Estadual

Cursos da Escola Técnica de Várzea Grande impulsionam jovens para estágios e programas

Publicados

em

A formação oferecida pela Escola Técnica Estadual (ETEC) de Várzea Grande abriu portas para jovens no mercado de trabalho e em iniciativas de qualificação profissional. Esse é o caso de estudantes do curso Técnico em Informática, que conquistaram estágios e vagas em programas de capacitação em tecnologia, por meio de parceria com instituições e empresas.

Em Várzea Grande, em cooperação com a Escola Estadual Dunga Rodrigues, a Seciteci oferta cursos técnicos e de formação inicial continuada (FIC), de acordo com as demandas dos arranjos produtivos locais e regionais.

Um dos alunos atendidos é o jovem Gabriel Rios, que conseguiu, por meio do curso técnico de informática, um estágio no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Para ele, a formação na ETEC tem sido essencial para se destacar no local de trabalho.

“O curso foi extremamente importante para me desenvolver no estágio. Eu aprendi muita coisa que estou usando agora na Univag, como, por exemplo, trabalhar com softwares e a parte lógica. Graças a isso, já comecei bem avançado e estou conseguindo executar bem a minha função. Inclusive, falaram que eu estou me destacando e tenho certeza de que é por conta do curso”, afirma Gabriel.

Com o estágio, Gabriel conquistou também uma renda extra, o que, segundo ele, tem transformado sua vida.

“Eu posso dizer com certeza que a Seciteci mudou muito minha vida. Hoje, eu consigo ajudar em minha casa, onde só minha mãe trabalhava. Sem contar a oportunidade de fazer um curso como esse, com vários certificados, de forma gratuita. É simplesmente incrível”, completa ele.

Leia Também:  Bombeiros de MT extinguem incêndio em terra indígena e combatem outros 53 neste domingo (15)

Outra parceria bem-sucedida da ETEC foi com o programa Conecta Jovem, uma iniciativa social que oferece capacitação gratuita em tecnologia da informação (TI) para jovens de Cuiabá e Várzea Grande. Dessa vez, os alunos Matheus Vinícius e Sophia Dias, ambos cursando o técnico em informática, foram selecionados.

Após o processo seletivo, a dupla foi aprovada no programa Conecta Jovem e passou a integrar o projeto Log Lab Tecnologia, desenvolvido pelo Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pela iniciativa, eles possuem acesso gratuito a materiais didáticos e uniformes, além de bolsa mensal de R$ 500, auxílio-transporte e auxílio-alimentação.

Para Sophia Dias, o aprendizado na ETEC foi fundamental. “Eu nunca imaginaria que, com 15 anos, eu passaria em um seletivo como esse. Eu fiquei muito feliz e estou bastante orgulhosa por ter me dedicado a essa oportunidade que a ETEC me deu”, destacou Sophia.

O outro estudante selecionado, Matheus Vinícius, também relatou uma mudança pessoal proporcionada pela experiência na ETEC.

“A Seciteci, por meio da ETEC de Várzea Grande, tem me dado uma nova perspectiva do meu próprio futuro. Eu não acredito que, há dois anos, eu teria essa visão de querer me desenvolver na área da tecnologia. Mas agora meu propósito é continuar estudando ainda mais, principalmente sobre banco de dados e inteligência artificial”, planeja Matheus.

Leia Também:  Polícia Militar resgata duas mulheres perdidas em região de mata em General Carneiro

Ao avaliarem suas trajetórias, os alunos destacam o incentivo dos profissionais da ETEC Várzea Grande. “Todos os professores e coordenadores da ETEC são excelentes, é uma gestão realmente incrível”, disse a estudante Sophia Dias.

Matrículas abertas

A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Várzea Grande, administrada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), está vocacionada para cursos voltados à área de gestão e negócios. Em 2026, a unidade estará presente em cinco escolas estaduais de Várzea Grande: Júlio Muller, Dunga Rodrigues, Maria Macedo, Ernandy Maurício Baracat e Pedro Gardes.

Estão sendo ofertados cursos técnicos em Administração, Informática, Agricultura, Agroindústria, Gastronomia, Manutenção e Suporte em Informática e Veterinária, todos integrados ao 1º ano do Ensino Médio.

Os interessados nos cursos podem preencher um formulário online – clique aqui para acessar. Para outras informações, pode entrar em contato com a escola pelo número (65) 99980-4878, ou se dirigir a unidade localizada na Avenida Cel. Sérgio Julião De Brito – Parque do Lago, Várzea Grande.

*Com supervisão de Beatriz Passos

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Politec bate recorde e emite mais de 75 mil laudos periciais emitidos em 2025

Publicados

em

Por

A Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec) encerrou o ano de 2025 com a emissão de 75.568 laudos periciais, o maior volume já registrado pela instituição em toda a série histórica. O número reforça a relevância do trabalho técnico-científico desenvolvido em apoio às investigações criminais.

“Para além dos números, os laudos têm impacto direto na vida da população. Cada documento produzido pela Politec representa uma prova técnica fundamental para a elucidação de crimes e para o andamento de inquéritos policiais, ações penais e decisões judiciais. É por meio desses laudos que fatos são comprovados cientificamente, responsabilidades são atribuídas e direitos são garantidos, tanto para vítimas quanto para investigados”, afirmou o diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan.

Os dados constam no Anuário da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e evidenciam uma evolução progressiva na produção pericial. Em 2023, foram emitidos 64.814 laudos, número que subiu para 67.513 em 2024, até alcançar o patamar recorde registrado em 2025. O crescimento observado nos dois últimos anos confirma o aumento da demanda por serviços periciais em Mato Grosso.

Leia Também:  "Aulões da Seduc ajudam estudantes que não têm acesso a cursinhos pagos", afirma aluno da Rede Estadual

“O avanço na produção de laudos indica uma ampliação da capacidade do Estado em responder, com maior agilidade e qualidade técnica, às demandas da sociedade. Na prática, esse crescimento contribui para investigações mais rápidas, processos judiciais mais robustos, redução de gargalos e maior segurança jurídica, refletindo diretamente no fortalecimento da Justiça e no combate à impunidade”, completou Jaime.

Estrutura e força de trabalho

A atuação pericial da Politec é sustentada por um quadro técnico composto por 676 profissionais da área finalística, distribuídos entre 294 peritos oficiais criminais, 141 peritos oficiais médicos-legistas, seis peritos oficiais odonto-legistas, 142 papiloscopistas e 93 técnicos de necropsia, responsáveis pela execução das atividades periciais em todo o Estado.

Esse contingente atende a uma ampla variedade de exames, muitos deles de alta complexidade técnica e científica, fundamentais para garantir a qualidade e a credibilidade das provas periciais produzidas.

O diretor-geral adjunto da Politec, Renato Simões, destacou que o resultado reflete o compromisso da equipe técnica com a sociedade. “Encerramos 2025 com esse grande avanço para a Politec, que reforça também os valores éticos dentro da instituição e para o Estado de Mato Grosso. Fechamos um número positivo, com todos os laudos entregues conforme normas e regras estabelecidas”, afirmou.

Leia Também:  Sema firma R$ 27,9 milhões em acordos e determina recuperação de 10 mil hectares no 6º Mutirão Ambiental

Para a diretora metropolitana de Criminalística em substituição, Quezia Vicente, o resultado é inédito e demonstra a continuidade do trabalho desenvolvido na área pericial.

“Foi um marco histórico de produtividade e demonstramos a elevada capacidade técnica e operacional da instituição. O desempenho foi impulsionado, especialmente, pelo crescimento expressivo das perícias de Computação Forense, além do aumento histórico, nos últimos três anos, das perícias de Meio Ambiente e Veicular”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA