Estadual
Jornal peruano destaca iniciativa de Mato Grosso para estreitar relações comerciais
As iniciativas de Mato Grosso para fortalecer as relações comerciais e se tornar um parceiro estratégico do Perú, a potência da produção agrícola mato-grossense, foram destaque no jornal La República nesta quarta-feira (24.9).
O jornal destacou a participação de Mato Grosso na Expo Alimentaria 2025, que ocorre entre os dias 24 e 26 de setembro em Lima, no Perú, e é uma das principais vitrines de negócios para a agroindústria e a exportação de alimentos. Este é o segundo ano que Mato Grosso participa da feira, considerando o mercado peruano altamente atrativo.
A reportagem ainda ressaltou a qualidade do alimento produzido em Mato Grosso, como milho, soja, algodão, carne bovina e suína.
Confira abaixo a matéria na íntegra:
Estado brasileiro Mato Grosso busca se tornar parceiro comercial estratégico do Peru
É o maior produtor e exportador de carne bovina, milho e algodão, e convida empresários peruanos a investirem em um dos 10 estados mais competitivos do Brasil
Alinhado à sua estratégia de fortalecimento dos mercados prioritários, o estado de Mato Grosso (Brasil) busca se tornar parceiro comercial estratégico do Peru, um dos pontos-chave na região, através da exportação de alimentos de grande qualidade, como carne bovina, carne suína, leite, milho, algodão e soja, além da produção de etanol a partir do milho.
Considerando o Peru como um mercado altamente atrativo para seus produtos, o estado de Mato Grosso participa pelo segundo ano consecutivo da Expo Alimentaria 2025, que está sendo realizada de 24 a 26 de setembro no Centro de Exposição do Jockey Club, no Surco, feira que se tornou uma grande vitrine de negócios para a agroindústria e a exportação de alimentos.
Mato Grosso é o maior produtor nacional de milho, algodão e carne bovina do Brasil. Localizado estrategicamente no centro da América do Sul, possui mais de 60% de área natural preservada, sendo o maior produtor agrícola do Brasil desde 2018 e o maior exportador agrícola dos últimos anos.
O PIB industrial do estado de Mato Grosso triplicou na última década e ele figura entre os 10 mais competitivos entre os sul-americanos.
Dentro da importante delegação que participa da Expo Alimentaria 2025 em Lima está o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, e o presidente da Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade, Invest MT, Mirael Praeiro.
Eles convidaram os empresários peruanos a investir em Mato Grosso em importantes setores, como agronegócio, infraestrutura e logística, indústria alimentícia, energia renovável, mineração, turismo, bioeconomia, biotecnologia, comércio eletrônico, serviços e inovação, entre outros.
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Após 24 anos, aposentado encerra ciclo de solidariedade e realiza última doação no MT Hemocentro
O servidor público aposentado Nilson Olívio de Oliveira realizou a sua última doação de sangue no MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, antes de completar 70 anos no próximo domingo (26.4), idade limite permitida para a doação.
Doador frequente na unidade desde 2002, Nilson realizou 68 doações e ajudou a salvar muitas vidas no Estado. Sua última doação foi realizada no dia 14 de abril. Homens podem doar até quatro vezes no ano.
“Na minha opinião, doar sangue não custa nada para você. Se você está com saúde e reúne as condições normais para doar, se é para salvar a vida, por que não? É um ato voluntário, mas com o qual você está contribuindo de uma maneira positiva para ajudar as pessoas. Então é fundamental”, avaliou.
Natural de Cuiabá, o voluntário contou que doou pela primeira vez porque o pai precisava de sangue e, depois, virou doador regular.
“Eu já não era garoto, mas tem mais de 25 anos que eu sou doador de sangue regular. Eu só não doava na época da quarentena, quando eu viajava para o Norte, em área endêmica [de malária]. Aí, eu ficava esperando seis meses para doar. Mas eu tive quase todas as doações regulares do ano”, acrescentou.
Nilson disse que vai conversar com os filhos e netos para que sigam o seu exemplo de voluntariado, devido à importância de doar sangue regularmente.
“Olha, nota 10 para o atendimento do MT Hemocentro. Eu percebo que eles ficam felizes quando veem bastante gente lá doando sangue, tratam a gente muito bem e demonstram boa vontade e eficiência”, acrescentou.
A equipe do MT Hemocentro fez uma pequena homenagem para Nilson e cantou parabéns para o doador fiel. O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, recomenda que outros mato-grossenses vejam este bom exemplo e procurem a unidade para começar a salvar vidas também.
“É a coisa mais linda de ver doadores como o senhor Nilson, dispostos a comparecer regularmente ao MT Hemocentro para este gesto altruísta, que leva apenas alguns minutos, mas que salva vidas de pessoas que nem conhecemos. Infelizmente, ele não poderá mais doar porque atingiu a idade máxima, por isso convidamos mais e mais voluntários a doar”, afirmou Modolo.
Por outro lado, a estudante de nutrição Gabriela Borralho, 17 anos, doou sangue na unidade pela primeira vez aos 16 anos e já realizou três doações, sendo a última em 6 de abril. Filha de um doador regular de plaquetas no MT Hemocentro, ela aguarda completar 18 anos, em 26 de agosto, para poder doar plaquetas também.
“Doar sangue faz uma diferença enorme. Por mais que não pareça, a pessoa que recebe uma bolsa de sangue ou plaqueta já pode salvar a vida dela. Pretendo continuar o legado do meu pai, de ser doadora de plaqueta, e salvar mais vidas ainda. Eu sempre gostei muito de doar sangue. Para mim, não foi nenhum problema a doação em si. É muito importante as pessoas doarem sangue porque é um gesto de amor e de carinho. Eu estou salvando vidas”, afirmou Gabriela.
Quem pode doar?
Quem tem entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias pode procurar o MT Hemocentro, na Rua 13 de Junho, 1.055, no centro de Cuiabá, para se tornar um doador de sangue.
Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação. As pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já tiverem doado antes dos 60 anos.
Serviço
A sede do MT Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço. O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50 kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão, e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento – clique aqui para acessar. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro fornece um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.
Fonte: Governo MT – MT
-
Economia7 dias atrásEm Cuiabá, Aldo Rebelo critica alta de gastos e impostos por parte do governo federal e diz que Brasil trava seu potencial de crescimento, VEJA O VÍDEO
-
Economia7 dias atrásEm Cuiabá, Meirelles faz alerta duro sobre guerra, dólar e gastos públicos, defende industrialização como saída para blindar o Brasil “Mato Grosso é o eixo estratégico”
-
Cidades4 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
Destaque5 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
POLITICA4 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque5 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Policial5 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
Economia7 dias atrásMax Russi defende segurança jurídica e união institucional para Mato Grosso seguir crescendo com desenvolvimento social, VEJA O VÍDEO









