POLITICA

Aprovado PL de Fávaro que modifica as sobras eleitorais

Publicados

em

JB NEWS

Por Glaucio Nogueira

O Senado aprovou nesta quarta-feira (22), em segunda votação, o Projeto de Lei que trata das sobras eleitorais e modifica os critérios para a distribuição de vagas nas câmaras municipais e assembleias legislativas (PL 783/2021). O projeto, apresentado pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT), segue agora para sanção presidencial.

De acordo com o texto, parte do pacote de projetos que tratam da reforma eleitoral, apenas os partidos que atingirem 80% do quociente eleitoral, estabelecido dividindo-se o número de votos válidos pelo de vagas no Legislativo, poderão concorrer às cadeiras que sobrarem após o cálculo.

Para Fávaro, a aprovação da matéria é mais uma vitória no sentido do fortalecimento dos partidos e, por consequência, da legítima representação popular no Poder Legislativo. “O dia foi muito importante, uma vez que conseguimos barrar o retrocesso que seria o retorno das coligações nas chapas proporcionais e, ao mesmo tempo, assegurar que aqueles candidatos que alcancem vagas pelo critério das sobras sejam pessoas com adensamento eleitoral”.

Leia Também:  Bezerra já sugere MDB, PP E PSD na cabeça de chapa nas eleições 2022 com Mauro Mendes ao governo

A proposta havia sido aprovada em julho pelo Senado e seguiu para a Câmara dos Deputados. O texto foi alterado pelos parlamentares e, por isso, retornou à análise dos senadores. “Agradeço aos senadores pela aprovação do PL e aos deputados, que aprimoraram a proposta. Tenho a certeza de que demos um passo importante para fortalecermos a boa política”, finalizou o senador.

COMENTE ABAIXO:

POLITICA

Nesta manhã de sábado, 23, o deputado federal Neri Geller oficializou o convite para que Nestor Fidelis se filie ao PP

Publicados

em

Por

JB News

 

Geller vem recebendo apoios de partidos como o PP, MDB, PSD, dentre outros para candidatar-se a uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2022 e, por isso, busca fortalecer seu grupo político.

“O Nestor Fidelis, além se excelente advogado com mais de 20 anos dedicados às causas públicas, é uma liderança natural, vem de uma família que historicamente atua no meio político e jurídico em favor dos mato-grossenses e tem muito a agregar ao nosso projeto”, enfatizou Geller.

Por sua vez, Fidelis agradeceu o convite e já manifestou interesse de caminhar com Neri Geller. “Estou aqui com meu irmão e meu primo conversando com o deputado Neri, que tem visão progressista e de respeito ao cidadão, por isso nossa família  se sente honrada com essa possibilidade. Para nós, Neri tem todas as condições de atuar no Senado com equilíbrio e afinco pelo povo de Mato Grosso”, disse.

Assim como Neri Geller, Nestor Fidelis tem marcado presença nos municípios, onde ouve demandas e trabalha na formação de um novo projeto para o bem das pessoas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Geller reúne embaixadas do Irã e da Rússia para discutir custo da produção
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA