Turismo
Ministro Celso Sabino anuncia expansão da oferta de voos a Belém (PA) para atender demanda da COP30
Na rodada de anúncios voltados à expansão turística no Pará nesta quinta-feira (10/07), na cidade de Belém (PA), o ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou a ampliação da malha aérea para a capital paraense com foco na preparação da COP30. Sabino informou que a malha aérea rumo à capital paraense será reforçada no mês de novembro, registrando um crescimento de 23,3% na oferta de assentos domésticos em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base em números da ANAC, haverá a oferta de 245.751 assentos para Belém no período, contra os 199.339 verificados em novembro do ano passado. A disponibilidade de voos também aumentará 19%, passando de 1.174 para 1.395 viagens domésticas. No cenário internacional, a quantidade de voos subirá de 22 para 31, e o total de assentos, de 3.888 para 5.610, uma alta de 44%.
“Essa expansão é um marco para o turismo e para a preparação do Brasil como anfitrião da maior conferência climática do planeta. Estamos trabalhando para garantir não apenas estrutura, mas acesso. Belém estará mais conectada com o Brasil e com o mundo”, destacou o ministro Celso Sabino.
A malha especial contempla novas rotas e o aumento da frequência de conexões regulares, especialmente entre Belém e cidades da região Norte do país, fortalecendo a integração regional durante o evento. A estratégia também inclui ações sustentáveis, com a utilização de aeronaves mais eficientes e iniciativas voltadas à descarbonização do setor aéreo.
“Estamos falando de um momento sem precedentes. A COP30 é uma prioridade estratégica do governo federal, e a conectividade aérea é uma engrenagem-chave. A nova malha amplia o acesso à Amazônia e reforça o compromisso com uma conferência inclusiva e de escala global”, apontou Candyce Rocha, assessora da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para a COP30 (Secop).
Já a diretora de Relações Institucionais da Abear, Ana Maria Matta, ressaltou que a articulação entre companhias aéreas e o governo federal foi fundamental no processo de ampliação da malha de voos. “É um esforço coletivo para garantir que a COP30 seja um sucesso logístico, técnico e ambiental. A aviação nacional está comprometida com esse protagonismo”, enfatizou.
A GOL Linhas Aéreas também reforçou seu papel estratégico no evento. “Estamos preparados para oferecer mais voos, com conforto, eficiência e segurança. A COP30 é uma oportunidade de mostrar o Brasil em sua plenitude. Vamos conectar pessoas, ideias e soluções sustentáveis a partir de Belém”, declarou Gustavo Tessari, diretor de Relações Internacionais da companhia.
TURISMO EM AÇÃO – O evento na noite desta quinta-feira encerrou o ciclo de lançamentos do pacote “Turismo em Ação – Edição Pará” do Ministério do Turismo, que incluiu ainda ações de qualificação profissional, investimentos em obras de infraestrutura turística e o apoio a eventos no estado, entre outras.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Turismo
Vai ao Salão do Turismo? Saiba como chegar ao Centro de Eventos do Ceará
Falta menos de um mês para o início da 10ª edição do Salão do Turismo, que será realizado de 7 a 9 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
O evento vai reunir toda a cadeia produtiva do turismo brasileiro em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios. A entrada para o público é gratuita.
O Salão, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur), acontece pela primeira vez no Nordeste.
• Saiba o que curtir em Fortaleza AQUI.
Local
Aberto ao público e gratuito, o Salão do Turismo será realizado no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará, que fica na avenida Washington Soares, 999. A entrada será exclusiva pelos portões A, B e C.
Abaixo, veja como chegar a partir de qualquer ponto da cidade, inclusive dos principais setores hoteleiros, como Beira-Mar e Praia do Futuro.
VLT
O sistema de trilhos de Fortaleza é um ótimo aliado para fugir do trânsito. A melhor opção é utilizar o VLT (Linha Nordeste) e desembarcar na Estação Papicu.
A estação é conectada ao Terminal de Ônibus do Papicu. De lá até o evento, são 15 minutos de carro. A opção é ir de ônibus, táxi ou carro de aplicativo (há grande oferta nas imediações).
Táxi ou aplicativo
Indique como destino o endereço do Centro de Eventos: Av. Washington Soares, 999.
Dica importante: não desça na avenida. O complexo onde ocorrerá o Salão permite que os motoristas entrem pelas vias internas de serviço. Peça ao motorista para seguir as placas até o Pavilhão Oeste. O desembarque é feito debaixo das marquises, com total segurança e conforto, bem diante dos Portões A, B ou C.
Ônibus
Para quem está hospedado na Beira-Mar ou Praia do Futuro, a maneira mais fácil é pegar um ônibus até o Terminal do Papicu.
Do terminal, dezenas de ônibus passam em frente ao Centro de Eventos (a parada fica na própria Av. Washington Soares). As linhas mais diretas e rápidas são:
-
050 – Siqueira / Washington Soares / Papicu
-
052 – Grande Messejana / Papicu / Washington Soares
-
053 – Messejana / Washington Soares / Papicu
-
066 – Parangaba / Aeroporto / Papicu
Carro
O Centro de Eventos possui uma infraestrutura com mais de 3.200 vagas de estacionamento e os motoristas podem entrar pelo acesso principal na Av. Washington Soares.
Existem vagas no pátio (descoberto) e no subsolo. Vans, motos, micro-ônibus e até caminhões têm espaços nas áreas do pátio, que é amplamente sinalizado.
Se o motorista parar no subsolo ou nas áreas mais afastadas, deve utilizar os túneis de ligação. Eles conectam o estacionamento diretamente aos portões A, B e C do Pavilhão Oeste, protegendo as pessoas do sol ou da chuva, conduzindo os visitantes até o evento.
Vai de bike?
Fortaleza é superamigável para ciclistas, que podem usar a ciclovia que sai da orla, passa pela Avenida Engenheiro Santana Júnior e se conecta à extensa ciclovia da Av. Washington Soares, que passa exatamente na frente do evento.
O complexo conta com diversos paraciclos próximos às entradas, permitindo que o ciclista deixe sua bike em segurança.
Se preferir alugar, o sistema da prefeitura (Bicicletar) possui estações nos arredores, inclusive na porta do Centro de Eventos e na vizinha Universidade de Fortaleza (Unifor).
Patinetes
A cidade também conta com patinetes elétricos, que podem ser alugados. Mas vale lembrar que os patinetes só podem transitar em ciclovias, ciclofaixas e em vias autorizadas. O usuário deve ficar atento às sinalizações.
Não é permitido o tráfego na Av. Beira-Mar e não é permitido o uso do equipamento por mais de uma pessoa.
Próximo ao Centro de Eventos, há locais para parar os patinetes.
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
Policial5 dias atrásPolícia conclui investigação contra quadrilha que investiu R$ 3,5 milhões em mega-assalto frustrado em Confresa; cerco terminou com 18 mortos
-
Policial5 dias atrásAdolescente de 16 anos é atraído por falsa ligação da namorada, sequestrado em VG, espancado e jogado em praça de Cuiabá em estado grave e encontrado pela família cinco dias depois no Pronto Socorro
-
Policial5 dias atrásMotorista de carreta com 50 toneladas de soja diz não saber se moto estava parada ou em movimento em acidente que matou casal na BR-163, Vítimas são identificadas
-
Cidades5 dias atrásIdosos de 75 e 66 anos são presos em flagrante após assassinato brutal de jovem de 20 anos e tentativa de ocultação do corpo em Tapurah
-
Policial6 dias atrás“Estava doidão”, diz ex-companheiro que matou jovem estrangulada com toalha após consumo de cocaína, MDMA e álcool em Sinop, VEJA O VÍDEO
-
Estadual4 dias atrásOperação Pentágono desarticula atuação interestadual e responsabiliza envolvidos no ataque em Confresa
-
Cidades6 dias atrásImagens de circuito interno expõem último homem visto com jovem antes de morte por estrangulamento em Sinop
-
CUIABÁ4 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias








