VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
Abertas inscrições para capacitação em atendimento humanizado

Começam nesta quinta-feira (15) as inscrições para o primeiro módulo da capacitação “Agentes públicos e a prestação de atendimento humanizado às mulheres em situação de violência doméstica e/ou familiar”, que será realizado virtualmente por meio do aplicativo Teams, no dia 30 de abril, das 8h30 às 11h30 (horário de Cuiabá). A iniciativa é da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulheres da comarca de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento.
A capacitação é voltada aos agentes inseridos nas Políticas de Segurança Pública de Mato Grosso ou mesmo de outros estados. O objetivo é sensibilizar e orientar esse público acerca das questões implicadas na violência contra a mulher, de forma a compreenderem a importância da prestação de atendimento humanizado, acolhedor e isento de pré-julgamentos, para que as vítimas se sintam amparadas e de fato seguras.
O primeiro módulo abordará os temas “Relações de Poder: Interpretações da Violência contra Mulheres”, a ser ministrado pela assistente social do Ministério Público de Mato Grosso e mestra em Sociologia (UFMT) Michelle Moraes Santos, e “Cultura do estupro e culpabilização da vítima”, pelo professor doutor em Sociologia (UNESP) Luis Antonio Bitante Fernandes.
A facilitadora do MPMT discutirá como a sociedade se organizou de forma patrilinear, institucionalizando a dominância masculina, e analisará como a violência contra as mulheres se sedimentou na formação sociocultural do Brasil. Já o professor convidado falará a respeito dos mitos e estereótipos arraigados no pensamento popular e que contribuem para reproduzir a cultura do estupro. Faça sua inscrição aqui.
Ao todo serão realizados sete módulos, que ocorrerão uma vez por mês, de abril a outubro deste ano. As inscrições serão abertas no site do Ministério Público de Mato Grosso, no mês de realização de cada módulo e, posteriormente, será enviado o link de acesso ao e-mail inserido no formulário de inscrição.
Os temas tratados estão ligados ao cotidiano profissional dos agentes de Políticas de Segurança Pública e demais profissionais que atuam no atendimento às vítimas, trazendo à discussão as desigualdades de gênero, características e ciclo da violência doméstica e familiar, aspectos da Lei 11.340/06 (Maria da Penha), consequências da violência na saúde física e mental de mulheres, dentre outros.

-
Policial5 dias atrás
Três assaltantes morrem em troca de tiros com a Rotam em roubo a banco na avenida Couto Magalhães nesta madrugada
-
Polícia Federal6 dias atrás
PF prende mulher com a carga de cocaína presa em seu corpo no Aeroporto Marechal Rondon em VG
-
Policial6 dias atrás
Polícia Civil apura que assassinato dentro de barbearia foi motivada por vingança prometida a 16 anos atrás
-
Polícia Federal6 dias atrás
Polícia Federal desarticula quadrilha em Cuiabá e VG responsável por tráfico internacional de drogas
-
Polícia Federal4 dias atrás
PF prende dono de posto de combustível mais 7 pessoas por tráfico cocaína que movimentaram 350 milhões de reais
-
MEIO AMBIENTE3 dias atrás
Cuiabá deve registrar 8° C. nesta quarta-feira
-
Destaque3 dias atrás
Policial impede suicídio de jovem na Ponte Júlio Muller
-
Policial6 dias atrás
Jovem diz ter matado professor com Mata-leão por que ele teria tentando manter relações sexuais