Destaque
Advogadas de VG declaram apoio a Chapa 10 em prol de uma advocacia mais unida
JB NEws
Da Redação
Formada com advogados e advogadas “de balcão”, que dependem exclusivamente da advocacia e sabem a importância da Ordem, a Chapa 10 “Advocacia Unida, OAB Mais Forte”, que tem o advogado Rodrigo Araújo como candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Várzea Grande e a advogada Lidianni Santi como vice-presidente, recebeu apoio das advogadas várzea-grandenses em reunião realizada na noite dessa quinta (04.11).
Na oportunidade, os componentes da Chapa 10 se apresentaram para as advogadas presentes, bem como expuseram suas propostas e clamaram para que todas participem da Ordem, que somem junto com eles em defesa das prerrogativas.
O encontro também foi importante para as advogadas apresentarem suas demandas. A advogada Daniela Campos enfatizou que a Chapa 10 significa uma oxigenação e que é o momento de escrever uma nova história na OAB de Várzea Grande.
Candidata a tesoureira da Chapa 10, a advogada Mônica Moterani, casada, mãe e especializada em direito previdenciário, relatou as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia e destacou as melhorias que o grupo lutará para trazer para Várzea Grande, como por exemplo, o atendimento do INSS exclusivo aos advogados para a subseção, como já ocorre na seccional.
A secretária-geral da Chapa 10, Marilene Alberto de Souza, que é advogada criminalista há 20 anos, destacou a necessidade de união para fortalecer a advocacia várzea-grandense e garantir as prerrogativas das advogadas, principalmente as criminalistas, que sofrem com as violações de seus direitos em delegacias.
Lidianne Santi, candidata a vice-presidente da Chapa 10, conclamou as colegas para somar ao projeto e fortalecer a Ordem.
Rodrigo Araújo lembrou que a paridade, reconhecida pelo Conselho Federal da Ordem, vai trazer a mulher advogada para dentro da instituição. E citou a necessidade de as colegas trazerem seus reclames e participarem efetivamente das comissões temáticas para fortalecer a instituição. “Só teremos uma OAB mais forte, se tivermos uma advocacia unida.”
Destaque
Integração entre Samu e Corpo de Bombeiros amplia atendimento pré-hospitalar em Mato Grosso
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não será interrompido e seguirá atendendo normalmente
Crédito – Secom-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reforça que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) segue ativo e não será interrompido em Mato Grosso. O serviço é essencial para a assistência à população e continuará operando normalmente, de forma integrada ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).
Firmada em junho de 2025, a atuação conjunta entre Samu e Corpo de Bombeiros ampliou a capacidade de resposta no atendimento pré-hospitalar em todo o Estado. O tempo-resposta às chamadas já foi reduzido em 36%, enquanto o número de atendimentos prestados à população aumentou em 30%. A cooperação também possibilitou a ampliação em 100% da cobertura na região da Baixada Cuiabana.
A integração permite maior agilidade no socorro às vítimas, especialmente em ocorrências como acidentes de trânsito, emergências clínicas, resgates e situações de risco.
“O Samu permanece como um dos pilares do atendimento de urgência e emergência em Mato Grosso. A integração com o Corpo de Bombeiros vem para somar esforços e garantir um serviço ainda mais eficiente à população”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.
Com a cooperação entre as instituições, o Samu passou a fazer parte do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) e as chamadas para os números de emergência médica 192, do SAMU, e 193, do Corpo de Bombeiros, são direcionadas para uma única central de atendimento, que envia a ambulância mais próxima da ocorrência, agilizando o resgate.
A SES faz a gestão direta do Samu da Baixada Cuiabana – nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Poconé. Os 20 serviços de Samu que estão ativos em outras cidades do interior são administrados pelos próprios municípios.
A Secretaria enfatiza que não há qualquer medida para o encerramento do Samu. Ao contrário, o Estado tem promovido ações para qualificar o serviço, como a renovação da frota de ambulâncias, a capacitação de profissionais, o aprimoramento da estrutura de regulação e a implantação de pelo menos 20 novos serviços municipais do Samu, com aporte financeiro do Estado.
-
Cidades6 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA5 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque7 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque7 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Nacional5 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”
-
Policial7 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
Policial4 dias atrásPM recupera revólver roubado do IML após fuga e confronto com suspeito em Cuiabá
-
Policial5 dias atrásMotociclista morre após ser atingido por caminhonete durante perseguição policial em Rondonópolis









