Estadual

MT Cidadão amplia serviços digitais com mais duas funcionalidades do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Publicados

em

O aplicativo MT Cidadão e o Portal de Serviços do Estado receberam dois novos serviços digitais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT): Consulta de Processo Judicial e Fale com o Poder Judiciário de MT. Além disso, foi integrada a funcionalidade de notificações processuais, que permite ao usuário receber atualizações em tempo real sobre seus processos diretamente no celular.

Essa expansão é resultado da parceria entre o Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e o TJMT. A iniciativa contou também com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), responsável pela implementação de soluções e integração dos sistemas.

O secretário de Gestão e Planejamento da Seplag, Basílio Bezerra, destaca que o aplicativo é um canal diário de comunicação entre o cidadão e o governo de Mato Grosso. “A tecnologia precisa estar a serviço das pessoas e o MT Cidadão foi pensado para facilitar o dia a dia dos mato-grossenses, reunindo diversos serviços públicos em um único ambiente digital. Estamos promovendo uma verdadeira transformação digital no Estado, focada em eficiência, transparência e respeito ao tempo do cidadão, compartilhar essa ferramenta com outros órgãos e poderes está nas diretrizes do nosso governo”, completou o secretário.

Criado em 2020, o sistema de governança digital do Estado, coordenado pela Seplag, tem acelerado a modernização dos serviços públicos, possibilitando que o cidadão tenha acesso facilitado a documentos, agendamentos, consultas e outros serviços essenciais, com segurança e agilidade.

Leia Também:  Governo de MT prorroga campanha estadual de atualização de rebanho até dia 10 de junho

Para o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, a inclusão demonstra a funcionalidade e o avanço do aplicativo em facilitar a vida do cidadão, abrindo ainda mais as portas para que mais funcionalidades se encaixem no futuro.

“A integração dos serviços do Tribunal de Justiça ao MT Cidadão mostra o avanço do aplicativo e reforça a transformação digital em Mato Grosso. Essa interoperabilidade entre os poderes é um passo decisivo para um serviço público mais ágil, seguro e inteligente, que poupa tempo do cidadão. Mostramos que é possível unir Judiciário e Executivo, e no futuro podemos integrar também setor privado, academia e sociedade civil. A transformação digital não é só tecnológica, mas também cultural e institucional e isso está tornando a vida do cidadão mais simples e conectada”, explicou.

Atualmente, o portal atende 42 órgãos estaduais, reafirmando o compromisso do Governo de Mato Grosso em oferecer serviços digitais seguros, acessíveis e práticos para a população. Entre os 144 serviços do aplicativo, os principais são: serviços de previdência; serviços do Detran como transferência de propriedade de veículo, renovação de CNH, consulta de multas, pontos na carteira de habilitação, indicar infrator condutor de rodovia estadual; carteira de documentos que disponibiliza a carteirinha de autista e de celíaco, RG, Identidade Funcional do Servidor; holerite, certidão de vínculo funcional; Serviços de educação como transferência escolar, diploma escolar.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros resgata vítima após acidente de trânsito na BR-158

A coordenadora da Transformação Digital, Carolina Grzybowski, ressaltou a eficiência e a praticidade que o aplicativo oferece aos usuários.

“O MT Cidadão reúne, em um único ambiente digital, diversos serviços públicos do Estado de Mato Grosso. Mais do que um canal de atendimento, ele simboliza um avanço significativo na transformação digital do Estado, promovendo eficiência, transparência e comodidade para o cidadão. Esse é um passo fundamental para construirmos um governo mais moderno, acessível e alinhado às necessidades reais da população”, finalizou.

A juíza e coordenadora do InovajusMT, Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Joseane Quinto, destacou que a união dos serviços representa uma conquista importante, pois garante, na prática, mais comodidade, economia de tempo e um acesso facilitado à Justiça, com informações claras e de fácil compreensão.

“O Projeto Cidadania Digital facilita o acesso do cidadão à Justiça. A parceria com a Seplag é motivo de satisfação, pois quanto mais canais integrados oferecermos, mais acessíveis e úteis serão nossos serviços. Agradecemos aos secretários e à equipe do Lab-5 por abraçarem esse projeto que, temos certeza, será único e transformador”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Governo de MT e Prefeitura buscam soluções para segurança e habitação em Cuiabá

Publicados

em

Por

O governador Otaviano Pivetta e o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, se reuniram nesta segunda-feira (20.4), no Palácio Paiaguás, para tratar de ações nas áreas de segurança pública e habitação no município.

Durante a reunião, foram definidas equipes técnicas do Governo do Estado e da Prefeitura de Cuiabá, que serão coordenadas pelo procurador do Estado, Rogério Gallo, com a finalidade de apresentar soluções para as duas áreas.

Entre as prioridades tratadas está o fortalecimento da segurança pública na capital, com foco na melhoria do policiamento ostensivo e na ampliação da presença das forças de segurança nos bairros.

Também foram discutidas demandas relacionadas à habitação, com levantamento de informações sobre a realidade do município e as necessidades apresentadas pela gestão municipal.

Participaram da reunião os secretários de Estado Susane Tamanho (Segurança Pública), Klebson Gomes (Assistência Social e Cidadania) e Laice Souza (Comunicação), além do presidente da MTPar, Wenner Santos.

O governador Otaviano Pivetta destacou a atuação conjunta entre Estado e município. “Estamos atuando de forma integrada com o município para tratar das demandas de segurança e habitação, com equipes técnicas trabalhando na construção de propostas para essas áreas. A prioridade é intensificar as ações de segurança pública e avançar nas políticas habitacionais, com foco na melhoria das condições de vida da população cuiabana”, afirmou.

Leia Também:  Suspeito de enforcar mãe e irmão de 11 anos é preso pela Polícia Militar

O prefeito Abílio Brunini ressaltou o alinhamento entre as gestões. “A integração entre Estado e município é fundamental para o enfrentamento das demandas de segurança e habitação. O alinhamento entre as equipes permite avançar na organização das ações nessas áreas”, declarou.

Também participaram da reunião representantes municipais e vereadores.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA