Estadual
Cursos da Escola Técnica de Várzea Grande impulsionam jovens para estágios e programas
A formação oferecida pela Escola Técnica Estadual (ETEC) de Várzea Grande abriu portas para jovens no mercado de trabalho e em iniciativas de qualificação profissional. Esse é o caso de estudantes do curso Técnico em Informática, que conquistaram estágios e vagas em programas de capacitação em tecnologia, por meio de parceria com instituições e empresas.
Em Várzea Grande, em cooperação com a Escola Estadual Dunga Rodrigues, a Seciteci oferta cursos técnicos e de formação inicial continuada (FIC), de acordo com as demandas dos arranjos produtivos locais e regionais.
Um dos alunos atendidos é o jovem Gabriel Rios, que conseguiu, por meio do curso técnico de informática, um estágio no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Para ele, a formação na ETEC tem sido essencial para se destacar no local de trabalho.
“O curso foi extremamente importante para me desenvolver no estágio. Eu aprendi muita coisa que estou usando agora na Univag, como, por exemplo, trabalhar com softwares e a parte lógica. Graças a isso, já comecei bem avançado e estou conseguindo executar bem a minha função. Inclusive, falaram que eu estou me destacando e tenho certeza de que é por conta do curso”, afirma Gabriel.
Com o estágio, Gabriel conquistou também uma renda extra, o que, segundo ele, tem transformado sua vida.
“Eu posso dizer com certeza que a Seciteci mudou muito minha vida. Hoje, eu consigo ajudar em minha casa, onde só minha mãe trabalhava. Sem contar a oportunidade de fazer um curso como esse, com vários certificados, de forma gratuita. É simplesmente incrível”, completa ele.
Outra parceria bem-sucedida da ETEC foi com o programa Conecta Jovem, uma iniciativa social que oferece capacitação gratuita em tecnologia da informação (TI) para jovens de Cuiabá e Várzea Grande. Dessa vez, os alunos Matheus Vinícius e Sophia Dias, ambos cursando o técnico em informática, foram selecionados.
Após o processo seletivo, a dupla foi aprovada no programa Conecta Jovem e passou a integrar o projeto Log Lab Tecnologia, desenvolvido pelo Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pela iniciativa, eles possuem acesso gratuito a materiais didáticos e uniformes, além de bolsa mensal de R$ 500, auxílio-transporte e auxílio-alimentação.
Para Sophia Dias, o aprendizado na ETEC foi fundamental. “Eu nunca imaginaria que, com 15 anos, eu passaria em um seletivo como esse. Eu fiquei muito feliz e estou bastante orgulhosa por ter me dedicado a essa oportunidade que a ETEC me deu”, destacou Sophia.
O outro estudante selecionado, Matheus Vinícius, também relatou uma mudança pessoal proporcionada pela experiência na ETEC.
“A Seciteci, por meio da ETEC de Várzea Grande, tem me dado uma nova perspectiva do meu próprio futuro. Eu não acredito que, há dois anos, eu teria essa visão de querer me desenvolver na área da tecnologia. Mas agora meu propósito é continuar estudando ainda mais, principalmente sobre banco de dados e inteligência artificial”, planeja Matheus.
Ao avaliarem suas trajetórias, os alunos destacam o incentivo dos profissionais da ETEC Várzea Grande. “Todos os professores e coordenadores da ETEC são excelentes, é uma gestão realmente incrível”, disse a estudante Sophia Dias.
Matrículas abertas
A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Várzea Grande, administrada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), está vocacionada para cursos voltados à área de gestão e negócios. Em 2026, a unidade estará presente em cinco escolas estaduais de Várzea Grande: Júlio Muller, Dunga Rodrigues, Maria Macedo, Ernandy Maurício Baracat e Pedro Gardes.
Estão sendo ofertados cursos técnicos em Administração, Informática, Agricultura, Agroindústria, Gastronomia, Manutenção e Suporte em Informática e Veterinária, todos integrados ao 1º ano do Ensino Médio.
Os interessados nos cursos podem preencher um formulário online – clique aqui para acessar. Para outras informações, pode entrar em contato com a escola pelo número (65) 99980-4878, ou se dirigir a unidade localizada na Avenida Cel. Sérgio Julião De Brito – Parque do Lago, Várzea Grande.
*Com supervisão de Beatriz Passos
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Polícia Civil prende homem suspeito de furto de motocicleta
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu em Cocalinho, neste domingo (25.1), um homem suspeito de furto de uma motocicleta no município de Canarana.
A ação contou com o apoio da Polícia Militar de Cocalinho, responsável pela prisão, após o repasse de informações produzidas durante as investigações.
Assim que tomou conhecimento do furto, a equipe da Delegacia de Polícia de Canarana iniciou diligências para identificar o autor, localizar seu paradeiro e recuperar o veículo subtraído.
Após a coleta e análise de informações, o suspeito foi identificado e teve sua localização confirmada.
As investigações apontaram que o autor do crime havia se deslocado para o município de Cocalinho e se escondido em uma propriedade rural.
Diante das informações levantadas, os dados foram repassados para a Polícia Militar de Cocalinho, que realizou a prisão.
O caso segue sob investigação.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLITICA4 dias atrásAcusado de atropelar e matar idosa na Avenida da FEB é indiciado por homicídio doloso e já tem duas condenações por assassinato,VEJA VÍDEOS
-
Policial6 dias atrás“Elas vinham a cerca de 180 km/h”, relata testemunha sobre capotamento e morte de duas mulheres na MT-449
-
Destaque7 dias atrásCapotamento violento na MT-449 mata duas mulheres próximo a Lucas do Rio Verde
-
CUIABÁ3 dias atrásAbílio e Pivetta confirmam repasse de R$ 20 milhões para a saúde de Cuiabá
-
Saúde3 dias atrásMEC reprova mais de 35% dos futuros médicos em Mato Grosso e Conselho cobra fechamento de cursos e exame de proficiência
-
Turismo7 dias atrásCrescimento do turismo internacional coloca Mato Grosso em destaque como destino no cenário global
-
POLITICA5 dias atrás“Servidor público é peça essencial para um governo, e o RGA vai chegar à Assembleia até a próxima semana”, afirma Pivetta, VEJA O VÍDEO
-
CUIABÁ6 dias atrás“Sindicato denuncia desvio de função de estagiários; CNJ cobra explicações do TJMT”








