VÁRZEA GRANDE
Kalil pretende inaugurar ainda em outubro Estação de Água do Cristo Rei
JB News
Jota de Sá
A crise hídrica que assola praticamente todos os estados brasileiros com um imenso racionamento de água por conta de uma das maiores secas dos últimos anos, pode estar chegando ao fim em Várzea Grande, é o que tudo indica.
Com projetos de construção de outras duas ETA´s, e alguns dos recursos já em caixa, o prefeito Kalil Baracat (MDB), pretende ainda até o final do mês de outubro inaugurar a ETA do Cristo Rei, o que vai amenizar uma grande parte da população os problemas com a falta de água.

Segundo as informações com praticamente 95% foi finalizada, a ETA do Cristo Rei vai gerar 27 milhões de litros de água por dia, o que abastecerá boa parte da população do dessa região, que vai do Bairro Engordador, até meados da avenida Julio Campos, desafogando o sistema de distribuição, deixando mais 200 milhões de litros para abastecer a região central.

Uma outra notícia que vem de encontro é construção da ETA do Chapéu do Sol, que será construída pelo governo do Estado, compromisso do governador Mauro Mendes (DEM), com o prefeito e com a população.
As informações são de que até o dia 20 de outubro o governador possa estar finalizando a documentação para construção de mais essa obra, que irá gerar mais 250 milhões de litros por dia o que resolverá um grande problema relacionado a distribuição de água na cidade industrial.

Já a estação de água no Bonsucesso, as informações são de que o prefeito decidiu não fazer nenhuma obra de ampliação na rede neste momento, uma vez que ela vem realizando seu papel na região. Ao invés de ampliar esta ETA, Kalil pretende construir uma nova próximo ao bairro Santa Maria, podendo gerar até 18 milhões de litros por dia, abastecendo toda a região. Para esta nova ETA já existe em caixa 9 milhões de reais que seria de emendas do senador Jayme Campos (DEM).

Segundo os especialista o ano de 2022, a crise hídrica pode ser ainda mais catastrófica que deste anos de 2021, e pelas expectativas negativas, a previsão de construção e inauguração dessas novas Estações irá aliviar a falta de água na cidade.
VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande avança em soluções sustentáveis com visita técnica a biodigestor em Acorizal
Uma comitiva formada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) de Várzea Grande e do escritório local da Empaer realizou, na última semana, uma visita técnica ao município de Acorizal. O objetivo foi promover a troca de experiências e conhecer de perto um projeto experimental de biodigestor alimentado com dejetos suínos.
A iniciativa está implantada na propriedade do produtor rural João José de Souza, onde o sistema já apresenta resultados concretos. Atualmente, a produção equivale a cerca de três botijões de gás por mês, gerados a partir do reaproveitamento dos resíduos da suinocultura. Além disso, o biofertilizante resultante do processo vem sendo utilizado em plantas frutíferas e pastagens, contribuindo para o aumento da produtividade de forma sustentável.
O investimento inicial para a implantação do biodigestor foi de aproximadamente R$ 10 mil, valor considerado acessível diante dos benefícios econômicos e ambientais proporcionados pela tecnologia.
A visita contou também com a participação dos produtores rurais de Várzea Grande, Orlando de Souza Carvalho e Antônio Torrente, que acompanharam o funcionamento do sistema e avaliaram a viabilidade de implantação em suas propriedades.
O coordenador de Desenvolvimento Rural de Várzea Grande, Leandro Luis da Silva, destacou os ganhos observados com o projeto. “O biodigestor representa uma solução eficiente para o aproveitamento de resíduos, reduz custos com energia e ainda gera um biofertilizante de alta qualidade. É uma alternativa sustentável que pode transformar a realidade do pequeno produtor rural”, afirmou.
Também participaram da visita os técnicos da SEMMADRS Wilson Márcio, Rodrigo Monteiro e Rosano Gabriel. Pela Empaer de Várzea Grande, estiveram presentes Cecília da Silva Rodrigues, Samantha Souza, Antônio Fava, Pedro Carloto e Roberto Damasceno.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar no município. “Estamos buscando soluções viáveis e sustentáveis para levar aos nossos produtores. Essa tecnologia alia economia, preservação ambiental e aumento da produtividade, fatores essenciais para o desenvolvimento rural de Várzea Grande”, destacou.
Galeria de Fotos (7 fotos)
-
Economia7 dias atrásEm Cuiabá, Meirelles faz alerta duro sobre guerra, dólar e gastos públicos, defende industrialização como saída para blindar o Brasil “Mato Grosso é o eixo estratégico”
-
Cidades4 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA4 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque5 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque5 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Policial5 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
AGRONEGÓCIOS5 dias atrás“Fim do Fethab 2 reflete nos investimentos de infraestrutura, logística estabilidade econômica em MT” diz Max Russi ao citar momentos de contribuição e dificuldades do Agro, VEJA O VÍDEO
-
Nacional4 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”









