Entretenimento

Realizadora do Afegã em Fulga diz que se sobreviver irá fazer um filme sobre o que aconteceu no Talibã

Publicados

em

Por JORGE PEREIRA ROSA

Especial para o JB News 

A realizadora afegã Shahrbanoo Sadat, vencedora da Quinzena dos Realizadores em Cannes em 2016 por “Wolf and Sheep“, disse numa entrevista ao The Hollywood Reporter, a partir de Cabul, que está a tentar escapar do país juntamente com a família, mas que vários postos de controle comandados pelos Talibãs poderão impossibilitar a saída do país.

O problema é realmente como chegar ao aeroporto e como encontrar o avião”, disse Sadat à publicação: “O primeiro posto de controle na primeira entrada do aeroporto está sob o controle dos Talibãs. E há tantos pontos de controle a caminho para o aeroporto. 

Sadat disse ainda que para passar por esses postos precisa ter uma carta com os detalhes exatos do vôo e a confirmação de que todas as pessoas com quem viaja têm assentos reservados no aviãos, mas devido à situação caótica na capital as companhias aéreas não conseguem fornecer nenhuma informação ou confirmação. “Portanto, estamos apenas à espera desses dados”, explica.

Leia Também:  Expovale de Dom Aquino está de volta com shows de Bruno Rosa, Yasmin Santos e Paraná

Após a decisão dramática e controversa do governo dos EUA de retirar todas as tropas do Afeganistão após 20 anos, as forças do Talibãs assumiram o controle de todas as principais cidades do país em apenas 10 dias. “É um grande choque – não esperávamos que isso acontecesse tão cedo (…) “Se sobreviver a isto e tiver a chance de fazer mais filmes, o meu cinema terá mudado para sempre (…) Se sobreviver, farei filmes sobre o que aconteceu “.

Nascida em Teerão (Irão) em 1991, Shahrbanoo Sadat estudou documentário em Cabul no Atelier Varan. A sua primeira curta-metragem de ficção, “Vice Versa One“, foi selecionada para a Quinzena dos Realizadores de Cannes em 2011. Antes disso, ela começara a desenvolver “Wolf and Sheep” na Cannes Cinefondation Residence. Na época, em 2010, com apenas 20 anos, ela foi a mais jovem de sempre a ser selecionada para essa residência artística. Em 2013 abriu a sua produtora, a Wolf Pictures, e em 2016 ganhou o Art Cinema Award na Quinzena dos Realizadores.

Leia Também:  Saiba quem é o ex-perito investigado por cobrar R$ 2 milhões para fraudar perícia judicial
COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Artistas e público exaltam lambadão no último dia de festa dos 307 anos

Publicados

em

Por

_VALORIZAÇÃO DA CULTURA_

JB News

A noite dedicada ao lambadão nas comemorações pelos 307 anos de Cuiabá foi marcada por depoimentos emocionados dos artistas e por um público que lotou o espaço de eventos, demonstrando que o ritmo é parte viva da identidade cuiabana. No palco, músicos destacaram a resistência, a evolução e o papel social do lambadão; na plateia 25 mil pessoas cantaram, dançaram e reafirmaram a valorização da cultura local.

A festa foi embalada ao som de grandes nomes do movimento. As apresentações começaram com DJ Juliano, Kleber Leite e Comadre Sebastiana, que prepararam o público para a sequência de shows.

Subiram ao palco Scort Som, Os Maninhos, Tô Pop Som, o grupo de dança Lambadeiros de Elite, Lambadão di Rocha, Os Amigos, Banda Ellus e Banda Mega Som, reunindo diferentes gerações do lambadão cuiabano. Do início ao fim, o público permaneceu animado, acompanhando os passinhos e cantando os sucessos que já fazem parte da história da cidade.

Igor Pena, vocalista do Mega Som, celebrou a participação da banda na festa. Ele destacou que o evento é importante para a cultura de Cuiabá e de Mato Grosso e afirmou que o público tem abraçado cada vez mais o trabalho do grupo. Segundo ele, ver o espaço lotado comprova que o lambadão está mais vivo do que nunca.

Denivaldo Cunha, vocal e guitarrista, reforçou que o ritmo vai além da música. Ele afirmou que o lambadão representa amizades, experiências e sua própria história, além de ser sua fonte de sustento. “Hoje eu sobrevivo do lambadão e acredito que ele vai continuar por muitos e muitos anos”.

Moradoras do bairro Sol Nascente, Larissa Gabrieli e a mãe, Elisângela Silva de Jesus, fizeram questão de prestigiar a noite do lambadão e reforçaram o orgulho de serem cuiabanas. Larissa afirmou que o evento lotado demonstra a valorização da história, do lambadão e da cultura cuiabana. “A Baixada sabe que Cuiabá ama o lambadão”.

Leia Também:  12ª Semana do Cavalo trará quatro shows nacionais para Cuiabá

Elisângela, que se define como cuiabana de tchapa e cruz, destacou a força do ritmo na identidade local. “Lambadão para mim é o melhor de Cuiabá, é a nossa cultura. Eu amo Cuiabá, amo viver aqui. Eu só vim hoje por causa do lambadão”.

Carlos Bonfim, vocalista da banda Os Maninhos, ressaltou a importância de valorizar o lambadão raiz e investir em músicas autorais. Segundo ele, eventos como esse ampliam oportunidades, fortalecem a cultura e dão visibilidade às bandas. “O público lotou, cantou junto e mostrou que o lambadão faz parte da identidade do nosso povo”, disse.

José Adão, da Tô Pop Som, também celebrou a participação na programação oficial. Ele afirmou que o lambadão é um patrimônio local que já ultrapassou fronteiras, conquistando espaço em outras regiões do Brasil e até no exterior. “O lambadão é nosso, é daqui de Cuiabá, mas já ganhou o mundo. Hoje toca em eventos pelo Brasil inteiro e até fora do país. A gente já viu o lambadão chegar em Portugal, por exemplo. Isso mostra a força do nosso ritmo e o quanto a cultura cuiabana tem potencial para ir cada vez mais longe”, destacou Tô Pop Som.

O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, explicou que a noite exclusiva para o lambadão faz parte de uma estratégia para fortalecer e mensurar a força do gênero. Ele destacou que o ritmo movimenta a economia dos bairros e da Baixada Cuiabana. “Precisamos trazer essa potência também para o grande centro. Mostrar ao Brasil o valor da nossa cultura”, completou.

O prefeito Abilio Brunini ressaltou as parcerias para a realização do evento, o apoio do presidente Max Russi e o engajamento popular. Ele fez questão de parabenizar o público por prestigiar e valorizar ritmos como o lambadão, o rasqueado e o siriri. “Ver esse espaço lotado nos motiva a fazer ainda mais por Cuiabá”, afirmou.

Leia Também: 

Brunini destacou ainda, que a administração municipal alia as festividades com entregas concretas para a população. Entre os destaques, a entrega do Centro Médico Infantil considerada referência no Estado e anunciou que, a partir de 1º de maio, que os usuários do transporte coletivo poderão aderir a um programa de assinatura mensal para uso ilimitado dos ônibus. “Hoje celebramos Cuiabá e a nossa cultura, mas também trabalhamos todos os dias para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

As comemorações começaram na terça-feira (7), com grande público nos shows de Dilsinho e da dupla César Menotti e Fabiano, reunindo mais de 60 mil pessoas. Na quarta e quinta-feira, a programação valorizou a cultura local e a diversidade musical, com apresentações de cururu e siriri, show da Banda Morada e destaque para o rasqueado, com atração nacional de Boca Nervosa.

O público também visitou o Festival do Baguncinha e diversos espaços gastronômicos, que ofereceram bebidas e alimentos com sabores típicos da capital e registraram grande sucesso de vendas durante os quatro dias. Além disso, o retorno do tradicional Show das Águas encantou os visitantes no Parque das Águas.

Com estrutura organizada e segurança reforçada, o evento contou com apoio das secretarias municipais como Ordem Pública, Defesa Civil, Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, equipes de saúde de plantão, parque infantil e área reservada para pessoas com deficiência, encerrando os quatro dias sem

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA