Política Estadual

Thiago Silva reforça compromisso em defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Publicados

em

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem liderado iniciativas que promovem mais dignidade e qualidade de vida para as pessoas autistas. Dentre suas ações, estão a a destinação de emendas parlamentares para prefeituras, entidades e associações que atuam na causa, com a destinação de recursos para melhorias estruturais, aquisição de equipamentos e instalação de salas sensoriais e espaços de inclusão pedagógica. Outra iniciativa é o Projeto de Lei nº 2211/2023, que prevê a criação da unidade móvel “AutismoCare”. O projeto visa proporcionar atendimentos itinerantes, exames e apoio especializado para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), levando assistência a diversas regiões do estado e garantindo que os autistas tenham acesso a cuidados essenciais de forma mais acessível e eficaz.

Silva é também autor da Lei nº 11.785/2022, que tornou a Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno Autista (Arpta) uma entidade de utilidade pública estadual. Essa medida fortalece a atuação da associação, permitindo maior captação de recursos e ampliação dos serviços oferecidos aos autistas e seus familiares.

O parlamentar também propôs o Projeto de Lei nº 275/2025, que dispõe sobre a reserva de vagas de estacionamento para pessoas com TEA em órgãos públicos estaduais. Essa medida busca garantir mais autonomia para as pessoas autistas e seus familiares, facilitando o deslocamento e o acesso aos serviços públicos, como o caso de Hospitais Regionais e unidades escolares.

Leia Também:  Rede de hotéis oferece desconto para participantes do 2° Tour de Cuiabá

Além disso, apresentou a Indicação nº 4858/2024, que solicita a criação de Centros Especializados em Atendimento para as crianças autistas nos polos regionais de Mato Grosso. Essa proposta visa descentralizar o atendimento, garantindo que famílias de diferentes regiões tenham acesso a suporte médico, terapêutico e educacional sem a necessidade de longos deslocamentos.

O deputado reafirma seu compromisso com a pauta e destaca a importância de políticas públicas eficazes para melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA.

“A inclusão é um direito fundamental e precisamos garantir que os autistas e suas famílias tenham o suporte necessário do poder público. Continuarei trabalhando para que nossas propostas se tornem realidade e tragam impactos positivos na vida de milhares de pessoas”, enfatizou.

Com as iniciativas, o parlamentar reforça a missão de transformar o estado em um ambiente mais acessível e acolhedor para as pessoas com autismo, promovendo inclusão e mais dignidade.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:

Política Estadual

Mato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia

Publicados

em

Por

O Governo de Mato Grosso sancionou a Lei nº 13.283, de 14 de abril de 2026, que proíbe a realização de visitas íntimas para condenados por crimes de feminicídio, estupro e pedofilia, desde que haja sentença transitada em julgado. A norma, de autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (MDB), foi publicada em edição extra do Diário Oficial e já está em vigor.

A nova legislação estabelece que a vedação se aplica exclusivamente aos detentos com condenação definitiva, ou seja, quando não há mais possibilidade de recurso judicial. A medida não interfere nas visitas sociais, que continuam sendo permitidas nos termos da Lei de Execução Penal. De acordo com o texto, considera-se visita íntima aquela realizada fora do alcance de monitoramento e vigilância dos servidores do sistema prisional, em ambiente reservado e sem a presença de terceiros.

A proposta busca reforçar o caráter punitivo e pedagógico da pena, além de contribuir para a segurança dentro das unidades prisionais. Entre os pontos elencados na justificativa do projeto estão os riscos associados à prática, como a entrada de objetos ilícitos, a disseminação de doenças e a facilitação de atividades criminosas no interior dos presídios.

Leia Também:  Rede de hotéis oferece desconto para participantes do 2° Tour de Cuiabá

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) destacou que a sanção da lei, logo nos primeiros dias à frente do Executivo estadual, sinaliza o direcionamento da atual gestão no enfrentamento à criminalidade e no fortalecimento das políticas de segurança pública.

“A sanção desta lei reafirma o compromisso do Estado com o enfrentamento firme à violência e com a proteção da sociedade, especialmente das mulheres e das crianças. Estamos tratando de crimes graves, que exigem respostas claras do poder público. Essa medida também contribui para o fortalecimento da disciplina e da segurança no sistema penitenciário de Mato Grosso”, pontuou.

Autor da proposta, o deputado Eduardo Botelho avaliou que a iniciativa representa um avanço no enfrentamento à violência e na responsabilização de condenados por crimes graves.

“A visita íntima não é um direito absoluto do apenado. Estamos tratando de crimes extremamente graves, que violam direitos fundamentais, especialmente de mulheres e crianças. Essa medida fortalece o caráter punitivo da pena e corrige uma distorção, ao impedir que condenados por esse tipo de crime tenham acesso a um benefício que não condiz com a gravidade dos atos praticados”, argumentou o parlamentar.

Leia Também:  Assembleia Legislativa lança 1º Prêmio de Jornalismo

Botelho acrescentou que a sanção da lei consolida o compromisso do Estado de Mato Grosso com o enfrentamento à violência e a adoção de medidas que ampliem a segurança e a efetividade do sistema prisional. O deputado ainda ressaltou que a legislação está alinhada a práticas adotadas em outros países e respeita a competência dos estados para regulamentar o sistema penitenciário, sem interferir na estrutura do Poder Executivo.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA