistas internacionais, faturamento e geração de empregos, e o setor de cruzeiros representa uma fatia importante de contribuição no mercado”, ressalta.

Os roteiros contemplam embarques e desembarques nas cidades de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL), Itajaí (SC) e, também, Balneário Camboriú (SC), que estreia nesta temporada como porto de acesso.

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As viagens serão realizadas ainda em Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), Porto Belo (SC) e Recife (PE), além das paradas internacionais em Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Punta del Este (Uruguai).

IMPACTO – Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico médio por passageiro no setor é de cerca de R$ 710 nas cidades de escala e de R$ 920 nos locais de embarque e desembarque. O segmento é fonte de geração de emprego e renda, beneficiando outros ramos, como comércio, serviços, transporte, hotelaria e gastronomia.

Além das operações de cabotagem (transporte interno), cerca de 21 navios de longo curso também farão escala no Brasil durante o período, conectando o país a importantes rotas internacionais e fortalecendo destinos como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul. As paradas dos navios ampliam a relevância do país no mapa global do turismo marítimo e o alcance econômico e turístico da atividade.

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“A temporada que se inicia reafirma o compromisso do setor de cruzeiros com o desenvolvimento do turismo e das economias locais. A indústria segue investindo em sustentabilidade e inovação, além de manter o foco na excelência das experiências oferecidas aos cruzeiristas, um diferencial que faz dos cruzeiros um produto capaz de gerar oportunidades, e impulsionar o turismo brasileiro”, aponta Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

Por Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

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