CUIABÁ

Cuiabá avança na mobilidade urbana na gestão Emanuel Pinheiro e ganhará novas avenidas em diferentes regiões

Publicados

em

As intervenções ocorrem seguindo o planejamento da gestão Emanuel Pinheiro

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Em constante processo de desenvolvimento, Cuiabá deve ganhar pelo menos quatro novas avenidas a partir do fim deste ano. As vias já estão em construção em diferentes regiões da cidade, beneficiando pontos onde o fluxo de veículos é elevado. As intervenções ocorrem seguindo o planejamento da gestão Emanuel Pinheiro visando melhorar a mobilidade urbana da capital.

Está em andamento, por exemplo, a criação de uma nova rota que facilitará o acesso de bairros da região Leste à Avenida Dante Martins de Oliveira (Av. dos Trabalhadores). A obra conta com o levantamento de uma ponte de concreto sobre o Córrego do Moinho, que já foi feito. Agora, a Secretaria de Obras Públicas atua na criação de uma via ligando a Avenida B (fundo do Tia Nair) com a Rua Martim Pescador (Residencial Maria de Lourdes).

“O nosso planejamento completo. Os avanços na mobilidade urbana abrangem pavimentação, recuperação de vias antigas, criação de novas, construção de viadutos. É dessa forma que trabalhamos para melhorar o trânsito e dar mais qualidade de vida aos cuiabanos. Para isso buscamos investimentos, articulamos parcerias com a iniciativa privada. Cuiabá está em processo de transformação. Uma transformação para o futuro”, explica Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Mutirão Fiscal segue até 30 de novembro com oportunidades de negociações de débitos tributários

A região também Oeste terá uma nova avenida com mais de três quilômetros de extensão, pista dupla, ciclovia, calçada com acessibilidade, vagas de estacionamento no canteiro central e iluminação de LED. A via será mais um importante acesso ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Avenida Antártica, Avenida Mário Palma, e a bairros como Ribeirão do Lipa, Novo Colorado e Vista Alegre.

Outras duas novas avenidas estão sendo construídas na região Norte, ambas interligando a movimentada Avenida República do Líbano com a área do Centro Político Administrativo. A primeira inicia na Rua Síria e finalizada nas proximidades da rotatória da Avenida Dr. Hélio Ribeiro, que faz conexão com o Parque das Águas e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

“Nessa região também estamos criando o acesso que começa na Rua Afeganistão e finaliza em dois pontos diferentes. Será possível chegar de forma mais rápida na Avenida Dr. Hélio Ribeiro, na altura da rotatória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A via faz ainda a ligação com a Avenida Historiador Rubens de Mendonça”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

Leia Também:  Empresas de telefonia e comunicação terão que retirar os cabos inutilizados dos postes da Capital

2022

Para o próximo ano, a Prefeitura de Cuiabá também já tem novas obras previstas, em especial para a Avenida Miguel Sutil. O planejamento da gestão Emanuel Pinheiro é construir na avenida mais dois viadutos e uma trincheira, iniciado a partir de abril, mês de comemoração aos 303 anos da Capital. As obras serão executadas em pontos considerados grandes gargalos no trânsito da região.

Os viadutos serão edificados na rotatória de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal e no trevo do Santa Rosa, ligando as avenidas Lava Pés e Antártica. A última obra é a construção da Trincheira do Círculo Militar, orçada em R$ 62 milhões e já que já está com o projeto protocolado no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e conta agora com o apoio do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) para dar andamento no processo.

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Cerca de 20 mil pessoas visitaram a 1ª Feira de Produtores da Agricultura Familiar na Praça Alencastro

Publicados

em

Por

A 1ª edição da Feira de Produtores da Agricultura Familiar registrou resultados acima do esperado pela comissão organizadora. O evento, que ocorreu na Praça Alencastro, reuniu mais de vinte mil visitantes e arrecadou quase R$ 50 mil, mesmo com horário de comercialização reduzido devido à chuva. O festival aconteceu na última quarta-feira (19) e contou com a participação de cerca de 45 produtores da Baixada Cuiabana. A iniciativa é da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que coordena as ações do Programa Agro da Gente, implantado pela gestão Emanuel Pinheiro. 

Para Maria Antônia, produtora do setor de frutas, verduras e legumes, o resultado foi satisfatório. “Meus produtos são orgânicos, naturais e vendidos a preços acessíveis. Em menos de 4 horas de feira, já tinha vendido mais de 75% de toda a mercadoria oferecida. Já estamos aguardando a segunda edição desta feira”, pontuou a comerciante do Distrito de Aguaçu.

A feira contou com 45 expositores, que comercializaram produtos feitos a partir da matéria-prima do leite, como queijos, doces e cremes. O evento também recebeu produtores de hortifrutigranjeiros, com opções de frutas, legumes e verduras, bem como representantes da cadeia da apicultura, que venderam mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha.

Leia Também:  Empresas de telefonia e comunicação terão que retirar os cabos inutilizados dos postes da Capital

O evento confirma um compromisso contínuo com o fortalecimento da agricultura familiar em nossa região. E demonstra os resultados satisfatórios promovidos pelo Programa Agro da Gente, instituído pela Lei 6.809/2022, um conjunto de diretrizes que visa dinamizar, fortalecer e desenvolver as cadeias produtivas da zona rural do Município de Cuiabá, e orientar o acesso aos programas de aquisição de alimentos em nível federal, estadual ou municipal.

“Para o primeiro evento, o resultado foi mais do que satisfatório, mesmo com a intercorrência da chuva, que acarretou a diminuição do horário da feira, que estava programada para encerrar às 14h30. Estamos felizes com a repercussão que o evento alcançou e já nos preparamos para a segunda edição com mais produtores assistidos pelo Agro da Gente”, pontuou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Durante a ação, houve a assinatura do termo de cooperação em parceria com a Energisa, para a regularização do fornecimento de energia elétrica das feiras livres, gastronômicas e de artesanato do Município de Cuiabá, visando garantir a qualidade, conforto e dignidade para os feirantes da capital.

Leia Também:  Emanuel lamenta morte de operador de limpeza que atuava há mais de 16 anos na Prefeitura

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA