Turismo

Brasil e Cuba avançam na aproximação bilateral por meio do turismo

Publicados

em

O aumento do fluxo bilateral de visitantes foi um dos assuntos tratados nesta quinta-feira (26,06), no Rio de Janeiro (RJ), pelos ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e de Cuba, Juan Carlos García Granda, que realiza visita institucional ao país.

O encontro, realizado no Museu do Amanhã da capital fluminense, abordou pontos a exemplo do aumento da conectividade aérea, por meio da disponibilização de um voo direto semanal ligando São Paulo (SP) e Havana, capital cubana.

Atualmente, as viagens entre os dois países ocorrem com escalas na Colômbia, México, Panamá e Peru. A reunião também abordou a possível reinauguração no Brasil de um escritório da agência estatal cubana de viagens Havanatur.

A representação teria como objetivo, além de facilitar a oferta de pacotes turísticos mútuos, tratar de temas comerciais, contribuindo para a aquisição de produtos e insumos ao setor turístico cubano

“Este encontro é a confirmação da excelente relação que já temos com Cuba. Estamos discutindo opções para aproximar ainda mais nossos turistas, criar novas perspectivas sobre novos voos. Sabemos da longa história de amizade entre os dois países e vamos trabalhar juntos para retomar a nossa ligação aérea direta, para garantir o fluxo turístico entre as nações”, declarou o ministro Celso Sabino.

Leia Também:  Aprovação do escritório da ONU Turismo para as Américas e o Caribe, torna o Brasil protagonista na representação internacional da região

O encontro desta quinta-feira também teve a participação de Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), e de Heitor Kadri, diretor do Escritório da ONU Turismo para as Américas e o Caribe, no Rio, bem como de autoridades estaduais e municipais.

VISIBILIDADE – A aproximação do Brasil com Cuba ocorre em um momento estratégico do turismo nacional em nível global. Além da unidade da ONU Turismo no Rio – o primeiro para as Américas e o Caribe –, o ministro Celso Sabino preside, ao longo deste ano, o Conselho Executivo da entidade.

O trabalho da representação internacional na capital fluminense envolve o planejamento e a implementação de ações no sentido de aprimorar a qualificação profissional, a promoção de atrativos no exterior, a atração de investimentos e a realização de pesquisas e eventos, entre outras iniciativas.

Atualmente, a ONU Turismo possui apenas dois escritórios no mundo todo: a sede, na cidade de Madri (Espanha), e um regional em Riad, na Arábia Saudita.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Leia Também:  Ministério do Turismo realiza ação em Rondônia e incentiva adesões ao Mapa do Turismo Brasileiro

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:

Turismo

Em Roraima, 60 meios de hospedagem ainda precisam aderir à nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital

Publicados

em

Por

A cinco dias do prazo final de adoção da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) Digital por meios de hospedagem de todo o Brasil, cerca de 88% dos empreendimentos formais de Roraima ainda precisam se adaptar ao sistema.

Desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – e obrigatória a partir de 20 de abril (segunda-feira) –, a plataforma já é operada por 8 dos 68 estabelecimentos regulares do estado, agilizando o check-in dos clientes, eliminando o uso de papel e aumentando a segurança dos dados.

O número de empresas locais adequadas à mudança representa cerca de 12% do total de hotéis, pousadas, resorts e outras atividades do ramo inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

A FNRH Digital proporciona o preenchimento antecipado e automático de dados por meio do sistema Gov.br, podendo ser rapidamente concluído a partir de QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento, além de gerar estatísticas mais precisas sobre o perfil de viajantes.

Leia Também:  #MTurNoVerão convida brasileiros a mostrarem o país pelo seu próprio olhar

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, reforça que a pasta vem orientando meios de hospedagem quanto à adequação e incentiva adesões.

“O Ministério está empenhado em orientar cada empreendimento na transição para o sistema, que qualifica a experiência dos turistas, reduz custos no setor e ainda nos fornece dados mais estratégicos para estruturarmos o futuro do turismo, que vem batendo sucessivos recordes desde 2023 no Brasil. Com esse verdadeiro marco da hotelaria nacional, o governo Lula reafirma o compromisso de consolidar o turismo como um grande motor do desenvolvimento econômico e social, favorecendo fortemente a geração de emprego, renda e inclusão”, frisa o ministro.

A fim de auxiliar o setor na transição, o Ministério do Turismo tem promovido uma série de encontros virtuais com hoteleiros e ações educativas. Uma delas é um vídeo instrucional para os meios de hospedagem seguirem o passo a passo de como aderir à nova ficha. (Acesse AQUI).

O órgão também disponibiliza uma página dedicada exclusivamente a perguntas e respostas frequentes (FAQ), onde interessados podem tirar dúvidas (Acesse AQUI).

MAIS SEGURANÇA – A transição para a FNRH Digital – que no caso de hóspedes estrangeiros não exigirá a necessidade de uma conta Gov.br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações sensíveis seja feito em ambiente criptografado e controlado.

Leia Também:  Ministério do Turismo realiza ação em Rondônia e incentiva adesões ao Mapa do Turismo Brasileiro

Apenas pessoas autorizadas e sistemas governamentais específicos podem acessar o conteúdo, reduzindo drasticamente o risco de vazamento de dados.

O sistema é operacionalizado por meio da Plataforma FNRH Digital. O acesso ocorre tanto pela conta Gov.br quanto por credenciais específicas da plataforma. Já o login dos meios de hospedagem exige conta Gov.br e, também, cadastro regular no Cadastur.

Cada hóspede tem uma ficha online própria, vinculada à sua estada. No caso da presença de menores de 18 anos de idade ou de pessoas incapazes, o registro é associado à FNRH do responsável legal.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA