Estadual

Unemat implanta cinco novos doutorados e amplia captação de recursos para pesquisa

Publicados

em

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) consolidou, entre 2023 e 2025, um novo capítulo em sua história acadêmica. A instituição viveu um ciclo de expansão na pós-graduação stricto sensu, aprovando e implantando cinco novos cursos de Doutorado e aprovando Mestrado a ser implantado em 2026.

O avanço não foi apenas quantitativo. Em 2022, a Unemat elevou sua nota média geral na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), saltando de 3,47 para 4,09.

Esse crescimento qualitativo permitiu que a Universidade acessasse, pela primeira vez, fontes de financiamento federais antes restritas, como recursos específicos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) e editais da Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), garantindo mais verba para equipamentos e bolsas.

Novos doutorados

A estratégia da Unemat focou na redução das assimetrias regionais, levando a formação de doutores para além da sede. As aprovações recentes contemplaram:

  • Doutorado Profissional de História (Cáceres): Primeiro curso de doutorado profissional ofertado na Unemat
  • Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (Barra do Bugres): Consolidando o câmpus como referência na área de Exatas.
  • Doutorado em Educação (Cáceres): Fortalecendo a formação de pesquisadores na área de Humanas.
  • Doutorado em Geografia (Cáceres): Ampliando a pesquisa sobre território e meio ambiente.
  • Doutorado em Letras (Sinop): O primeiro curso de doutorado do câmpus de Sinop, atendendo uma demanda histórica da região Norte do estado.
Leia Também:  Secel abre pré-inscrição para evento estadual com rede de pontos de cultura em Mato Grosso

Além destes, a Unemat inovou ao aprovar o Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais em Rede – ProfEducatec (Alto Araguaia).

Com as novas implantações, a Unemat atinge uma capilaridade impressionante na produção científica. Atualmente, a instituição oferta 36 cursos de pós-graduação stricto sensu, distribuídos em 27 Programas de Pós-Graduação, sendo:

Mestrados (24 cursos):

  • 11 Acadêmicos
  • 01 Profissional
  • 12 Profissionais em Rede Nacional

Doutorados (12 cursos):

  • 08 Acadêmicos
  • 03 Acadêmicos em Rede
  • 01 Profissional em Rede

A expansão da pós-graduação representa o fortalecimento da ciência mato-grossense e beneficia diretamente a população, uma vez que as pesquisas desenvolvidas nesses programas buscam soluções para problemas locais, da saúde à agricultura, passando pela educação básica e preservação ambiental.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Fiscalização da Lei Seca em Cuiabá prende 15 motoristas por embriaguez ao volante

Publicados

em

Por

Operação Lei Seca realizada de forma simultanea, na madrugada deste domingo (18.1), terminou com 15 prisões por embriaguez ao volante.

As abordagens ocorreram em dois pontos da Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), nos bairros Jardim Itália e Santa Cruz.

De acordo com o relatório final da Secretaria de Estado de Segurança Pública, 80 veículos foram fiscalizados e 89 condutores passaram pelo teste de alcoolemia (bafômetro).

Além das prisões, a ação somou 43 multas aplicadas e 24 veículos removidos, sendo 18 carros 6 motocicletas.

Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Forças de segurança prenderam 32 motoristas alcoolizados no final de semana
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA