VÁRZEA GRANDE
Beneficiários retiram cartões em mutirão rural: “Nos sentimos lembrados e acolhidos”
Levar o programa até as regiões mais distantes é uma forma de não deixar ninguém para trás e garantir que o benefício chegue onde realmente é preciso
Dezenas de beneficiários do programa estadual Ser Família retiraram seus cartões na manhã desta sexta-feira (12), durante o Mutirão Zona Rural, na Associação dos Trabalhadores Rurais da Agrovila São Miguel, na comunidade Sadia III, em Várzea Grande. A ação, que teve como objetivo ofertar comodidade aos beneficiários que moram em regiões distantes, durou a manhã inteira e possibilitou a entrega dos novos atendidos.
As equipes da Secretaria de Assistência Social se fizeram presentes, das 8h30 às 11h30, para entregar os cartões e prestar orientações necessárias sobre a utilização desse meio de compras e do programa em si.
José Viera, um dos novos contemplados, inscritos ainda em julho, celebrou a chegada do cartão. Para ele, o benefício reforçará o cotidiano da família que muitas vezes tinha dificuldade em comprar itens básicos.
“Esse cartão vai ajudar muito na nossa casa. Muitas vezes a gente não tem e com esse benefício já dá um alívio no mês. Agradeço por trazerem o mutirão até aqui na zona rural, porque nem sempre conseguimos ir até a cidade. Hoje foi mais fácil e a gente se sente lembrado e acolhido”, afirmou o morador.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou a importância de levar o benefício até as comunidades mais afastadas, garantindo que nenhuma família em situação de vulnerabilidade fique de fora do programa.
“Essas entregas reforçam o compromisso da gestão em olhar para todos, especialmente para as famílias que vivem na zona rural e muitas vezes enfrentam dificuldades de deslocamento. O Ser Família é um suporte fundamental na segurança alimentar e no bem-estar das pessoas, e trazer o mutirão até aqui significa respeito, cuidado e proximidade com a população.”
VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande avança em soluções sustentáveis com visita técnica a biodigestor em Acorizal
Uma comitiva formada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) de Várzea Grande e do escritório local da Empaer realizou, na última semana, uma visita técnica ao município de Acorizal. O objetivo foi promover a troca de experiências e conhecer de perto um projeto experimental de biodigestor alimentado com dejetos suínos.
A iniciativa está implantada na propriedade do produtor rural João José de Souza, onde o sistema já apresenta resultados concretos. Atualmente, a produção equivale a cerca de três botijões de gás por mês, gerados a partir do reaproveitamento dos resíduos da suinocultura. Além disso, o biofertilizante resultante do processo vem sendo utilizado em plantas frutíferas e pastagens, contribuindo para o aumento da produtividade de forma sustentável.
O investimento inicial para a implantação do biodigestor foi de aproximadamente R$ 10 mil, valor considerado acessível diante dos benefícios econômicos e ambientais proporcionados pela tecnologia.
A visita contou também com a participação dos produtores rurais de Várzea Grande, Orlando de Souza Carvalho e Antônio Torrente, que acompanharam o funcionamento do sistema e avaliaram a viabilidade de implantação em suas propriedades.
O coordenador de Desenvolvimento Rural de Várzea Grande, Leandro Luis da Silva, destacou os ganhos observados com o projeto. “O biodigestor representa uma solução eficiente para o aproveitamento de resíduos, reduz custos com energia e ainda gera um biofertilizante de alta qualidade. É uma alternativa sustentável que pode transformar a realidade do pequeno produtor rural”, afirmou.
Também participaram da visita os técnicos da SEMMADRS Wilson Márcio, Rodrigo Monteiro e Rosano Gabriel. Pela Empaer de Várzea Grande, estiveram presentes Cecília da Silva Rodrigues, Samantha Souza, Antônio Fava, Pedro Carloto e Roberto Damasceno.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar no município. “Estamos buscando soluções viáveis e sustentáveis para levar aos nossos produtores. Essa tecnologia alia economia, preservação ambiental e aumento da produtividade, fatores essenciais para o desenvolvimento rural de Várzea Grande”, destacou.
Galeria de Fotos (7 fotos)
-
Cidades5 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA4 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque6 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque6 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Policial6 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
Nacional4 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”
-
AGRONEGÓCIOS5 dias atrás“Fim do Fethab 2 reflete nos investimentos de infraestrutura, logística estabilidade econômica em MT” diz Max Russi ao citar momentos de contribuição e dificuldades do Agro, VEJA O VÍDEO
-
Policial3 dias atrásJovens são sequestrados e torturados pelo “tribunal paralelo do crime” e acabam resgatados pela PM em MT









