Nacional

Operação Sampa mira organização criminosa responsável pelo transporte de drogas do Amazonas para São Paulo

Publicados

em

Brasília, 20/08/2025 – Uma organização criminosa responsável pelo transporte de grandes quantidades de drogas do Amazonas (AM) para o estado de São Paulo (SP) foi alvo da segunda fase da Operação Sampa, nesta quarta-feira (20), da Polícia Civil do Amazonas. A corporação teve a colaboração da Polícia Civil de São Paulo e o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Os suspeitos são investigados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva em Campinas (SP), seis de busca e apreensão, como aparelhos celulares e documentos, além de três carros — um Renegade, um Toro e um Cruze. Também houve quebra de sigilo bancário e fiscal contra membros da organização criminosa.

Unindo forças

A Polícia Civil do Amazonas, por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), contou com o apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil de São Paulo. A ação integra o Projeto Impulse, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc), coordenado pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Leia Também:  Esclarecimento sobre a reportagem da Folha de S. Paulo de 15/3/2025

O diretor do DRCO, delegado Mário Paulo Telles, informou que as investigações se iniciaram em agosto de 2024. “À época foi apreendida em um caminhão mais de 1 tonelada de drogas, incluindo maconha do tipo skunk e cocaína, avaliada em R$ 20 milhões. O veículo se preparava para embarcar no Porto da Ceasa, zona sul de Manaus, com destino a São Paulo”, detalhou o delegado. Na ocasião, o motorista do veículo foi preso em flagrante

Segundo Telles, a partir desse fato, as investigações permitiram identificar os demais integrantes da organização criminosa. Os envolvidos em Manaus eram responsáveis pela entrega dos entorpecentes aos caminhoneiros, enquanto um empresário da área de logística, residente em Campinas (SP), coordenava o transporte do material ilícito entre os dois estados.

A Polícia Civil do Amazonas reforça seu compromisso no combate ao crime organizado, destacando a importância da integração entre as forças de segurança pública estaduais para desarticular organizações criminosas de atuação interestadual.

Impulse e Enfoc

O Projeto Impulse, inserida no Programa Enfoc, do MJSP, é uma iniciativa para fortalecer a atuação das Polícias Civis no combate ao crime organizado, promovendo a integração entre as forças policiais e aprimorando as investigações. O Enfoc, por sua vez, busca uma atuação integrada contra o crime organizado no Brasil.

Leia Também:  Complexo Assú Sol acelera expansão da geração de energia solar no Rio Grande do Norte

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

COMENTE ABAIXO:

Nacional

Iniciativa nacional amplia a elucidação de homicídios e chega a sete capitais em 2026

Publicados

em

Por

Brasília, 15/4/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou o calendário de 2026 dos cursos de Investigação de Homicídios, promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp).

A iniciativa faz parte de ações federais voltadas à qualificação de profissionais que atuam na investigação de crimes letais. Ao longo do ano, estão previstas 11 turmas, entre cursos básicos e avançados, distribuídas em sete capitais brasileiras.

A formação teve início em Curitiba (PR), com a realização do 23º Curso Básico de Investigação de Homicídios, em março. Em abril, Palmas (TO) recebe a 24ª edição, entre os dias 13 e 17.

A partir de maio, a programação segue com novas turmas pelo País. Florianópolis (SC) sediará o 25º curso básico, de 11 a 15. São Luís (MA) concentrará duas formações simultâneas — o 26º curso básico e o 7º curso avançado — entre os dias 18 e 22.

Em junho, as atividades serão realizadas em Goiânia (GO), que receberá, entre 15 e 19, o 27º curso básico e o 8º curso avançado. O cronograma será retomado em agosto, com quatro formações. Macapá (AP) sediará o 28º curso básico e o 9º curso avançado, de 3 a 7. Na sequência, Boa Vista (RR) receberá o 29º curso básico e o 10º curso avançado, entre 17 e 21.

Leia Também:  Complexo Assú Sol acelera expansão da geração de energia solar no Rio Grande do Norte

O coordenador-geral do Susp, Márcio Mattos, explica que a iniciativa amplia a qualificação dos profissionais que atuam na investigação de homicídios em todo o País. “A formação padroniza procedimentos, fortalece a produção de provas e contribui para aumentar a elucidação desses crimes.”

De acordo com Mattos, o projeto já capacitou milhares de profissionais, incluindo policiais civis, militares, peritos e guardas municipais.

O coordenador destaca ainda que a iniciativa está alinhada a experiências internacionais que associam qualificação técnica ao aumento das taxas de elucidação de crimes. No Brasil, esse índice ainda é um desafio da segurança pública.

A descentralização das turmas, com oferta em capitais do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, também integra uma diretriz da pasta para fortalecer as capacidades locais e reduzir desigualdades regionais na investigação criminal.

O curso de Investigação de Homicídios faz parte das ações estruturantes da Senasp e integra uma política mais ampla de modernização das forças de segurança, que inclui investimentos em tecnologia, integração de dados e formação continuada.

Datas dos Cursos de Investigação de homicídios
Datas dos Cursos de Investigação de homicídios
Leia Também:  Lei que altera o Fundo Social é sancionada e abre caminho para novos leilões de petróleo

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA