Economia
Cresimento da indústria de Mato Grosso se consolida como um importante pilar da economia estadual
JB News
Por Karla Neto
Com o aumento na produção, a indústria de Mato Grosso se consolida como um importante pilar da economia estadual. O setor industrial tem sido fundamental no desenvolvimento econômico do estado, contribuindo para o aumento de emprego e renda para a população local. As 16.072 mil indústrias instaladas no estado são responsáveis por empregar mais de 191.119 mil trabalhadores.
A RAIS é um relatório obrigatório, enviado anualmente pelas empresas ao MTE, refletindo a situação real do mercado de trabalho e confirmando que as indústrias estão ativas e gerando empregos.
O crescimento de 4,22% no número de funcionários em 2023 reflete o dinamismo do setor, posicionando-o como um grande propulsor na geração de empregos. Setores como frigoríficos (14,37% do total), construção de edifícios (10,44%) e fabricação de álcool (5,17%) se destacam no número de funcionários contratados, demonstrando a diversidade e o potencial do setor, conforme informações da RAIS 2023.
O mercado de trabalho está em pleno vapor, com a segunda menor taxa de desocupação do país (2,3%). Esse cenário é desafiador para as empresas, pois se traduz em escassez de mão de obra, um sinal claro de que é preciso explorar ao máximo o potencial dos talentos locais.
O crescimento do setor industrial também esbarra em outros gargalos, como deficiência de distribuição de energia com qualidade no estado, infraestrutura logística e incertezas no cenário nacional, com alta dos juros, alta do dólar e a reforma tributária.
Apesar dos entraves, a indústria de Mato Grosso mantém um ritmo de expansão. Dados compilados pelo Observatório da Indústria mostram um aumento de 4% no último ano e previsão de novas plantas e indústrias. Setores como biocombustíveis estão em desenvolvimento, com empresas investindo em etanol de milho e esmagamento de óleo de algodão, mostrando um estado promissor e cheio de oportunidades para investidores.
Em quatro anos o número de indústrias aumentou em 41%, saindo de 11.370 em 2020 para 16.072 em 2023. Com relação a funcionários, o número saiu de 154.854 para 191.119.
Um exemplo desse avanço é a chegada da indústria de farinha de trigo do grupo paranaense Belarina Alimentos, que anunciou a inauguração de uma nova planta industrial em Cuiabá, prevista para o primeiro semestre de 2025. “Esse investimento inicial de R$ 10 milhões demonstra a confiança do setor produtivo no potencial de Mato Grosso. A unidade começará com o envasamento de trigo e, em breve, ativará a moagem com capacidade de 300 toneladas diárias”, ressalta Silvio Rangel.
Consolidando a importância do setor para a economia mato-grossense, o Valor Adicionado Bruto (VAB) da indústria em 2022 registrou um surpreendente aumento de 17,13% em relação a 2021, alcançando R$ 37,6 bilhões.
Os dados são do Observatório da Indústria de Mato Grosso, com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2023, elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e divulgada em dezembro de 2024.
AGRONEGÓCIOS
Impacto das chuvas podem afetar arrecadação o no estado prevê Chefe da Casa Civil
JB News
Por Nayara Cristina
O Secretário Chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia comentou nesta ultima quarta-feira durante a votação da Revisão Geral Anual do funcionalismo publico estadual sobre as perspectivas da arrecadação para este ano de 2025.
Para Garcia o ano de incertezas por conta das questões climáticas que podem afetar a produção no estado e consequentemente prejudicar a safra e economia do estado. O impacto intenso das chuvas intensas tem tirado paz de diversos setores da economia.
O excesso de chuvas tem causado transtornos e e paralizações nas atividades agropecuárias em Mato Grosso, colocando em risco principalmente a produtividade da Soja neste inicio de colheita da safra 2024/2025. Os produtores tem enfrentados um desafio por conta da umidade do solo dificultando a entrada de maquinários, e com isso tem aumentado o custo da produção.
A fala de Fábio Garcia, veio durante uma reunião que ele teve com os deputados, hora antes de ser aprovado o RGA de 4,83% a categoria publica do estado. Antes disso o secretario já havia informado que não era possível um aumento maior para classe, uma vez que a folha de pagamento dos servidores já estava extrapolando o teto de responsabilidade fiscal (LRF). e mais ainda por conta das incertezas das perspectivas econômicas .
Segundo Garcia, neste momento o governo entende que é necessário assegurar a capacidade de investimento mesmo no cenário de incertezas. Ressaltou ainda que o estado possui muitas obras em andamento, entre eles quatro hospitais, além de diversos convênios pactuados com as prefeituras dos munícios do estrado. “Esses projetos exigem esforços contínuos do governo, e que a capacidade de investimento é fundamental para concluir essas obras”. Destacou.
O secretário creditou que economia do estado é puxado pelo agronegócio, e que as consequências de não medir a chuvas no estado podem impactar na qualidade da safra e com isso afetar a arrecadação. Para o chefe da casa civil e afetação da qualidade dos grãos também podem impactar na economia, uma vez que existirá uma influencia tanto no peso quanto na qualidade do produto.
Para o secretario, “o objetivo do governo é entregar obras para a população, bem como novas estradas, hospitais e escolas e com isso melhorar a prestação de serviços ofertadas pelo estado, dando qualidade de vida ao cidadão. E por conta disso precisamos manter o equilíbrio para enfrentar essa incertezas e garantir esses investimentos. Disse.
-
Nacional5 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade
-
CUIABÁ7 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Luto7 dias atrás
Empresária de salão de beleza morre engasgada com maçã no interior de MT
-
Luto5 dias atrás
Morre jornalista esportivo Léo batista aos 92 anos vítima de tumor no Pâncreas
-
Cidades5 dias atrás
Vídeo: Jovem de 19 anos morre ao tentar passar debaixo de trator agrícola em movimento em cidade do interior de MT
-
Cidades6 dias atrás
Parque Novo Mato Grosso consolida região como a mais moderna de Cuiabá
-
CUIABÁ5 dias atrás
Vídeo: Empresário acusa juíza de truculência por madar fechar casa noturna sem ordem judicial, e diz que investiu mais de 1.8 milhão em negócio “Ela quer acabar com tudo”
-
Cidades4 dias atrás
Assaltante de banco mais procurado do país é morto em confronto com a polícia em Confresa