Esportes

Programas Sociais do Ministério do Esporte serão avaliados pela Comissão de Esporte do Senado

Publicados

em

Os programas Segundo Tempo e Paradesporto Brasil em Rede (PPBR) passarão por avaliação da Comissão de Esporte do Senado Federal (Cesp). A decisão foi tomada pelas oito comissões permanentes da Casa, que definiram 11 políticas públicas a serem analisadas este ano, entre elas os dois programas sociais do Ministério do Esporte. A avaliação reflete uma preocupação legítima com a efetividade das políticas públicas voltadas para o esporte, a inclusão social e o desenvolvimento humano no Brasil.

O PST foi um dos mais relevantes programas sociais do Ministério do Esporte, que, entre 2003 e 2016, beneficiou milhões de pessoas ao investir em núcleos esportivos e na formação de profissionais da área, por meio de parcerias com governos estaduais, municipais e com a sociedade civil. Já o PPBR é um programa que conecta o Ministério do Esporte às universidades e institutos federais, em uma robusta parceria federativa, promovendo a abertura dessas instituições para as comunidades e para a prática do esporte por pessoas com deficiência (PcD), gerando conhecimento acadêmico a partir da prática.

“A avaliação do Segundo Tempo representa um passo fundamental na construção de políticas públicas mais eficientes, transparentes e inclusivas. O PST tem desempenhado papel essencial na promoção do esporte educacional e na inclusão de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Avaliar seu funcionamento, resultados e desafios é uma demonstração de responsabilidade com o dinheiro público, e, sobretudo, com as milhares de famílias que se beneficiam dessa iniciativa”, afirmou o secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social (Sneaelis), Paulo Henrique Cordeiro.

Leia Também:  Grêmio vira o jogo e derrota Atlético-GO na Arena

O colegiado fará duas audiências públicas e analisará dados do Ministério do Esporte, seguindo as orientações dos Requerimentos 6/2025/CEsp e 7/2025, das senadoras Mara Gabrilli e Teresa Leitão. O plano prevê que, até 30 de novembro, seja apresentado o relatório preliminar. Já o relatório final, elaborado pela senadora Teresa Leitão, recomendará aos órgãos governamentais envolvidos sugestões de aprimoramento legislativo.

O secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, também vê como positiva essa avaliação do Legislativo aos programas, em especial ao PPBR. Ele acredita que a iniciativa representa um gesto concreto de valorização das políticas públicas voltadas à inclusão da pessoa com deficiência por meio do esporte.

“Hoje, 11 núcleos do PPBR estão em funcionamento e beneficiam mais de 400 pessoas com deficiência por meio da prática do paradesporto, e nossa expectativa é seguir ampliando esse alcance, com a instalação de pelo menos mais sete novos núcleos em regiões onde ainda não chegamos. Essa avaliação no âmbito do Senado traz legitimidade ao programa, fortalece sua continuidade e nos ajuda a qualificar ainda mais sua execução. Esperamos que o processo gere contribuições valiosas para a consolidação do PPBR como política de Estado, com impacto real na vida de quem mais precisa”, ressaltou o secretário.

Leia Também:  Carol Beltramin é tão bela quanto fera no tênis

Para a diretora de Políticas Públicas do Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ludmila Martins, a partir dos dados, estudos e recomendações da iniciativa, o Ministério do Esporte poderá aprimorar estratégias, corrigir eventuais distorções e até mesmo expandir os impactos positivos dos programas.

“Essa análise vai contribuir para a identificação de pontos fortes e fragilidades do programa e, com isso, aprimorar sua gestão, consecução e execução, além de fortalecer a credibilidade do próprio ministério, atrair mais investimentos, emendas parlamentares, obter apoio político e social e assegurar transparência junto aos órgãos de controle externo e da própria sociedade. Essas avaliações geram um sinal de maturidade e permitem avançar com solidez e eficiência no compromisso social que o ministério tem com a sociedade e com suas políticas públicas”, concluiu Ludmila.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:

Esportes

Corinthians vence o Barra e abre vantagem na Copa do Brasil

Publicados

em

Por

Mesmo utilizando uma formação alternativa, o Corinthians conquistou um importante resultado fora de casa na noite desta terça-feira (21.04). Atuando no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Timão derrotou o Barra-SC por 1 a 0 no jogo de ida da quinta fase da Copa do Brasil. O gol da vitória foi marcado por Jesse Lingard, que balançou as redes pela primeira vez desde sua chegada ao clube.

Com o triunfo, o Corinthians joga pelo empate na partida de volta, marcada para o dia 14 de maio, às 19h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. Caso avance, a equipe garante vaga nas oitavas de final do torneio nacional.

Primeiro tempo movimentado e gol no fim

O início do jogo foi animado, com o Barra se lançando ao ataque e exigindo atenção da defesa corintiana. Logo aos quatro minutos, Henrique arriscou um chute forte de fora da área e levou perigo ao goleiro Kauê, que viu a bola passar muito perto da trave.

O Corinthians respondeu pouco depois. Aos nove minutos, Dieguinho cruzou na área e o goleiro Ewerton saiu mal, deixando a bola viva na entrada da área, mas ninguém conseguiu completar a jogada.

A melhor chance do Timão na primeira etapa surgiu aos 15 minutos, quando Pedro Raul desviou cruzamento para Vitinho, que cabeceou no chão e acertou a trave — porém, o lance já seria invalidado por impedimento.

Leia Também:  COPA SUL-AMERICANA: Governo de MT encaminha pedido para internacionalização temporária do aeroporto até outubro

A rede, no entanto, só balançou nos acréscimos. Aos 46, Matheuzinho cobrou falta na área, a bola desviou e sobrou para Pedro Raul, que tocou para Lingard. O camisa 11 finalizou de primeira e marcou o gol que abriu o placar e garantiu a vantagem corintiana.

Corinthians administra e garante o resultado

No segundo tempo, o Corinthians seguiu criando oportunidades. Aos nove minutos, Vitinho arriscou chute cruzado e obrigou Ewerton a fazer boa defesa. O Barra, com dificuldades para ultrapassar a marcação, tentou de longe aos 18, mas Gabriel Silva não acertou em cheio e facilitou a vida de Kauê.

O Timão voltou a assustar aos 23 minutos, quando Labyad recebeu pela direita, limpou a marcação e bateu rasteiro — novamente parando em Ewerton, que evitou o segundo gol. A equipe catarinense tentou reagir na reta final e chegou com perigo com Saymon, mas o atacante estava impedido no lance.

Sem sofrer grandes sustos, o Corinthians confirmou a vitória e agora depende apenas de um empate no duelo decisivo em casa.

Próximos jogos

Barra
Jogo: Barra x Inter de Limeira
Competição: Série C do Brasileiro – 4ª rodada
Data: 26/04 (domingo), às 17h
Local: Arena Barra FC, Itajaí (SC)

Leia Também:  Fluminense derrota o São Paulo no Maracanã e se mantém fora do Z4

Corinthians
Jogo: Corinthians x Vasco
Competição: Campeonato Brasileiro – 13ª rodada
Data: 26/04 (domingo), às 16h
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)

FICHA TÉCNICA
Barra-SC 0 x 1 Corinthians
Competição Copa do Brasil (5ª fase – jogo de ida)
Local Estádio da Ressacada, Florianópolis (SC)
Data 21 de abril de 2026 (terça-feira)
Horário 21h30 (de Brasília)
Público 14.137 torcedores
Renda R$ 2.620.420,00
Cartões Amarelos Matheus Pereira, Lingard, André Ramalho (Corinthians)
Cartões Vermelhos Nenhum
Gol Lingard, aos 46′ do 1°T (Corinthians)
Árbitro Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes Maira Mastella Moreira (RS); Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Barra-SC Ewerton; Fábio, Jean Pierre, Alemão e Da Rocha; Tetê, Henrique (Pablo Gabriel) e Matheus Barbosa (Marcelinho); Gabriel Silva (Warley), Cléo (Bernabé) e Lucas Vargas (Saymon)
Técnico do Barra-SC Bernardo Franco
Corinthians Kauê; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Angileri; Allan, Matheus Pereira (Raniele) e Lingard (Kaio César); Kayke (Vitinho), Dieguinho (Labyad) e Pedro Raul (Yuri Alberto)
Técnico do Corinthians Fernando Diniz

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA