CUIABÁ
Alunos da rede municipal se divertem com espetáculo gratuíto no Museu do Rio
Alunos da EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo participam, nesta semana, de uma programação cultural especial com o espetáculo “Circo Mágico é Show”, apresentado no auditório do Museu do Rio, em Cuiabá. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e o Núcleo da Primeira-Dama.
Com autorização dos responsáveis, 45 alunos do Pré 1 e Pré 2, com idades entre 4 e 5 anos, do período vespertino, estiveram no evento nesta terça-feira (3). Ao todo, cerca de 200 crianças participam do espetáculo, conduzido pelo ilusionista Dimy, entre os dias 3 e 6 de junho.
Segundo o artista, as crianças interagem com as mágicas, se divertem e têm a imaginação despertada, promovendo o encantamento em um momento fora das telas.
“É um espetáculo visual, interativo, pensado para crianças e adultos. A proposta é tirar as crianças do digital e levá-las para o mundo mágico do circo”, destacou Dimy.
Com direito a pipoca e suco, as crianças aprovaram o espetáculo, demonstrando alegria, surpresa e admiração a cada truque de mágica. Os momentos interativos garantiram a participação ativa do público mirim, promovendo socialização, confiança, curiosidade e muita imaginação.
A primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, que acompanhou o evento, afirmou que o espetáculo encantou não apenas as crianças, mas toda a equipe envolvida na organização. Ela reforçou o compromisso da gestão municipal com o acesso à cultura e à educação desde a infância.
“É uma alegria ver essas crianças vivenciando algo tão especial. Nosso objetivo com essa parceria é abrir portas, despertar sonhos e proporcionar experiências que, muitas vezes, estão fora da realidade cotidiana delas. Cultura é transformação, é educação, é afeto. Investir na infância é, de fato, investir no futuro da nossa cidade”, afirmou.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, destacou a importância da parceria com a Rigolei Produções e o papel ativo da primeira-dama na articulação de ações para públicos como crianças, idosos e mulheres.
“É uma ação com custo zero para a Prefeitura e que garante às nossas crianças o acesso a um espetáculo de nível nacional, além de permitir que conheçam o Museu do Rio e o aquário. A primeira-dama tem articulado junto conosco em busca de parcerias que fazem com que esses momentos únicos aconteçam em nossa cidade”, declarou.
Para a diretora da unidade, Jovilany Gonçalves, a atividade extraclasse amplia o universo cultural dos alunos e enriquece o processo de aprendizagem. A previsão é que 50 crianças por dia acompanhem o espetáculo, em turmas divididas por turno: vespertino nos dias 3 e 5, e matutino nos dias 4 e 6.
“Nessa visita ao circo, as crianças estão tendo uma aula fora da sala, uma vivência completa. Como elas têm entre 4 e 5 anos, é o princípio de tudo. Só o fato de saírem da escola, entrarem no ônibus e viverem algo novo já é um aprendizado. Muitas dessas crianças nunca tiveram acesso a esse tipo de cultura. Agradeço aos pais pela confiança; muitos choraram por liberar os filhos pela primeira vez”, comentou.
#PraCegoVer
A imagem mostra todos os alunos que participaram do espetáculo conduzido pelo ilusionista Dimy, junto aos professores, à diretora e à primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá intensifica mutirão de tapa-buracos em 9 bairros e vias estruturantes
Nesta quarta-feira (22), as equipes de tapa-buracos realizam o serviço nos bairros Residencial Coxipó, Cohab São Gonçalo, Jardim Gramado, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Comodoro, São José e Jardim Buriti, todos na região Sul da Capital. E ainda, no Pedregal, Renascer e demais obras emergenciais em pontos de maior fluxo na cidade, onde surgem demandas de reparo. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, e não parou nem mesmo no feriado do dia 21 de abril, quando quatro equipes mantiveram os trabalhos nos bairros Coophema e Jardim Gramado.
“O Jardim Gramado é um bairro grande, e graças a Deus os buracos são pontuais e a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando no bairro. Na segunda-feira (20), estiveram na Rua Imburana, atuando nos reparos dos buracos, isso é muito bom”, explicou o presidente do bairro Valdenir Arruda de Faria, popularmente conhecido como Viola.
Outras quatro equipes que atuam no mutirão estão tapando buracos nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Jardim Buriti e Jardim Comodoro. Enquanto algumas fazem trechos retos e começos de travessas, “as demais fazem a costura das travessas”, ou seja, seguem o mutirão nas vias transversais do bairro, conforme explicou um dos operadores da equipe. A Rua J-10 seria uma das vias com percurso direto. Mas outras ruas, como a H-8, entre outras, recebem a ação.
Márcio Ramos é morador do bairro São José, que faz divisa com o Jardim Comodoro e Nossa Senhora Aparecida. Ele conhece a realidade do local, mora desde o tempo de criança, época em que não havia asfalto e a região ainda era mato. Para ele, resolvidos os buracos, a preocupação será com a velocidade dos veículos.
“A avenida estava bem feia com tantos buracos e fazia bastante tempo que esperávamos essa benfeitoria. As pessoas se queixavam que estavam caindo com o carro dentro dos buracos, estragando o veículo, furando pneu, essas coisas. Agora, com o tapa-buraco, vai resolver tudo. Mas agora vão acelerar a velocidade, já faziam isso mesmo com buracos. Faltam quebra-molas para dar uma freada nos apressadinhos que gostam de correr”, pontuou.
Lidiane Almeida concorda com a declaração de Márcio, por ser uma avenida em que descem muitos carros e muitos caminhões, por conta da transportadora que tem nas proximidades, portanto, o fluxo é grande. “Aqui não passa ônibus, não é linha de ônibus, mas é uma rua de grande movimento, precisa de um redutor de velocidade”, explicou.
Lidiane revelou que fazia tempo que esperavam pela ação de tapa-buracos. “Faz um bom tempinho. A gente está precisando que deem uma olhada aqui para o nosso bairro, uma melhoria a mais, como o quebra-molas, por exemplo. Mas receber o mutirão de tapa-buracos é muito bom, muito satisfatório. Os moradores é que sabem o quanto faz a diferença”, pontuou.
Além do mutirão em andamento na região Sul, também há equipe executando serviços emergenciais em vias estruturantes, devido ao fluxo intenso de veículos que recebem diariamente.
No feriado
Quatro equipes que atuam no mutirão de tapa-buracos não pararam nem mesmo no dia 21 de abril, feriado nacional que homenageia Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), mártir da Inconfidência Mineira, e atuaram nos bairros Jardim Gramado e Coophema. Entre as ruas atendidas estão: Anápolis, Nova Iguaçu, Marajó, Blumenau, Joinville, Camamu, Barbacena, Tremembé, Maringá e Jundiaí, no Coophema. E as ruas Presidente Prudente, Angico, entre outras, no Jardim Gramado.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cidades6 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA5 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque7 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque6 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Nacional5 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”
-
Policial6 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás“Fim do Fethab 2 reflete nos investimentos de infraestrutura, logística estabilidade econômica em MT” diz Max Russi ao citar momentos de contribuição e dificuldades do Agro, VEJA O VÍDEO
-
Policial4 dias atrásJovens são sequestrados e torturados pelo “tribunal paralelo do crime” e acabam resgatados pela PM em MT









