CUIABÁ
Cuiabá participa de entrega de 595 unidades do programa SER Família Habitação
A prefeita em exercício de Cuiabá, Coronel Vânia Rosa, participou nesta quinta-feira (30) da entrega de 595 unidades habitacionais do Residencial Parque do Cerrado, em uma cerimônia que contou com a presença do governador Mauro Mendes, do presidente da MT Par, Werner Santos, além de diversas autoridades estaduais e federais.
O empreendimento integra o Programa SER Família Habitação do Governo de Mato Grosso, em parceria com o Governo Federal, por meio do Minha Casa, Minha Vida.
Durante o evento, Vânia Rosa ressaltou a importância da união de esforços entre os entes federativos e destacou que o investimento na construção das casas representa também um retorno econômico e social ao município, por meio dos impostos e do fortalecimento da economia local.
“Esse empreendimento é um exemplo de que os impostos pagos por todos nós têm retorno. E neste caso, veio trazendo moradia digna e qualidade de vida. Esses moradores que hoje recebem suas chaves vão colaborar com a nossa capital de forma ampla. Afinal, os recursos de impostos retornam para a cidade. E estar aqui como prefeita interina é uma função essencial, porque o município tem papel direto na manutenção e na oferta dos serviços públicos”, afirmou.
Vânia fez questão de valorizar o sentido público do investimento, ressaltando que os recursos aplicados pertencem à população e que a boa gestão é necessária. Ela também parabenizou os novos moradores e reforçou o compromisso da Prefeitura com os serviços públicos que atenderão o novo residencial. “Contem com o município para o que for necessário. Vamos trabalhar para garantir transporte, segurança e até a implantação de feiras próximas, para estimular o comércio local. Que cada uma dessas casas se torne um verdadeiro lar.”
A prefeita também enfatizou a efetividade das políticas públicas quando há integração entre o Governo Federal, o Governo estadual e municipal. “Essa é uma agenda institucional. Temos aqui o Governo Federal, o Governo do Estado e o Governo Municipal trabalhando juntos. Independentemente de política partidária, estamos aqui para garantir que o município dê conta de serviços como transporte, coleta de lixo e de toda a manutenção desta região”, destacou.
#PraCegoVer
A foto que acompanha a matéria mostra o dispositivo de autoridades e a prefeita em exercício de Cuiabá, coronel Vânia Rosa, durante a abertura do evento. Ela veste calça caqui, jaqueta no mesmo tom e blusa azul.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Entre datas de inclusão, ensino bilíngue abre caminhos para crianças surdas em Cuiabá
Celebrados nessa quinta (23) e sexta-feira (24), o Dia Nacional da Educação de Surdos e o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), respectivamente, reforçam a importância de práticas educacionais inclusivas. Em Cuiabá, a rede municipal tem avançado na consolidação da educação bilíngue, modelo que reconhece a Libras como primeira língua (L1) e o português escrito como segunda (L2).
Amparada pela Lei nº 14.191/2021, a proposta considera a surdez como uma diferença linguística e cultural. Na prática, isso significa garantir que o estudante surdo tenha acesso pleno ao conteúdo escolar, respeitando suas especificidades e promovendo equidade no processo de aprendizagem.
A mestre em educação e coordenadora técnica de educação especial, Neuraides Ribeiro Silva, explica que a educação bilíngue de surdos na rede municipal segue diretrizes legais e pedagógicas específicas. Segundo ela, o modelo vem sendo estruturado de forma gradual em Cuiabá.
“A rede municipal de Cuiabá vem estruturando a educação bilíngue para alunos surdos de forma gradual e integrada ao modelo de educação inclusiva, combinando ensino regular com serviços especializados. A organização segue princípios legais nacionais e práticas pedagógicas específicas para esse público”, disse.
Já a professora da rede municipal e estadual, especialista em educação especial, Alessandra Andrade Silva, destaca que a educação bilíngue vai além da tradução de conteúdos e envolve uma estrutura pedagógica pensada para o desenvolvimento integral dos alunos.
“A educação bilíngue de surdos constitui uma modalidade que garante o direito à formação integral, respeitando a singularidade linguística. A Libras é a primeira língua e base da aprendizagem, enquanto o português escrito é trabalhado como segunda língua”, informou.
Na rede municipal de Cuiabá, o atendimento ocorre de forma integrada. Estudantes da educação infantil até o 2º ano contam com professores bilíngues. Já do 3º ao 5º ano, o acompanhamento é feito por intérpretes de Libras, além de instrutores no contraturno. O currículo é o mesmo para todos, com adaptações linguísticas que asseguram o entendimento dos conteúdos.
Nesse contexto, o trabalho colaborativo entre professores regentes, profissionais bilíngues, intérpretes e famílias é essencial para o sucesso da proposta. A professora bilíngue e intérprete de Libras, Emanuelle Freire Galvão Ponce, explica que o papel do intérprete vai além da tradução, sendo fundamental na mediação do aprendizado em sala de aula.
“O principal papel do intérprete de Libras é a mediação comunicativa. Ele atua na relação entre professor, aluno surdo e colegas, garantindo que o conteúdo seja compreendido. Esse acompanhamento acontece em todas as disciplinas, durante todo o período em sala”, explicou.
Ela também ressalta que, com a presença do professor bilíngue, é possível ampliar as estratégias pedagógicas e adaptar materiais de forma mais eficaz, favorecendo o aprendizado dos estudantes surdos.
Outro ponto importante é o início precoce desse acompanhamento. Segundo especialistas, quanto mais cedo a criança surda tem acesso à Libras, melhores são seus resultados no processo de alfabetização e desenvolvimento escolar.
“Quando a criança surda tem acesso à língua de sinais desde cedo e é alfabetizada nesse contexto, o desenvolvimento é muito mais positivo. Ela consegue acompanhar a turma e avançar com mais autonomia”, afirma Emanuelle.
O município de Cuiabá, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), enfrenta o desafio de garantir uma escola inclusiva para professores, estudantes e toda a comunidade escolar.
Diante desse cenário, as datas de 23 e 24 de abril reforçam não apenas a importância da Libras, mas o compromisso com uma educação que valorize a diversidade e promova inclusão de forma efetiva, garantindo que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cidades5 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA5 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque6 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque6 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Policial6 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
Nacional5 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás“Fim do Fethab 2 reflete nos investimentos de infraestrutura, logística estabilidade econômica em MT” diz Max Russi ao citar momentos de contribuição e dificuldades do Agro, VEJA O VÍDEO
-
Policial4 dias atrásJovens são sequestrados e torturados pelo “tribunal paralelo do crime” e acabam resgatados pela PM em MT









