Estadual

Abertura de matrícula para novos alunos na rede estadual é adiada para 29 em Cuiabá e 30 de outubro nos demais municípios

Publicados

em

Devido ao ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado para os servidores públicos estaduais na próxima segunda-feira (27.10), e do feriado do Dia do Servidor Público comemorado na terça-feira (28), a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), alterou a data de início da Matrícula Web para novos alunos em Cuiabá e também nos demais municípios do estado para o ano letivo de 2026.

Com isso, na Capital a matricula será aberta na próxima quarta-feira (29) e se estenderá até 7 de novembro. Nos demais municípios, a Matricula Web terá início na quinta-feira (30) e também se estenderá até o dia 07 de novembro. A matrícula para alunos PAEDE, que começou no dia 23 de outubro, continua normalmente até 7 de novembro, quando encerra o período para todos os públicos.

A Seduc reforça aos pais ou responsáveis, além de alunos maiores de 18 anos, para agilizar o atendimento de dúvidas relacionadas ao cadastro, como atualização de e-mail, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) mantém atendimento pelo WhatsApp (65) 99695-1459 e pelo telefone 0800 065 1717. Para recuperar a senha há uma função específica no portal.

Leia Também:  Van Rosa do SER Família Mulher reforça políticas de prevenção e proteção às mulheres no Estado

O processo de solicitação de vagas ocorre de forma on-line, no Portal de Matrícula Web (matricula.seduc.mt.gov.br). Dúvidas podem ser enviadas pela aba Fale Conosco ou pelo e-mail [email protected]. Assim, é possível escolher o canal de preferência e receber orientação sem sair de casa, informa a Seduc.

Outra opção, em caso de dúvidas adicionais, as famílias podem procurar a própria escola de interesse da matrícula ou Diretoria Regional de Educação (DRE) da sua localidade.

A Seduc reforça que a Matrícula Web é dinâmica. Conforme as vagas são solicitadas, elas saem do portal em tempo real. Por isso, fazer o pedido dentro do período oficial aumenta a chance de garantir vaga próxima da residência (conforme disponibilidade) e ajuda no planejamento da rede, alocação de profissionais, transporte e alimentação escolar.

Para concluir a solicitação de vaga, pais e responsáveis deverão efetivar as matrículas apresentando às escolas os seguintes documentos: certidão de nascimento, documento de identificação, CPF, comprovante de residência, histórico ou declaração escolar e carteira de vacinação. No caso do aluno Paede, é preciso informar as necessidades específicas do estudante, a fim de subsidiar o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Leia Também:  Corpo de Bombeiros de MT adere a padrão internacional e adota fardamento laranja

Novo Cronograma de solicitação de matrícula

Paede (todas as escolas do estado): de 23/10/2025 a 7/11/2025

Demais estudantes — Cuiabá: de 29/10/2025 a 7/11/2025

Demais estudantes — outros municípios: de 30/10/2025 a 7/11/2025

Apresentação de documentos e efetivação das matrículas: de 19/12/2025 a 9/01/2026

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Defesa Civil destaca importância do plano de ação de emergência em simpósio estadual

Publicados

em

Por

A Defesa Civil de Mato Grosso participou, nesta quinta-feira (23.10), do 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens, realizado em Cuiabá, destacando a atuação da instituição para a gestão de riscos e prevenção de desastres envolvendo barragens no Estado.

A apresentação foi realizada pelo superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, que apontou os processos de análise dos Planos de Ação de Emergência (PAE) e o trabalho de visitas técnicas para verificação da sinalização das rotas de fuga, pontos de encontro e sistemas de alarme.

Também foram ressaltadas a importância da capacitação dos colaboradores e da população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) e a realização de exercícios simulados para as ações de prevenção.

“A segurança de barragens é uma pauta fundamental dentro da Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, porque estamos discutindo como trabalhar de forma mais eficiente na gestão de risco e desastre, tendo em vista que esse tipo de emergência tem um potencial muito elevado de causar danos ao meio ambiente e, principalmente, à população que está dentro da zona de autossalvamento”, destacou o superintendente.

Leia Também:  Câmera do Vigia Mais MT auxilia na prisão de suspeito que perseguia estudante de 14 anos

Simpósio estadual

O 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em parceria com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (Ibape-MT) entre os dias 22 e 24 de outubro, no auditório da OAB-MT, em Cuiabá.

E o evento foi voltado aos profissionais de meio ambiente, estudantes, empreendedores e demais interessados, com objetivo de fortalecer a integração entre os órgãos públicos, entidades técnicas e o setor privado na gestão de riscos e na prevenção de desastres envolvendo barragens no Estado.

Entre os temas abordados estiveram projetos; mudanças climáticas; problemas relacionados às barragens existentes; plano de segurança, ação e emergência; estudos de ruptura, ações da Defesa Civil no Estado e fiscalização de barragem pela Sema.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA