VÁRZEA GRANDE

DAE/VG realiza mutirão para reparo de vazamentos e novas ligações no bairro Paiaguás

Publicados

em

Mutirão repara vazamentos e promove novas ligações dos pedidos firmados junto ao DAE/VG

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) iniciou mutirão para reparo de vazamentos e execução de novas ligações no bairro Paiaguás que em recebendo obras de pavimentação asfáltica em novas ruas e avenidas e de recapeamento do pavimento já existente e desgastado pelo tempo e pelo uso constante.

O mutirão faz parte de um esforço conjunto das equipes de manutenção e comercial do DAE/VG. O objetivo do mutirão é melhorar a distribuição de água da região, com o reparo dos vazamentos que prejudicam o abastecimento, e garantir a ligação regular de água, bem como seu fornecimento em quantidade e qualidade.

Recentemente, com a inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da Barra do Pari/Chapéu do Sol, o volume de água na rede da região aumentou significativamente, o que tem causado alguns rompimentos na tubulação. O bairro possui cerca de 3.200 ligações de água e aproximadamente 130 pedidos de novas ligações que serão realizadas durante o mutirão, bem como de novos pedidos que chegarem.

Leia Também:  Prefeitura disponibiliza telefone para solicitação de troca e reparo de lâmpadas em Várzea Grande

O bairro Paiaguás, que tem uma extensão de cerca de 25 km de ruas e entre oito até 10 mil casas e está passando por uma transformação significativa com obras de pavimentação de 5,5 km de asfalto novo, além da implantação de sinalização, meio-fio e sarjeta. Todas as ruas com asfalto antigo também estão sendo recapeadas, o que totalizará outros 17,7 km. As obras de pavimentação e recapeamento estão sendo realizadas pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Governo do Estado e através de emendas do senador Jayme Campos e do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho.

Atualmente Várzea Grande possui 81.957 ligações de água ativas. Todas as ligações são realizadas após pedido documentado junto ao DAE/VG.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande avança em soluções sustentáveis com visita técnica a biodigestor em Acorizal

Publicados

em

Por

Uma comitiva formada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) de Várzea Grande e do escritório local da Empaer realizou, na última semana, uma visita técnica ao município de Acorizal. O objetivo foi promover a troca de experiências e conhecer de perto um projeto experimental de biodigestor alimentado com dejetos suínos.

A iniciativa está implantada na propriedade do produtor rural João José de Souza, onde o sistema já apresenta resultados concretos. Atualmente, a produção equivale a cerca de três botijões de gás por mês, gerados a partir do reaproveitamento dos resíduos da suinocultura. Além disso, o biofertilizante resultante do processo vem sendo utilizado em plantas frutíferas e pastagens, contribuindo para o aumento da produtividade de forma sustentável.

O investimento inicial para a implantação do biodigestor foi de aproximadamente R$ 10 mil, valor considerado acessível diante dos benefícios econômicos e ambientais proporcionados pela tecnologia.

A visita contou também com a participação dos produtores rurais de Várzea Grande, Orlando de Souza Carvalho e Antônio Torrente, que acompanharam o funcionamento do sistema e avaliaram a viabilidade de implantação em suas propriedades.

Leia Também:  Prefeitura intensifica retirada de árvores e amplia limpeza em diversos pontos de Várzea Grande

O coordenador de Desenvolvimento Rural de Várzea Grande, Leandro Luis da Silva, destacou os ganhos observados com o projeto. “O biodigestor representa uma solução eficiente para o aproveitamento de resíduos, reduz custos com energia e ainda gera um biofertilizante de alta qualidade. É uma alternativa sustentável que pode transformar a realidade do pequeno produtor rural”, afirmou.

Também participaram da visita os técnicos da SEMMADRS Wilson Márcio, Rodrigo Monteiro e Rosano Gabriel. Pela Empaer de Várzea Grande, estiveram presentes Cecília da Silva Rodrigues, Samantha Souza, Antônio Fava, Pedro Carloto e Roberto Damasceno.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar no município. “Estamos buscando soluções viáveis e sustentáveis para levar aos nossos produtores. Essa tecnologia alia economia, preservação ambiental e aumento da produtividade, fatores essenciais para o desenvolvimento rural de Várzea Grande”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA