VÁRZEA GRANDE
Gestão Flávia-Tião destrava projetos contatados há 13 anos
Corregedor nacional do MP esteve ontem em Várzea Grande visitando unidades com cronograma totalmente comprometido nos bairros Nova Ipê e Novo Mundo
O corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Ângelo Fabiano da Costa, esteve em Várzea Grande ontem, 1º, para visitar as obras de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que estão sendo executadas no Município. As visitas ocorreram nos canteiros das Creche/Pré-Escolas, tipo 1, dos bairros Jardim Novo Mundo e Nova Ipê.
O vice-prefeito Tião da Zaeli revelou que, no início da gestão foram feitos levantamentos para conhecer a real situação de várias obras da Educação em Várzea Grande. A ação revelou a existência de nove obras contratadas com recursos federais. Desse total, quatro creches foram entregues, restando ainda cinco com cronograma de execução totalmente comprometido (todas com cláusulas suspensivas, erros e inconformidades técnicas ao longo de todo período).
“Assim que assumimos a Prefeitura em janeiro, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Superintendência de Gestão Escolar, realizou uma força-tarefa para regularizar as pendências, entraves, ajustando e preparando a parte técnica e burocrática para a retomada das obras, com a realização das medições e o reembolso dos recursos até então bloqueados” explicou o vice-prefeito, reforçando que a presença e parceria com o Ministério Público é importante na fiscalização e na cobrança do andamento das obras.
As obras do PAC 2, modelo Pró-infância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foram contratadas em 2012, licitadas inicialmente em 2014, paralisadas, licitadas outras vezes e atualmente se encontram em fase de acabamento.
O corregedor explicou que o órgão está realizando a 16ª Correição Ordinária em direitos fundamentais por todo país, realizada pela Corregedoria Nacional do Ministério Público em parceria com os Ministérios Públicos regionais, verificando a regularidade e a qualidade da atuação do Ministério Público na esfera dos direitos básicos, como Educação Infantil, proteção da criança e do adolescente e o combate à violência doméstica.
“Nossa visita às obras dessas creches tem como objetivo o diálogo com a prefeita e com o vice-prefeito no sentido de encontrar soluções para ampliar a geração de novas vagas para crianças nas creches e também na pré-escola, e com isso contribuir para a redução do número de crianças na fila de espera por uma vaga na rede municipal” afirmou.
O promotor de Justiça de Várzea Grande, Douglas Lingiardi Strachicini, disse que a presença da Corregedoria Nacional do MP tem caráter orientativo para a gestão municipal, “especialmente uma gestão nova, que está assumindo agora e empenhada em resolver os problemas na área educacional em razão do déficit histórico de vagas de creches e pré-escola”.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Pe. Edson Sestari, acredita que a atenção do Ministério Público para a busca pela conclusão das obras de escolas e creches vem ao encontro das políticas públicas propostas pela gestão Flavia Moretti/Tião da Zaeli que é a busca por zerar a fila de espera da rede municipal. “Esse trabalho em conjunto de visitas e acompanhamento que o MP realiza é significativo para mostrar que estamos retomando uma série de obras para atender essa demanda que é histórica em Várzea Grande” finalizou
O secretário reforçou ainda que, somente após esse trabalho realizado pela Secretaria de Educação, as obras puderam ter continuidade, com a entrega das obras das duas creches prevista para o mês de maio, em comemoração aos 158 anos de Várzea Grande.
A visita do corregedor nacional do MP a Várzea Grande foi acompanhada pelo Dr. Rodrigo Fonseca Costa Procurador Geral de Justiça de MT.
VÁRZEA GRANDE
Operação apreende mais de 7 mil garrafas de whisky com suspeitas de contaminação
As amostras foram encaminhadas ao Lacen, responsável por identificar se há presença de metanol ou outra substância tóxica nas bebidas. O resultado do laudo ainda não tem data prevista
Equipes da Vigilância Sanitária do Estado e do Município de Várzea Grande, Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Polícia Civil e Politec, realizaram, na manhã desta sexta-feira (24), uma operação de fiscalização em um depósito de uma grande rede atacadista, localizada na Avenida Júlio Campos, em Várzea Grande.
A ação teve como objetivo localizar e apreender um lote de whisky suspeito de estar relacionado aos casos de intoxicação por metanol registrados no Estado. Esse mesmo lote teria sido consumido por um empresário do município de Água Boa, que está internado em Goiânia, em tratamento, após ter a visão comprometida em decorrência da intoxicação.
Durante a operação, as equipes encontraram e apreenderam mais de 7 mil garrafas da bebida que foram lacradas e separadas. A rede atacadista foi nomeada como fiel depositária da carga até a conclusão das análises laboratoriais.
As amostras do produto foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen), responsável por identificar se há presença de metanol ou outra substância tóxica nas bebidas. O resultado do laudo ainda não tem data prevista.
De acordo com o delegado titular da Decon, Rogério Ferreira, ainda não há confirmação de falsificação da bebida, mas foram encontradas divergências entre os números de lote das caixas e das garrafas, o que motivou a retirada preventiva do mercado.
“Por precaução, o produto está sendo recolhido até a conclusão dos exames. Caso o resultado confirme adulteração, a bebida será apreendida e destinada ao descarte correto. Se o laudo for negativo, ela poderá retornar à comercialização”, explicou.
As investigações tiveram início após denúncias recebidas entre os dias 22 e 23 de outubro, quando delegacias de Água Boa, Nova Xavantina e Barra do Garças realizaram operações de fiscalização e apreensão de bebidas suspeitas de adulteração. As denúncias surgiram depois que várias pessoas passaram mal na região do Araguaia, entre os dias 11 e 14 de outubro, após o consumo da mesma marca de whisky.
O superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Carlos Valadares, informou que, diante da confirmação do primeiro caso e de novos casos suspeitos no Município, vão ser intensificadas as ações de fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.
“As equipes da Vigilância Sanitária farão inspeções em bares, distribuidoras e depósitos, com o objetivo de identificar produtos adulterados e retirá-los de circulação, garantindo a segurança da população”, destacou.
A secretaria municipal de saúde reforça o alerta à população sobre os riscos de consumir bebidas de origem duvidosa e orienta que qualquer suspeita seja imediatamente comunicada à Vigilância Sanitária Municipal (65 98464-5062) ou à Polícia Civil (65 3614-6211).
Galeria de Fotos (4 fotos)
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrásProdutores de arroz protestam com sacas de grãos em frente ao Banco do Brasil no Paraná
-
CUIABÁ4 dias atrásVice-governador afirma que BUD pode coexistir com BRT em Cuiabá e VG; VEJA O VÍDEO
-
Destaque4 dias atrásTJMT reconhece irregularidades em consignados e determina revisão de juros abusivos em contratos com servidores públicos
-
Policial4 dias atrásMotorista causa acidente e foge após atingir carro com pai e bebê
-
Cidades4 dias atrásApós calote milionário, Justiça manda penhorar bens de loja de celulares em Cuiabá
-
CUIABÁ6 dias atrásMax Russi denuncia abuso contra servidores e defende responsabilização do Estado em esquema de empréstimos
-
Destaque3 dias atrásPerícia de imagem foi decisiva para identificar golpista em fraude contra aposentados
-
EDUCAÇÃO6 dias atrásMEC anuncia mais investimentos para cursinhos populares









