Estadual

Distribuição de leite humano a prematuros internados foi de 2,1 mil litros em MT em 2025

Publicados

em

Os Bancos de Leite Humano distribuíram 2.137 litros de leite para recém-nascidos prematuros internados em Mato Grosso de janeiro a dezembro de 2025, segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O total representa uma alta de 8% em relação ao ano anterior. A distribuição é realizada pela Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, que é coordenada pela pasta.

Ao todo, foram 3.622 litros de leite humano coletados no ano passado. Já o número de bebês prematuros atendidos passou de 1.472 para 1.645 na mesma comparação, uma alta de 12%. O número de pessoas doadoras aumentou 10%: de 2.285, em 2024, para 2.513, em 2025.

O levantamento aponta que o total de atendimentos em grupo aumentou 33%, passando de 687, de janeiro a dezembro de 2024, para 915, no mesmo período de 2025. Ainda foram realizados 14.432 atendimentos individuais e 3.316 visitas domiciliares em 2025.

Em 2025, foram coletados 2.852 frascos de vidro para utilização na distribuição do leite. A rede também realizou 7.942 análises microbiológicas, 10.733 crematócritas e 11.532 testes de acidez dornic no ano passado. Os exames são fundamentais para garantir a qualidade do leite doado.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem que tentou sequestrar de menina de 9 anos em Santa Cruz do Xingu

A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde em substituição, Vanessa Lopes, enfatiza a importância de os profissionais da saúde e toda a sociedade apoiarem as pessoas que amamentam para estimular a doação de leite humano e a prática do método Canguru.

“A doação de leite humano é fundamental para a recuperação da saúde de bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e só acontece quando a amamentação é bem-sucedida”, afirmou.

Segundo a coordenadora, a orientação, por meio de uma escuta ativa e acolhedora, é essencial para o sucesso da amamentação, desde o pré-natal, oferecendo apoio prático logo na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e evitando a separação entre mãe e bebê.

Onde doar?

Em Mato Grosso, quatro unidades hospitalares possuem Bancos de Leite Humano (BLH) para atender à alimentação de bebês prematuros e oferecer leite materno pasteurizado: o Hospital Geral e o Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá; a Santa Casa de Rondonópolis; e o Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde.

Além destas, a Rede conta com um posto de coleta de leite humano no Hospital Femina, em Cuiabá.

Leia Também:  Nova Delegacia de Campo Novo do Parecis é inaugurada com estrutura ampla e moderna

Para doar leite humano, basta entrar em contato com uma das unidades de coleta de leite humano ou ir diretamente ao local. A possível doadora deve estar amamentando o seu bebê, estar saudável e não usar nenhuma substância ou medicamento que interfira na amamentação.

Se atender a esses critérios, passar pela triagem clínica e tiver qualquer quantidade excedente de leite, está elegível para a doação.

Onde doar?

Cuiabá

BLH Dr. José Faria Vinagre – Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá
Contato: (65) 3363-7035 – segunda a sábado

BLH Hospital Universitário Júlio Müller
Contato: (65) 3615-7203 – segunda a sexta

Posto de Coleta Femina Hospital e Maternidade
Contato: (65) 2128-9183 – segunda a sábado

Rondonópolis
BLH Santa Casa Rondonópolis

Contato: (66) 3410-2785 – segunda a sexta

Lucas do Rio Verde
BLH Hospital São Lucas
Contato: (65) 3548-4134 – todos os dias

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Polícia Civil prende homem suspeito de furto de motocicleta

Publicados

em

Por

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu em Cocalinho, neste domingo (25.1), um homem suspeito de furto de uma motocicleta no município de Canarana.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar de Cocalinho, responsável pela prisão, após o repasse de informações produzidas durante as investigações.

Assim que tomou conhecimento do furto, a equipe da Delegacia de Polícia de Canarana iniciou diligências para identificar o autor, localizar seu paradeiro e recuperar o veículo subtraído.

Após a coleta e análise de informações, o suspeito foi identificado e teve sua localização confirmada.

As investigações apontaram que o autor do crime havia se deslocado para o município de Cocalinho e se escondido em uma propriedade rural.

Diante das informações levantadas, os dados foram repassados para a Polícia Militar de Cocalinho, que realizou a prisão.

O caso segue sob investigação.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mais de 280 estudantes representam Mato Grosso nos Jogos Escolares Brasileiros em Recife (PE)
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA