CUIABÁ

Comissão dos Direitos dos Animais recebe protetores na Câmara de Cuiabá

Publicados

em

12/02/2025
Comissão dos Direitos dos Animais recebe protetores na Câmara de Cuiabá
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A primeira Reunião Ordinária da Comissão dos Direitos dos Animais convidou ativistas e protetores de organizações não governamentais (ONGs) para debaterem as necessidades na luta da causa animal em Cuiabá. Participaram representantes do Projeto Lunnar, da Associação Aliança das Quatro Patas, projeto Tampatinha e da Organização de Proteção Animal (Opa-MT) na manhã desta quarta-feira (12).&nbsp
A comissão é composta pelos vereadores Daniel Monteiro (Republicanos), Samantha Íris (PL) e Tenente Coronel Dias (Cidadania).&nbsp
“Nós conseguimos pegar a visão de quem de fato executa essa política pública, que deveria ser responsabilidade da prefeitura. Conseguimos enxergar para aonde a gente tem que remar e o que precisamos cobrar do executivo. Precisamos encontrar abrigos transitórios, financiar o terceiro setor que sustenta esses animais em suas residências e no médio prazo fazer uma robusta política de castração animal, para que em longo prazo possamos resolver esse problema social”, explicou o presidente da Comissão, vereador Daniel Monteiro.
Coordenadora do Projeto Lunnar, Carla Fahina pontuou a satisfação em participar desse primeiro encontro.“Muito importante termos essa abertura pela primeira vez em todos esses anos que a agente atua na causa animal em Cuiabá. Temos de fato uma comissão só com essa temática. Teremos espaço para esta demanda”, destacou.&nbsp
Carla ficou otimista com a oportunidade dos parlamentares entenderem os problemas da causa animal na cidade.&nbsp
“A vereadora Samantha já tem um entendimento maior sobre a causa. Inclusive, já resgatou gatos. Os demais também entenderam essa demanda, viram a necessidade de atenderem essa causa com um olhar mais crítico, e trouxeram soluções mais práticas para problemas que existem há anos, mas que não têm resolução para isso. Vamos conseguir avançar com a causa animal em Cuiabá.”, explicou.&nbsp
Bem-Estar Animal&nbsp
O prefeito Abilio Brunini (PL) reafirmou o compromisso com a causa animal, durante visita a nova diretoria da Secretaria de Bem-Estar Animal. Um dos compromissos do prefeito é vincular a Diretoria de Bem Estar Animal à Secretaria de Governo, para melhor acompanhamento das ações.&nbsp
Essa mudança está introduzida na reforma administrativa que teve os pareceres favoráveis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) na terça-feira (11).&nbsp
Adoção
No último sábado (08), a Prefeitura de Cuiabá realizou a segunda edição da Feira de Adoção de Animais, através da Secretaria de Bem-Estar Animal. A iniciativa encontrou um novo lar para 20 dos 22 animais disponíveis, atingindo 90% da meta.&nbsp
Os interessados em adotar animais ou queiram contribuir como voluntários podem entrar em contato pelo seguinte número de WhatsApp: (65) 9 9207-4318.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Secretária vistoria UPA Morada do Ouro e inicia planejamento de reforma para ampliar atendimentos

Publicados

em

Por

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Deisi Bocalon, realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro, localizada na região Norte da capital. A ação teve como objetivo principal levantar demandas estruturais, alinhar intervenções e iniciar o planejamento de um projeto de reforma na unidade.

Gerenciada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade é vinculada à Secretaria Adjunta de Atenção Secundária e desempenha papel estratégico no atendimento de urgência e emergência da população.

Durante a vistoria, foram avaliados pontos prioritários que deverão ser contemplados no projeto de melhoria, entre eles a reestruturação de banheiros, substituição de portas, pintura geral, reforço na limpeza e instalação de exaustores, visando melhorar as condições de atendimento e o conforto de pacientes e profissionais.

“Estamos aqui para ouvir a equipe, entender de perto as necessidades da unidade e avançar com um projeto de reforma que garanta mais dignidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho para os nossos servidores. Sabemos da alta demanda e queremos oferecer uma estrutura cada vez mais adequada”, destacou a secretária Deisi Bocalon.

Leia Também:  CPI da CS Mobi entregará esclarecimentos efetivos à população, garante presidente da Câmara

A UPA Morada do Ouro registra, diariamente, uma média de 400 atendimentos. A unidade conta com sete médicos de plantão, sendo dois pediatras e cinco clínicos gerais, além de profissionais que atuam no box de emergência e médicos visitadores, assegurando assistência contínua. A escala segue os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, garantindo cobertura compatível com a demanda.

Além disso, a unidade dispõe de dois dentistas de plantão, ampliando o atendimento em saúde bucal de urgência. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município enfrenta um período de alto fluxo nas unidades, sendo que, nesta data, a UPA Morada do Ouro concentra o maior número de pacientes em atendimento.

O secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa, que também acompanhou a visita, reforçou a importância da iniciativa para a qualificação da rede.

“Essa visita técnica é fundamental para que possamos planejar intervenções assertivas. Estamos trabalhando para estruturar melhorias que impactem diretamente na assistência, garantindo mais eficiência no atendimento e melhores condições para as equipes que atuam na linha de frente”, afirmou Odair Mendonsa.

Leia Também:  Servidores são agredidos e ameaçados durante limpeza em Cuiabá; diretor-geral pede colaboração da população

O atendimento na unidade segue o protocolo de classificação de risco, adotado em todas as unidades de urgência e emergência. Pacientes identificados com pulseira amarela são considerados prioritários e atendidos com maior agilidade. Já os casos classificados com pulseira verde são de menor urgência, sem risco imediato de morte, podendo aguardar mais tempo, conforme a gravidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA