VÁRZEA GRANDE
Prefeitura alerta população sobre cuidados durante as fortes chuvas
Equipes de várias secretarias estão monitorando área vulneráveis de Várzea Grande. A Defesa Civil Municipal está de plantão 24 horas e pode ser acionada pelo telefone (65) 98475-7112
Com a previsão de tempestades intensas nos próximos dias em Várzea Grande, as Secretarias Municipais de Viação, Obras e Urbanismo e Defesa Social reforçam as orientações para que a população adote medidas preventivas e saiba como agir em situações de emergência.
O secretário municipal de Defesa Social, Louriney dos Santos Silva, destaca que os bairros Construmat e Carrapicho já registraram alagamentos durante as chuvas da última terça-feira e alerta para os principais riscos nesse período: “Alagamentos, raios, ventos fortes com queda de árvores, queda da rede de energia”.
Para evitar transtornos maiores, a Defesa Civil municipal está realizando ações emergenciais, como monitoramento de córregos e solicitação de limpeza quando necessário, cadastramento de famílias em áreas de risco e avaliação técnica dos locais mais vulneráveis.
Atualmente, são monitoradas 992 residências que ficam em regiões de alagamento em diversos bairros de Várzea Grande.
O secretário Louriney ressalta a importância da colaboração da população, principalmente dos moradores de regiões próximas a córregos ou com histórico de alagamentos. “Não descartar lixo, principalmente na beira dos córregos, quando perceber risco de transbordamento evacuar a área sob ameaça e procurar um local seguro, principalmente à noite, pois a visibilidade fica reduzida. Observar constantemente o nível dos córregos, ficar atento aos alertas que a Defesa Civil emite sobre a previsão do tempo e comunicar imediatamente a Defesa Civil Municipal caso perceba algo fora do normal”, pontuou o secretário da pasta.
Em casos de queda de energia, a orientação é entrar em contato imediatamente com a Energisa. Já em situações envolvendo queda de árvores ou outros riscos, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil. O secretário reforça ainda as orientações gerais para os próximos dias. “Procurar lugar coberto e abrigado em caso de tempestade, comunicar a Defesa Civil imediatamente quando identificar algum desastre e evitar descarte de lixo de forma irregular”, reforçou Louriney dos Santos.
A Defesa Civil Municipal está de plantão 24 horas e pode ser acionada pelo telefone (65) 98475-7112. Além disso, a Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo está monitorando as vias da cidade e realizando serviços de drenagem para minimizar os pontos de alagamento.
A população pode contribuir adotando medidas preventivas e seguindo as orientações oficiais, garantindo assim maior segurança para todos durante este período de chuvas intensas.
Serviço:
– Defesa Civil Várzea Grande: (65) 98475-7112 (plantão 24h)
– Energisa (falta de energia): 0800 647 0120
– Corpo de Bombeiros: 193
VÁRZEA GRANDE
“Em até seis meses não teremos mais esse problema”, garante prefeita
Atenta e sensível às reclamações da população, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou que em seis meses, a situação da malha viária do município será completamente diferente. Alvo de críticas históricas dos munícipes, os buracos devem ser extintos em uma mega-ação envolvendo a Secretaria Municipal de Viação e Obras (SMVO) e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) iniciada neste mês de abril.
Em entrevista ao Programa Opinião, da TV Pantanal, Moretti anunciou que uma força-tarefa foi empenhada no Paço Couto Magalhães para atender cada demanda que chega ao gabinete.
Flávia Moretti, afirmou que o município vive uma nova fase de investimentos em infraestrutura e pavimentação, com foco na melhoria e no combate definitivo aos problemas que há anos castigam bairros e avenidas da cidade.
De acordo com a gestora, a Prefeitura recentemente concluiu a licitação para aquisição de massa asfáltica e promoveu a troca da empresa fornecedora, após avaliação técnica da Secretaria de Viação e Obras apontar baixa qualidade do material utilizado anteriormente.
“Concluímos a licitação da massa asfáltica e a troca da empresa de massa asfáltica, que era de péssima qualidade. Agora estamos com nova empresa, novos insumos e seguimos um plano de ação”, destacou. A prefeita garantiu que o objetivo é dar uma resposta rápida à população e acabar com o cenário de ruas esburacadas. “Tenho certeza que em três a seis meses a realidade é que não teremos mais problemas de buracos em Várzea Grande. Vamos fazer o plano de ação”.
Além das obras já em andamento, a prefeitura está na fase de contratação de uma empresa ligada à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para realizar um levantamento técnico detalhado e mapear todas as áreas que precisam de tapa-buraco, recapeamento e microrevestimento.
O estudo deve começar em até 20 dias, mas a prefeita reforçou que as ações já são desenvolvidas pelas pastas competentes.
A prefeita ressaltou que o trabalho não será apenas “tapa-buraco”, mas sim um plano estruturado que envolve correção de vazamentos, drenagem e recapeamento completo em regiões onde o problema é recorrente.
Ela citou como exemplo bairros como Paiaguás, onde anteriormente foi aplicada camada de asfalto sem a devida intervenção na drenagem, o que acelerou a deterioração das vias.
Outro anúncio importante foi o envio de recursos do Governo do Estado para reforçar as ações de recuperação asfáltica. Segundo a prefeita, Várzea Grande receberá R$ 17 milhões para microrevestimento, o que permitirá atender dezenas de ruas em diferentes regiões do município.
Bairros já programados para receber asfalto Entre as regiões citadas como prioridade no cronograma de obras estão:
• Vila Operária
• Capela do Piçarrão
• Mapim
• Santa Terezinha
• Marajoara
• Eliane Gomes
• Monte Castelo
• Jardim Alá
• Grande Cristo Rei
• São Simão
• Ouro Verde
• Vitória Régia
• Costa Verde
• Jardim Paula
• Engordador
Galeria de Fotos (1 foto)
-
Policial4 dias atrásPolícia conclui investigação contra quadrilha que investiu R$ 3,5 milhões em mega-assalto frustrado em Confresa; cerco terminou com 18 mortos
-
Policial6 dias atrásTRAGÉDIA EM DOSE DUPLA: sargento da PM morre com tiro na cabeça após contestar morte do filho e caso aprofunda mistério em Mato Grosso
-
Policial6 dias atrásPivetta aposta em polícia comunitária nos maiores municípios e a reorganização do efetivo para conter avanço do crime em MT, VEJA
-
Policial4 dias atrásAdolescente de 16 anos é atraído por falsa ligação da namorada, sequestrado em VG, espancado e jogado em praça de Cuiabá em estado grave e encontrado pela família cinco dias depois no Pronto Socorro
-
Policial4 dias atrásMotorista de carreta com 50 toneladas de soja diz não saber se moto estava parada ou em movimento em acidente que matou casal na BR-163, Vítimas são identificadas
-
Cidades4 dias atrásIdosos de 75 e 66 anos são presos em flagrante após assassinato brutal de jovem de 20 anos e tentativa de ocultação do corpo em Tapurah
-
Policial5 dias atrás“Estava doidão”, diz ex-companheiro que matou jovem estrangulada com toalha após consumo de cocaína, MDMA e álcool em Sinop, VEJA O VÍDEO
-
Destaque6 dias atrásDesembargador reverte absolvição e condena irmãos por desvio milionário na Assembleia Legislativa de Mato Grosso








