Destaque

Cuiabá sediará 1º Congresso Mato-grossense de Licitações e Contratos em março

Publicados

em

JB News

A partir de 1º de abril deste ano, a nova lei de licitações e contratos administrativos passa a ter aplicação obrigatória em todo o país. Um dos principais desafios é o cumprimento dos requisitos exigidos na legislação, dificuldade que se intensifica nos municípios com menos estrutura administrativa.  Em Mato Grosso, os profissionais que atuam com licitações e contratos terão a oportunidade de participar do 1º Congresso Mato-grossense de Licitações e Contratos, que será realizado nos dias 29 e 30 de março de 2023.

O advogado público e professor Leonardo Vieira, um dos coordenadores do Congresso, explica que o evento foi desenvolvido para suprir uma necessidade no Estado em aprofundar de forma mais detalhada temas pertinentes ao processo licitatório.

“A reforma na lei de licitações trouxe exigências que para muitos entes públicos é difícil de realizar, seja pela falta de estrutura ou recursos humanos. Nos municípios, principalmente os menores, algumas condicionantes da lei representam um obstáculo. Neste congresso vamos abordar o que é possível ser feito por meio da demonstração de soluções práticas que serão visualizadas em oficinas e painéis”, explica Leonardo Vieira, que atua como procurador do Estado de Mato Grosso.

Leia Também:  Cacique líder da comunidade xavante, Damião Paridzané tem bens bloqueados pela Justiça Federal

Programação

No dia 29 de março, a abertura oficial do Congresso contará com palestra inaugural que será proferida pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), Valter Albano, que vai tratar sobre a implementação da nova lei de licitação e contratos administrativos e a atuação do Tribunal de Contas.

Em seguida haverá o 1º Painel que vai debater sobre os regulamentos a serem editados e os desafios dos Municípios de Mato Grosso, tendo como mediadora a advogada Juliana Zafino, que é presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB-MT, apresentação do advogado Leonardo Vieira de Souza, e como debatedores a procuradora do Estado de Mato Grosso, Julyana Lannes e ao procurador do município de Água Boa e presidente da Associação dos Procuradores Municipais do Estado de Mato Grosso (APM-MT), Diego Mayolino Montechi.

O primeiro dia também vai contar com a palestra sobre as tendências das licitações públicas na Lei nº 14.133/21, que será ministrada pelo Procurador do Município do Rio de Janeiro, Rafael Oliveira.

Leia Também:  Conselheiro Antonio Joaquim articula nova luta para ampliar recursos da educação infantil em 2025

No mesmo dia, será realizado um segundo painel, que vai tratar sobre as principais alterações da nova lei de licitações e contratos: inovações, pontos positivos e negativos, que terá como mediadora a procuradora do Município de Cuiabá, Geórgia Fajuri Gebara. A apresentação será feita pelo advogado geral regulador da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), Felippe Borges e a debatedora será a advogada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Fabiana Curi.

Serviço

O I Congresso Mato-grossense de Licitações e Contratos será realizado no Espaço CDL, na Av. Pres. Getúlio Vargas, 750 – Centro Norte, Cuiabá-MT.

COMENTE ABAIXO:

Destaque

Seminário em Cuiabá capacita gestores e contabilistas para a elaboração de orçamentos públicos

Publicados

em

Por

JB News

Cuiabá sedia nos dias 13 e 14 de maio o 2º Seminário de Contabilidade Pública – Orçamento Público: do planejamento à entrega de resultados, evento promovido pela Associação Mato-grossense de Contadores Públicos em parceria com a ATAME, assessoria especializada em ações de formação e capacitação no setor público.

O Presidente da AMCP, Luiz Mário de Barros, destaca a importância da elaboração correta do orçamento público, alicerce estratégico de qualquer gestão. “É por meio do orçamento que as diretrizes de governo se convertem em políticas públicas efetivas e o desenvolvimento local ganha materialidade. Contudo, a complexidade da execução orçamentária e a rigorosa pressão pela conformidade legal tornaram o ciclo PPA, LDO e LOA um desafio constante para contadores, planejadores e parlamentares. Lacunas no planejamento costumam resultar em baixa eficiência na aplicação de recursos, apontamentos pelos órgãos de controle e, primordialmente, na perda de oportunidades para a sociedade”.

O auditor do TCE-MT Francisney Liberato, palestrante e coordenador pedagógico do seminário, ressalta a importância desta capacitação focada na elaboração dos orçamentos públicos, que objetiva contribuir para que os gestores, auditores e contabilistas superem uma barreira fundamental: a distância entre o que se planeja e o que se entrega.

Leia Também:  Prefeita de Jaciara inaugura a 3ª maior arena de esportes de MT

“Este seminário foi criado para fechar essa lacuna. Essa é a maior dor de quem trabalha com orçamento público pois um Plano Plurianual que não dialoga com a Lei de Diretrizes e a Lei Orçamentária Anual, está fora da realidade, contraria as recomendações e normas do Tribunal de Contas, e quem paga a conta é a população pois não terá os serviços e políticas públicas previstos no orçamento”, afirma o auditor.

Em dois dias de imersão, contadores, secretários de finanças, gestores municipais e auditores vão aprender, na prática, como estruturar um ciclo orçamentário sólido — com segurança jurídica e até inteligência artificial aplicada ao gasto público.

O seminário terá a presença de palestrantes do mais alto nível: Conselheiros do TCE-MT, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas e um Juiz do TJ-MT. E no segundo dia, três oficinas práticas intensivas — com vagas limitadas.

Entre os palestrantes estão o conselheiro do TCE-MT Antonio Joaquim; o conselheiro Waldir Júlio Teis, mediador de um dos painéis de debate; o auditor do TCE e professor Francisney Liberato; o Procurador-geral do Ministério Público de Contas, William Brito; o Contador Geral de Cuiabá, Eder Galiciani; a diretora técnica de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Cuiabá, Silvina Maria dos Anjos; o Secretário Adjunto do Orçamento Estadual da Sefaz-MT, Ricardo Capistrano; o juiz do TJ-MT, Vinícius Paiva Galhardo e o Gestor Governamental do Estado de Mato Grosso, Cícero Rodrigues Garcia.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA