CUIABÁ

Prefeito Abilio dá 30 dias para Locar resolver crise do lixo em Cuiabá ou enfrentará rompimento de contrato

Publicados

em

*Veja vídeo*

JB News

Por Alisson Gonçalves

A crise na coleta de lixo em Cuiabá atingiu um novo patamar nesta quarta-feira,21, quando o prefeito Abilio Brunini (PL) anunciou, por meio de vídeo divulgado nas redes sociais, que a empresa Locar Saneamento Ambiental foi oficialmente notificada e terá um prazo de 30 dias para corrigir as falhas graves no serviço de coleta de resíduos sólidos.

Caso contrário, a Prefeitura promete dar início ao processo de rescisão do contrato em caráter bilateral.

O ultimato surge após semanas de acúmulo de lixo em diversos bairros da capital, o que tem provocado sérios transtornos à população, como proliferação de insetos, mau cheiro e riscos sanitários.

A insatisfação popular aumentou significativamente, com moradores relatando abandono e descaso.

Segundo a administração municipal, a notificação foi embasada em levantamentos técnicos, denúncias feitas por moradores e dados obtidos através de mapas de cobertura.

A Prefeitura considera que a situação deixou de ser pontual para se tornar um problema estrutural, causado por falhas repetidas da Locar no cumprimento das obrigações contratuais.

Leia Também:  Vereador preso acusado de abusar de sete crianças e adolescentes, é "bolsonarista raiz", e se utilizava de status social de médico para cometer crimes sexuais

Abilio criticou duramente a atuação da empresa, apontando que, apesar de bem remunerada pelos cofres públicos, a Locar tem se mostrado incapaz de garantir o serviço básico de forma eficiente.

“Se em 30 dias a empresa não mostrar capacidade em realizar a coleta adequada do lixo em Cuiabá, vamos iniciar o processo de rompimento bilateral do contrato”, declarou o prefeito.

A gestão também reforçou o apelo para que a população continue a denunciar irregularidades, enfatizando que a colaboração dos cidadãos será fundamental para fiscalizar a atuação da prestadora de serviços.

“Usamos mapas e denúncias da população para mostrar as falhas graves em vários bairros. Se não houver melhora, vamos romper o contrato! Contamos com vocês para seguir fiscalizando e denunciando”, disse Abilio.

Veja :

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Parceria entre Prefeitura e Estado prevê revitalização de 20 campos de futebol em Cuiabá

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso firmaram parceria para a revitalização de 20 campos de futebol na capital. A proposta prevê a recuperação completa de espaços esportivos em diferentes bairros, com foco na ampliação do acesso ao lazer e no incentivo à prática esportiva.

De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa busca levar infraestrutura adequada às comunidades, com melhorias que garantam segurança, iluminação e melhores condições de uso. A ação também é apresentada como estratégia de promoção da saúde pública e do bem-estar social, ao estimular atividades físicas em áreas urbanas. “Estamos dando mais um passo importante para cuidar dos nossos bairros. Firmamos parceria com a Prefeitura de Cuiabá para revitalizar quadras e campos de futebol, devolvendo esses espaços para famílias, crianças e jovens”, disse o governador Otaviano Pivetta.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, afirma que o convênio prioriza a requalificação de espaços atualmente degradados. Segundo ele, os campos receberão grama sintética, iluminação e estruturas de proteção, permitindo o uso em horários ampliados. “O convênio foi firmado para a manutenção e revitalização dos campos de futebol degradados da nossa cidade. Serão vinte novos campos de grama sintética, equipados com iluminação e proteção, permitindo que a prática esportiva ocorra durante as 24 horas do dia, se necessário”, declarou.

Leia Também:  “Tião quem construiu essa Flávia, ele que resolva nossos problemas com ela” Dispara vereadora de VG

A parceria entre município e Estado se soma a um conjunto de ações executadas desde o ano passado. Apenas em 2026, a Prefeitura já realizou a entrega de dezenas de espaços revitalizados. Um dos exemplos recentes é a Praça do Baú, que passou por limpeza, pintura, poda de árvores, reforço na iluminação e recuperação de estruturas, alcançando a marca de 36 áreas requalificadas.

Moradores relatam mudanças na rotina após as intervenções. A aposentada Joanete Cunha Matos Ajala, de 71 anos, destacou a melhoria na segurança e no uso do espaço público. “Agora está tudo iluminado, mais visível, o que ajuda a afastar pessoas mal-intencionadas”, afirmou. Outro morador, Túlio, avaliou que a revitalização permite a retomada de atividades esportivas e de convivência, especialmente entre jovens.

Apesar dos avanços, a própria gestão reconhece que parte dos espaços esportivos da capital permaneceu por anos sem manutenção, o que gerou demandas acumuladas em diferentes regiões. A continuidade das revitalizações e a manutenção dos equipamentos entregues são apontadas como desafios para garantir a efetividade das ações a longo prazo.

Leia Também:  Primeira-dama Kika Dorileo Baracat implanta a primeira horta comunitária em VG

Com o novo pacote de intervenções, a expectativa é ampliar o alcance das políticas públicas de esporte e lazer em Cuiabá, especialmente em bairros que historicamente enfrentam carência de infraestrutura adequada para atividades comunitárias.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA