VÁRZEA GRANDE

Eleição define nova Coordenação do Fórum da Educação de Várzea Grande

Publicados

em

Políticas públicas para avanço da aprendizagem no Município passam pelas discussões desse grupo gestor

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), realizou nessa sexta-feira (27), no Anexo 2 no bairro Marajoara, a eleição para formação da nova Coordenação do Fórum da Educação.

Durante a reunião, participaram mais de 40 pessoas ligadas à rede municipal de educação e outras entidades, que por voto nominal, escolheram presidente e vice, além de secretário (a) e vice-secretário (a).

O Fórum é um espaço de participação da sociedade para formulação da política educacional. São discutidas propostas, análises de projetos no âmbito da educação. Essa coordenação do Município segue as atribuições do Fórum Nacional de Educação (FNE).

Em seu discurso, o subsecretário de Educação, Cultura Esporte e Lazer – e eleito presidente do Fórum – Alexandre Espíndola, enfatizou que representar a classe educacional de Várzea Grande é motivo de orgulho e ainda exaltou a importância do Fórum no desenvolvimento da comunidade escolar de Várzea Grande.

Leia Também:  Refis 2025 com 80% de desconto pode ser pago em cota única

“Tudo isso, graças à dedicação e empenho de várias pessoas que trabalharam durante esse período. Posso falar que esse trabalho é voluntário, aceitamos o convite por que todos que aqui estão amam a educação. Agradeço a todos pela confiança e vamos começar os nossos trabalhos a partir de agora”, destacou o recém-empossado presidente do Fórum.

Vanilda Mendes, coordenadora do Fórum, ressaltou que a importância do trabalho para o desenvolvimento da educação no Município. “Todas as entidades ligadas à educação, representantes da rede educacional que fizeram parte desses dois anos de coordenação do Fórum de Várzea Grande, ajudando a realizar as conferências, exerceram seu papel para contribuir na evolução do ensino municipal”, pontuou.

Foram definidos para nova coordenação do Fórum os nomes:

Presidente – professor Alexandre Espíndola

Vice-presidente – professora Marli de Jesus Arruda

Secretária – professora Lezi Aparecida

Vice-secretária – professora Nelma de Oliveira

Participaram da reunião do Fórum, o superintendente de Gestão, Rafael Medeiros, a superintendente Pedagógica Majô Dias, e outras autoridades.

Leia Também:  Ação de vacinação faz parte de força-tarefa para show do Guns N’ Roses    

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande avança em soluções sustentáveis com visita técnica a biodigestor em Acorizal

Publicados

em

Por

Uma comitiva formada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) de Várzea Grande e do escritório local da Empaer realizou, na última semana, uma visita técnica ao município de Acorizal. O objetivo foi promover a troca de experiências e conhecer de perto um projeto experimental de biodigestor alimentado com dejetos suínos.

A iniciativa está implantada na propriedade do produtor rural João José de Souza, onde o sistema já apresenta resultados concretos. Atualmente, a produção equivale a cerca de três botijões de gás por mês, gerados a partir do reaproveitamento dos resíduos da suinocultura. Além disso, o biofertilizante resultante do processo vem sendo utilizado em plantas frutíferas e pastagens, contribuindo para o aumento da produtividade de forma sustentável.

O investimento inicial para a implantação do biodigestor foi de aproximadamente R$ 10 mil, valor considerado acessível diante dos benefícios econômicos e ambientais proporcionados pela tecnologia.

A visita contou também com a participação dos produtores rurais de Várzea Grande, Orlando de Souza Carvalho e Antônio Torrente, que acompanharam o funcionamento do sistema e avaliaram a viabilidade de implantação em suas propriedades.

Leia Também:  Refis 2025 com 80% de desconto pode ser pago em cota única

O coordenador de Desenvolvimento Rural de Várzea Grande, Leandro Luis da Silva, destacou os ganhos observados com o projeto. “O biodigestor representa uma solução eficiente para o aproveitamento de resíduos, reduz custos com energia e ainda gera um biofertilizante de alta qualidade. É uma alternativa sustentável que pode transformar a realidade do pequeno produtor rural”, afirmou.

Também participaram da visita os técnicos da SEMMADRS Wilson Márcio, Rodrigo Monteiro e Rosano Gabriel. Pela Empaer de Várzea Grande, estiveram presentes Cecília da Silva Rodrigues, Samantha Souza, Antônio Fava, Pedro Carloto e Roberto Damasceno.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar no município. “Estamos buscando soluções viáveis e sustentáveis para levar aos nossos produtores. Essa tecnologia alia economia, preservação ambiental e aumento da produtividade, fatores essenciais para o desenvolvimento rural de Várzea Grande”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA