EDUCAÇÃO
Escolas mobilizam alunos para o Enem 2025
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já começou. Neste momento, as escolas assumem o papel fundamental de incentivar os estudantes concluintes a participarem do exame e, melhor ainda, a fazê-lo de forma gratuita. O envolvimento de diretores, coordenadores pedagógicos e professores é essencial para que os alunos vejam o Enem como uma oportunidade de ingresso na educação superior.
Com um planejamento detalhado e ações contínuas ao longo do ano letivo, uma escola da rede estadual de Goiás tem se destacado na mobilização dos estudantes para o Enem 2025. A proposta vai além de preparar para a prova: busca conscientizar e engajar os alunos acerca da importância do exame para o seu futuro acadêmico e profissional.
O Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado em Goiânia, tem investido em uma série de iniciativas, que vão desde simulados mensais e aulões preparatórios até o uso de tecnologia educacional com inteligência artificial voltada ao desenvolvimento de competências essenciais, como leitura, escrita, pensamento crítico e criatividade.
Segundo a diretora do Colégio, Ana Catarina de Assis, o engajamento segue um cronograma anual com metas definidas que envolve planejamento de aulas focado nas competências cobradas pelo exame, reuniões com a equipe docente, aulões preparatórios, simulados e monitoramento do desempenho dos alunos.
“Os professores têm trabalhado em conjunto com os coordenadores pedagógicos para criar um ambiente de apoio. Eles oferecem tutoriais e aulas extras focadas nas áreas mais desafiadoras do exame”, destacou. Além disso, a direção escolar estimula os educadores a manterem um diálogo aberto com os estudantes sobre suas dúvidas e preocupações em relação ao Enem 2025.
“A escola desempenha um papel fundamental na conscientização dos alunos, pois é o ambiente onde eles recebem orientação e informações relevantes sobre o Enem. É nossa responsabilidade não apenas preparar os alunos academicamente, mas também ajudá-los a entender como o exame pode abrir portas para o futuro deles”, concluiu a diretora.
O estudante Lukas Vinícius de Souza faz parte do grupo de estudantes que solicitou a isenção da taxa de inscrição do Enem. Para ele, o processo foi simples. “Recebi auxílio da escola por meio de tutoriais e instruções didáticas que facilitaram a compreensão de todos os passos. Isso fez toda a diferença”, conta.
Segundo Lukas, questões familiares e sociais foram determinantes para a solicitação da isenção. A gratuidade da inscrição representa uma oportunidade para estudantes que, assim como ele, veem no Enem 2025 uma chance para o futuro.
Isenção – Os interessados em pedir isenção da taxa de inscrição do exame e justificar ausência na edição de 2024 devem realizar os procedimentos pela Página do Participante até o dia 25 de abril.
Está prevista gratuidade para pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:
-
Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
-
Pessoas que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
-
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
Os participantes do programa Pé-de-Meia também podem solicitar isenção da taxa de inscrição.
Já a justificativa de ausência é para o participante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição no Enem 2024, mas faltou aos dois dias de aplicação e deseja pedir isenção na edição de 2025. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio. O período de recursos para quem tiver o pedido negado será de 12 a 16 de maio.
Vale destacar que a aprovação da solicitação de isenção e da justificativa de ausência não garante a participação no exame. Os interessados devem realizar a inscrição no exame, posteriormente, na Página do Participante.
Confira o cronograma abaixo:
Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência – 14 a 25 de abril
Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência – 12 de maio
Período de recursos – 12 a 16 de maio
Resultado dos recursos – 22 de maio
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Fonte: Ministério da Educação
EDUCAÇÃO
MEC se reúne com Ministério da Educação Superior de Cuba
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, reuniu-se nesta quarta-feira, 22 de abril, em Brasília (DF), com o ministro da Educação Superior de Cuba, Walter Baluja García, para discutir o fortalecimento da cooperação educacional entre os dois países. O encontro abordou iniciativas conjuntas nas áreas de educação superior, mobilidade acadêmica, pesquisa e políticas públicas educacionais, incluindo a alimentação escolar.
Por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério de Educação Superior da República de Cuba (MEC-Cuba) assinaram uma carta de compromisso para o lançamento de novos editais, em abril de 2026, do Programa Cátedra Jorge Amado. Os editais promoverão o intercâmbio de estudantes e pesquisadores brasileiros e cubanos nas modalidades de cátedra, doutorado sanduíche e pós-doutorado, incentivando a pesquisa em cultura e literatura, além de contribuir para a formação de professores e cientistas.
Na ocasião, foram apresentadas também as ações de implementação do plano de ação elaborado em seguimento ao 1º Encontro de Alto Nível Brasil-Cuba sobre Políticas Públicas em Proteção Social, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O plano é de autoria conjunta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao MEC, e será executado por meio de cooperação trilateral (Brasil-FAO-Cuba).
Os objetivos do plano contemplam medidas voltadas à qualificação da alimentação escolar, incluindo a diversificação nutricional dos cardápios com base em alimentos frescos, locais e sazonais; o fortalecimento da infraestrutura das unidades escolares para o preparo adequado das refeições; e a implementação e consolidação de hortas escolares pedagógicas, contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Além disso, prevê a disponibilização de insumos, materiais e sistemas de apoio à produção, bem como o desenvolvimento de guias metodológicos para docentes, de modo a assegurar a sustentabilidade e a replicabilidade das ações. Nesse modelo, adicionalmente, os países estudam a elaboração de um plano de ação para aquisição e elaboração de livros e materiais didáticos.
Durante a reunião, também foram destacadas oportunidades para ampliar a troca de experiências entre instituições de ensino e promover a formação de estudantes e pesquisadores, por meio de programas de mobilidade acadêmica, projetos de pesquisa conjuntos e iniciativas de cooperação voltadas ao desenvolvimento científico e educacional. Os ministros trocaram, ainda, perspectivas sobre desafios comuns na educação superior, como a formação de professores, modernização de materiais didáticos e ampliação de oportunidades para estudantes.
Participaram do encontro o assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, Felipe Heimburger; e, compondo a delegação cubana, o embaixador Victor Manuel Cairo Palomo, a diretora de Relações Internacionais, Maria Victoria Villavicencio, e a conselheira da Embaixada de Cuba, Indira Herrera Yera. Também estiveram presentes representantes de secretarias do MEC; da Capes; do FNDE; da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); e da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Relação bilateral – A cooperação educacional entre Brasil e Cuba tem como foco a formação de recursos humanos de alto nível, o intercâmbio acadêmico e o desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre instituições de ensino superior dos dois países.
A relação começou a se estruturar em 2007, com a criação de programas específicos voltados à qualificação de docentes e pesquisadores cubanos em universidades brasileiras. Entre os principais instrumentos dessa parceria estão os programas Capes/MES-Cuba – Docentes e Capes/MES-Cuba – Projetos.
O primeiro programa é voltado à formação individual de professores universitários cubanos, oferecendo bolsas para doutorado-sanduíche e pós-doutorado no Brasil, com benefícios como mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e seguro saúde. Já a modalidade Projetos apoia o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior brasileiras e cubanas, com financiamento para missões de trabalho, bolsas acadêmicas e atividades de cooperação científica nas diversas áreas do conhecimento.
Em 2024, a Capes e o Ministério da Educação Superior de Cuba firmaram um novo acordo de cooperação e dois planos de trabalho que viabilizaram a retomada dessas iniciativas, ampliando as oportunidades de mobilidade acadêmica e de colaboração científica entre os países. Outro destaque recente da parceria é a criação da Cátedra Jorge Amado, iniciativa desenvolvida em cooperação com a Universidade de Havana.
Além dessas iniciativas, Cuba também participa do Programa de Estudantes-Convênio, nas modalidades pós-graduação (PEC-PG), que oferece oportunidades de formação em cursos de pós-graduação no Brasil, e graduação (PEC-G), que permite a realização de cursos completos de ensino superior em universidades brasileiras sem cobrança de mensalidades.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria para Assuntos Internacionais (AI)
Fonte: Ministério da Educação
-
Cidades6 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA6 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque7 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Nacional6 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”
-
Policial7 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
Policial5 dias atrásMotociclista morre após ser atingido por caminhonete durante perseguição policial em Rondonópolis
-
Policial5 dias atrásPM recupera revólver roubado do IML após fuga e confronto com suspeito em Cuiabá
-
AGRONEGÓCIOS7 dias atrás“Fim do Fethab 2 reflete nos investimentos de infraestrutura, logística estabilidade econômica em MT” diz Max Russi ao citar momentos de contribuição e dificuldades do Agro, VEJA O VÍDEO











