AGRONEGÓCIOS

MPA realiza oficinas participativas para revisão do ordenamento pesqueiro em quatro bacias hidrográficas

Publicados

em

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) promoverá, a partir do dia 13 de abril, uma série de oficinas participativas voltadas à revisão do ordenamento pesqueiro nas bacias Amazônica, do Alto Rio Paraná, do Alto Rio Paraguai e do Rio São Francisco. A iniciativa busca ampliar o diálogo com o setor pesqueiro e subsidiar a atualização das normas que regulamentam a atividade no país. 

 As oficinas têm como objetivo reunir pescadores e pescadoras artesanais, representantes do setor produtivo, pesquisadores e gestores públicos para discutir propostas e contribuições relacionadas às regras de pesca, especialmente no que diz respeito ao período de proteção à reprodução natural dos peixes (piracema). 

 Na Bacia Amazônica, as atividades serão realizadas em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no âmbito do Termo de Execução Descentralizada nº 19/2025. O foco é subsidiar a revisão da Portaria IBAMA nº 48/2007, que estabelece normas de pesca para o período de proteção à reprodução natural dos peixes na referida bacia. 

 “As oficinas fortalecem a participação social e contribuem para a construção de normas mais legítimas, transparentes e alinhadas às realidades dos territórios”, destaca Tatiane Lemos, Chefe de Divisão de Ordenamento Continental do MPA. 

 Na Bacia do Alto Rio Paraná, as atividades tiveram início em março, com encontros realizados nos municípios de Barbosa, Pereira Barreto e Itapura (SP). A iniciativa é conduzida pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no âmbito do Termo de Execução Descentralizada nº 16/2025, e tem como objetivo subsidiar a revisão das Instruções Normativas IBAMA nº 25/2009 e nº 26/2009. 

 Para a Bacia do Rio São Francisco, as ações são coordenadas pela Universidade Federal de Alagoas, através do Termo de Execução Descentralizada nº17/2025, e visam subsidiar a revisão das Portarias IBAMA nº 50/2007 e nº 18/2008 que estabelecem normas de pesca para o período de proteção à reprodução natural dos peixes e para o exercício da pesca na bacia hidrográfica do rio São Francisco.   

Leia Também:  Produção de carnes e ovos bate recorde e consolida ciclo de expansão no setor

Quanto à Bacia do Alto Rio Paraguai, as atividades estão sendo conduzidas pela Universidade Federal do Mato Grosso, no âmbito do Termo de Execução Descentralizada nº 10/2025, com a finalidade de gerar subsídios para a revisão da Instrução Normativa nº 201, de 22 de outubro de 2008, que estabelece o ordenamento pesqueiro para a bacia hidrográfica do rio Paraguai, abrangendo os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

As próximas ações seguem em fase de articulação e terão seus cronogramas divulgados em breve.  

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3276-4198. 

Confira a agenda das oficinas: 

  • 13/04/2026 – Rio Branco (AC) 

Horário: 8h às 17h (horário local) 

Local: Sede da Colônia de Pescadores e Aquicultores da Capital (COLPAC Z-8) – Rua Epaminondas Jácome, nº 1383, bairro Cadeia Velha 

  • 16/04/2026 – Cruzeiro do Sul (AC) 

Horário: 8h às 17h (horário local) 

Local: CRIEBRB (antiga Escola Barão do Rio Branco) – Rua Rego Barros, nº 107, Centro 

  • 13/04/2026 – Ladário (MS) 

Local:  Sede da Colônia de Pescadores Z14 – Rua Castro Alves, nº 214, Boa Esperança 

Horário: 8h (horário local) 

  • 13/04/2026 – Corumbá (MS) 

Local: Sede da Colônia de Pescadores Z71– Rua Domingos Sahib, nº 280, Centro 

Leia Também:  Governo Federal apresenta Caravana Interministerial do Novo Acordo do Rio Doce

Horário: 14h (horário local) 

  • 14/04/2026 – Miranda (MS) 

Local: Sede da Colônia de Pescadores Z5– Rua Manoel de Pinho, nº 47, Beira Rio 

Horário: 8h (horário local) 

  • 14/04/2026 – Anastácio (MS) 

Local: Sede da Colônia de Pescadores Z18– Rua Porto Geral, nº 339, Centro 

Horário: 13h30 (horário local) 

  • 15/04/2026 – Bonito (MS) 

Local: Sede da Colônia de Pescadores Z11– Rua Manoel Inácio Farias, Quadra 06, Lote 18, Águas do Miranda 

Horário: 8h (horário local) 

  • 15/04/2026 – Porto Murtinho (MS) 

Local: Sede da Colônia de Pescadores Z6 – Rua Cel. Pedro Celestino, nº 1015, Centro 

Horário: 14h30 (horário local) 

  • 16/04/2026 – Aquidauana (MS) 

Local: Sede da Colônia de Pescadores Z27 – Rua Cândido Mariano, nº 2178, Guanandy 

Horário: 8h (horário local) 

  • 17/04/2026 – Coxim (MS) 

Local: Sede da Colônia de Pescadores Z2– Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 10, Centro 

Horário: 8h (horário local) 

  • 12/05/2026 – Três Marias (MG) 

Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Três Marias e Região de Minas Gerais – Rua Getúlio Vargas, nº190, Parque Diadorim 

Horário: 9h (horário local) 

  • 17/05/ 2026 – São Francisco (MG) 

Local: Sede da Colônia dos Pescadores Z3 – Rua Tarcísio Generoso, nº160, Quebra 

Horário: 9h (horário local) 

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

COMENTE ABAIXO:

AGRONEGÓCIOS

Mapa fiscaliza porcos-espinhos importados da França para o Zoológico de São Paulo

Publicados

em

Por

Quatro porcos-espinho africanos desembarcaram no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), e foram fiscalizados pela equipe da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A entrada de animais vivos no país depende de autorização prévia e certificação veterinária emitida no país de origem, como forma de proteger a produção agropecuária brasileira contra a entrada de doenças.

A operação ocorreu no dia 31 de março. Os animais, duas fêmeas e dois machos, vieram de um zoológico da França, acondicionados individualmente em caixas apropriadas, com destino ao Zoológico de São Paulo.

As caixas foram preparadas para garantir condições adequadas de bem-estar durante o transporte, conforme normas da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Durante a fiscalização, a equipe do Mapa realizou a identificação dos animais por meio de microchips, avaliou o estado de saúde e conferiu a documentação sanitária emitida pelo governo francês.

A verificação assegura, entre outros pontos, que os animais permaneceram em isolamento por, no mínimo, 30 dias antes do embarque e foram submetidos a tratamento contra parasitas. A leitura dos microchips também garante a correspondência entre os animais embarcados e os efetivamente recebidos no país, reduzindo riscos de troca ou erro durante o transporte.

Leia Também:  Congresso volta às atividades nesta segunda e deve pressionar renegociação de dívidas rurais

Segundo o auditor fiscal federal agropecuário Luiz Carlos Teixeira de Souza Junior, que acompanhou a operação, o manejo dos animais ocorreu de forma tranquila, mesmo se tratando de uma espécie que pode causar acidentes. O resultado foi possível graças à integração entre a equipe do Vigiagro e os técnicos do Zoológico de São Paulo, que passam a ser responsáveis pelos animais.

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA