Estadual

Governo lança licitação para recuperar sete avenidas de Cuiabá e Várzea Grande

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso publicou o edital da licitação para contratar uma empresa que vai executar a recuperação do asfalto de sete avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. O investimento previsto na obra é de R$ 59,4 milhões, aplicados na recuperação de 28,7 quilômetros da malha urbana.

O trabalho será realizado nas avenidas Miguel Sutil, República do Líbano, Emanuel Pinheiro/MT-251, Hélio Ribeiro, Dr. Meirelles e Dante Martins de Oliveira, na capital, além da Alameda Júlio Müller em Várzea Grande.

Os trechos que serão recuperados apresentam problemas como trincas, base deteriorada, pavimento desgastado e excesso de remendos. O projeto prevê a fresagem do asfalto antigo, ou seja, a raspagem do material, e a aplicação de uma nova camada de asfalto, do tipo Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).

A licitação está marcada para o dia 7 de maio e será realizada por meio do Sistema de Aquisições Governamentais (Siag) da Seplag-MT. As informações sobre o projeto e o processo estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).

Leia Também:  Bombeiros socorrem motorista ferido após acidente com carretas na BR-174

Veja todos os trechos:

Avenida Miguel Sutil: A Avenida será recuperada em toda a sua extensão, desde a região da Ponte Nova até a sua chegada na Avenida Carmindo de Campos, em um total de 13,3 km.


Avenida República do Líbano: Também será recuperada em toda a sua extensão, desde a rodoviária de Cuiabá até a trincheira na rotatória da MT-010 com a MT-251. Serão 2,56 km.


Avenida Emanuel Pinheiro/MT-251: o trecho que será recuperado corresponde a 3,84 km do trecho urbano da rodovia, que começa na rotatória com a MT-010 e vai até a rotatória da Fundação Bradesco.


Avenida Hélio Ribeiro: Localizada na região do Centro Político, a recuperação abrange 1,9 km no trecho que começa no Posto Bom Clima, passa pela rotatória do Detran, pelo Parque das Águas, pela rotatória do Cenarium Rural e chega até a Avenida do CPA, ao lado do Tribunal Regional do Trabalho.


Avenida Dr. Meirelles: Uma das principais avenidas do Tijucal, o trecho recuperado tem 2,72 km de extensão, entre a rotatória do Complexo Viário do Tijucal e a rotatória com a Avenida das Torres.

Leia Também:  75 novos servidores do Sistema Penitenciário vão reforçar efetivos das unidades prisional de MT


Avenida dos Trabalhadores: será recuperado um quilômetro da avenida entre a Miguel Sutil e a Avenida das Torres.


Alameda Júlio Müller: Será recuperada uma extensão de 3,46 km entre a Avenida Dr. Paraná e a Ponte Sarita Baracat, no Parque do Lago. A recuperação será feita no trecho já asfaltado desta avenida.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Presença na WTM Latin America gera negócios e amplia turismo estrangeiro em MT

Publicados

em

Por

O Governo de Mato Grosso participa da WTM Latin America 2026, realizada de 14 a 16 de abril, em São Paulo (SP), com foco em negócios e na expansão do mercado internacional. O Estado vai ao evento com uma missão empresarial formada por 10 empresários do setor turístico, em parceria com o Sebrae, além da articulação institucional liderada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O foco é promover o destino e fechar negócios por meio de rodadas com operadores, agentes de viagem e compradores internacionais.

No estande do evento, a estratégia é vender experiências completas, integrando Pantanal, Cerrado, Amazônia e as praias do Araguaia à cultura, ao artesanato da viola de Cocho de Mestre Alcides à gastronomia local, por meio da culinária pantaneira do chef Marcelo Cotrim. A participação empresarial reforça essa abordagem, conectando diretamente quem vende o destino com quem compra.

A secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Arruda, afirma que a presença na WTM vai além da divulgação e se traduz em resultados diretos para o Estado.

Leia Também:  China concentra 12 missões empresariais e lidera agenda internacional da Sedec

“É uma feira voltada para operadores, onde realmente os negócios acontecem. O crescimento no número de turistas é reflexo de um trabalho que vem sendo construído nestas feiras. Estamos aqui com empresários, apresentando nossa cultura, gastronomia e potencial turístico. É fundamental manter essa presença e potencializar a divulgação”, disse.

No ano passado, o Estado recebeu 1,2 milhão de turistas, alta de 18% em relação ao ano anterior. Desse total, 32 mil foram estrangeiros, crescimento de 17,7%. O avanço acompanha o cenário nacional, já que o Brasil bateu recorde histórico, com cerca de 9,3 milhões de turistas internacionais, segundo a Embratur.

O impacto da promoção do Governo do Estado nas feiras já é percebido pelo setor. O empresário Iziel Pereira da Silva, que atua há mais de 20 anos no turismo, em Chapada dos Guimarães, relata crescimento contínuo da demanda internacional.

“Cada ano esse movimento aumenta. O turista vem pelo Pantanal, especialmente pela observação da onça-pintada, e acaba incluindo outros destinos como Chapada e Nobres. A feira faz muita diferença porque reúne quem vende e quem compra turismo”, afirmou.

Leia Também:  Rotam e Força Tática prendem três por formação de quadrilha, apreendem drogas e resgatam criança

Segundo ele, na propriedade dele, a maior concentração de estrangeiros ocorre entre junho e outubro, período de seca no Pantanal, quando a observação de fauna ganha força. Já no início do ano, o fluxo é impulsionado pela pesca esportiva e pelo turismo regional.

A WTM é uma das mais importantes feiras de turismo no Brasil. A edição anterior reuniu quase 30 mil visitantes e mais de 800 marcas expositoras. Neste ano, o evento amplia a participação internacional, com presença forte de países europeus e mercados estratégicos da América Latina, ampliando as oportunidades de negócios.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA