CUIABÁ

Abertura oficial da Festa de São Gonçalo acontece nesta sexta-feira

Publicados

em

 

A tradicional Festa de São Gonçalo, será aberta nesta sexta-feira, no centro cultural da comunidade. Na programação terá dança do cururu com o levantamento do mastro, a apresentação do grupo Flor Ribeirinha, além da banda scort som e o sopão abençoado para os convidados. A comunidade é o berço da cultura cuiabana, conhecida pelas suas tradições, principalmente pela culinária, artesanato em cerâmica, danças folclóricas e a religiosidade.

Conforme a organização dos festejos, neste sábado, dia 15 de janeiro, a partir das 8h da manhã, terá a procissão, a missa na comunidade, como também a apresentação do grupo infantil Semente Ribeirinha e o tradicional chá com bolo. O evento acontecerá através de um projeto aprovado na Lei Aldir Blanc em Mato Grosso.

A fundadora e presidente do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, uma das lideranças da comunidade de São Gonçalo beira rio, frisa a importância do local, onde começou Cuiabá.
“Para mim, é motivo de orgulho apresentar as nossas tradições. Minha luta é pela preservação da nossa comunidade, pela valorização dos costumes e do modo de vida ribeirinho”, destacou Domingas.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro convoca audiência pública de apresentação de PPP de requalificação do Mercado Municipal

A Festa de São Gonçalo é realizada há quase um século pela comunidade. Uma das organizadoras, Julia Rodrigues da Conceição, ressalta que a festa não foi realizada no ano passado devido a pandemia. Ela lembra que a população, cuiabana está convidada para prestigiar o evento, seguindo os protocolos de segurança, com o uso de máscaras, como recomenda os órgãos da área da saúde.

Este ano, de acordo com outra organizadora do evento, Cleide Rodrigues Antunes, a meta é reformar a igreja, que necessita da troca do piso e de outros reparos. ”Os moradores da comunidade participam efetivamente da festa e muitos deles, vem para pagar promessas. Nosso objetivo é lutar para que as novas gerações continuem preservando a nossa religiosidade”, assinalou Cleide

No último domingo, como parte dos festejos de São Gonçalo, um grupo percorreu diversas residências e as peixarias, que concentram um grande número de visitantes, para receber doações que vão contribuir com a reforma da igreja.

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Lavagem das Escadaria do Rosário promove mensagem de paz e união entre os povos

Publicados

em

Por

O evento foi realizado neste sábado (25) e contou com o apoio da Prefeitura de Cuiabá

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Clique para ampliar

Integração cultural, dança, cânticos e muita fé marcaram a 6º edição da Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Apoiado pela Prefeitura de Cuiabá, o evento foi realizado neste sábado (25) e reuniu milhares de pessoas que, juntas, mais uma vez levantaram a bandeira pela paz entre os povos e pelo fim da intolerância religiosa.

A iniciativa já virou uma tradição na Capital e, por toda importância que carrega, em 2018 foi inserida no calendário oficial de eventos culturais de Cuiabá, por meio da Lei 6.304/2018, sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Além disso, também já está em processo de registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT).

“Cuiabá é construída com base na diversidade cultural e também religiosa. Então, esse evento tem como objetivo promover a integração entre todos esses segmentos e reforçar a mensagem de união e respeito. A gestão Emanuel Pinheiro tem sempre buscado dar sua colaboração para que esse tipo de iniciativa aconteça, pois ela resulta na promoção de uma sociedade mais justa e na valorização dos povos que fazem parte da nossa história”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

Leia Também:  BPW e Flor Ribeirinha inauguram ateliê Chita & Fuxico

A celebração afro-cultural simboliza a paz e a fraternidade, reverenciando a ancestralidade e ao santo negro São Benedito. O evento é organizado pela Comissão da Lavagem das Escadarias do Rosário e São Benedito e conta com a participação efetiva da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

A presidente da Comissão da Lavagem, Lindisey de Sá, explicou que para este ano, o evento trouxe como ideia central o lema: “Caminhada da paz, passos que salvam”. Segundo ela, o tema foi pensado levando em consideração o atual cenário mundial, em que a fome, desemprego e guerra entre países tem afligido a humanidade.

“Precisamos dar os primeiros passos para que isso seja resolvido. Se não dermos o primeiro passo para nos ajudar, não vamos conseguir evoluir. Por isso que pensamos nesse tema. O objetivo do evento é unir todos os povos independentes de religião. Aqui há um movimento cultural onde as pessoas, independentes da sua religiosidade, podem ser quem elas são de verdade”, finalizou Lindisey.

_______________________________

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA