Política Estadual
Deputado Nininho recebe projeto para implantação do Centro de Prevenção ao Câncer em Rondonópolis

Foto: VÂNIA NEVES / ASSESSORIA DE GABINETE
O deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, esteve reunido no último domingo (23), em Rondonópolis, com os vereadores Marisvaldo Gonçalves, Ozeas Reis e Batista da Codé , e também com o Sr. Valdir, para discutir a implantação do Centro de Prevenção ao Câncer em Rondonópolis. Um projeto com a finalidade de atender mais de 31 cidades circunvizinhas, podendo chegar a atender cerca de 800 mil pessoas.
Para a construção da unidade será necessário levantar recursos, os vereadores apresentaram o projeto para o deputado a fim de avaliar qual o melhor caminho para dar andamento à demanda.
“Com certeza sou parceiro desta iniciativa, vou destinar emenda parlamentar da minha parte e também vou buscar junto aos meus parceiros, senador Carlos Fávaro e o deputado Neri Geller, além do governo do estado, para somar conosco e, juntos, concretizarmos essa obra”, garantiu o parlamentar.
De acordo com os vereadores, o prefeito José Carlos do Pátio (Solidariedade) já fez a doação da aérea para a construção e assegurou que vai buscar junto aos empresários locais mais recursos para que a efetivação do projeto seja o mais breve possível.
Prevenção ao Câncer – Conforme a ciência, as chances de cura reduzem significativamente quanto mais tarde a doença é descoberta, por isso é muito importante adotar as medidas preventivas que têm o objetivo de evitar que os tumores malignos se manifestem e se espalhe.
Quando o tumor é descoberto precocemente é possível realizar o tratamento, com isso as chances de cura aumentam. “A implantação do CPC com uma unidade de prevenção vai salvar muitas vidas, e diminuir a angústia que trás um tratamento de câncer em fase avançada”, pontuou Nininho.

Política Estadual
Condenados por maus-tratos contra animais podem ser proibidos de novas adoções

Foto: PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS
A prática de maus-tratos a animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos no Brasil é crime previsto na Lei 9.605/98, com pena de 2 a 5 anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal, para quem for condenado.
Além do dispositivo legal, tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o projeto de lei nº 500/2022, desenvolvido pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), que garante que pessoas condenadas pelo crime de maus-tratos aos animais no estado não poderão adotar outros animais.
“Esse projeto é uma grande vitória de todos nós, protetores e ativistas. Ela é clara ao vedar aqueles que tenham sido condenados, com sentença transitado em julgado, pelo crime de maus-tratos, de adotar animais”, disse o parlamentar.
A proposta tem como objetivo principal fortalecer a defesa dos direitos dos animais e sua efetiva proteção contra toda e qualquer forma de maus-tratos. Conforme o texto, o Poder Executivo poderá regulamentar a lei para garantir a execução do texto.
-
Policial5 dias atrás
Três assaltantes morrem em troca de tiros com a Rotam em roubo a banco na avenida Couto Magalhães nesta madrugada
-
Polícia Federal6 dias atrás
PF prende mulher com a carga de cocaína presa em seu corpo no Aeroporto Marechal Rondon em VG
-
Policial6 dias atrás
Polícia Civil apura que assassinato dentro de barbearia foi motivada por vingança prometida a 16 anos atrás
-
Polícia Federal6 dias atrás
Polícia Federal desarticula quadrilha em Cuiabá e VG responsável por tráfico internacional de drogas
-
Polícia Federal3 dias atrás
PF prende dono de posto de combustível mais 7 pessoas por tráfico cocaína que movimentaram 350 milhões de reais
-
MEIO AMBIENTE3 dias atrás
Cuiabá deve registrar 8° C. nesta quarta-feira
-
Destaque3 dias atrás
Policial impede suicídio de jovem na Ponte Júlio Muller
-
Policial6 dias atrás
Jovem diz ter matado professor com Mata-leão por que ele teria tentando manter relações sexuais