AGRONEGÓCIOS
Missão do Mapa nos Emirados Árabes fortalece exportações e abre novas oportunidades para o agro brasileiro
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) concluiu com sucesso a missão oficial aos Emirados Árabes Unidos, realizada entre os dias 17 e 19 de fevereiro. A agenda foi marcada pela participação na Gulfood 2025 – a maior feira de alimentos e bebidas do mundo árabe – e por reuniões bilaterais estratégicas que reforçam a presença do Brasil no mercado internacional.
Abertura de pavilhões brasileiros na Gulfood
No primeiro dia da missão, a comitiva brasileira participou da inauguração do Pavilhão Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que reuniu mais de 120 empresas nacionais em sete pavilhões temáticos. A agenda incluiu também a abertura do Pavilhão Brazilian Beef, liderado pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), e do Pavilhão Superfoods, liderado pela Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), ambos em parceria com a ApexBrasil.
Outros projetos importantes, como o Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck, coordenados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), também foram lançados, destacando a diversidade e a qualidade dos produtos brasileiros no mercado árabe.
Visitas técnicas e reuniões bilaterais
O segundo dia foi marcado por uma visita técnica à planta da BRF, localizada na zona industrial de Kizad, em Abu Dhabi. A delegação conheceu as operações da empresa na região e as linhas de produção que abastecem o mercado emirático e outros países do Oriente Médio, como Omã, Iraque e Kuwait.
Além disso, foi realizada uma reunião bilateral com autoridades dos Emirados Árabes, abordando temas estratégicos para o comércio bilateral, como: a apresentação da primeira adida agrícola do Brasil nos Emirados, Vanessa de Jesus; as expectativas em torno do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e os Emirados Árabes; questões técnicas relacionadas às certificações de exportação; e a retomada das exportações de estabelecimentos com SIFs suspensos.
No terceiro dia, a comitiva visitou a planta de processados da Seara Brasil e participou de reuniões estratégicas no âmbito da feira, reforçando o compromisso do Mapa em ampliar a presença brasileira no mercado árabe.
Compromisso com a expansão de mercados
A participação brasileira na Gulfood 2025 reafirma o alinhamento do Ministério da Agricultura e Pecuária com as diretrizes do ministro Carlos Fávaro, que prioriza a ampliação de mercados internacionais para o agro brasileiro, sempre com foco na sustentabilidade e na qualidade dos produtos exportados.
O Mapa segue trabalhando para abrir novos mercados, fortalecer as exportações e garantir que o agronegócio brasileiro continue conquistando espaço e reconhecimento global.
Informações à imprensa
[email protected]
AGRONEGÓCIOS
MPA participa da Seafood Expo Global 2026 para ampliar mercados e fortalecer a imagem do pescado brasileiro
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) participa, entre os dias 21 e 23 de abril, da Seafood Expo Global 2026, em Barcelona, na Espanha, considerada a principal feira mundial do setor de pescados e aquicultura. A missão oficial é chefiada pelo ministro Rivetla Edipo Araujo Cruz, acompanhado por representantes técnicos da pasta.
A presença brasileira no evento integra os esforços do Governo Federal para fortalecer a inserção internacional do pescado brasileiro, ampliar oportunidades comerciais e avançar no diálogo com autoridades e lideranças do setor pesqueiro europeu, com foco na retomada das exportações para a União Europeia.
Realizada anualmente, a Seafood Expo Global reúne autoridades governamentais, organismos internacionais, empresários, investidores e compradores de diversos países, consolidando-se como um dos principais espaços mundiais para a promoção de produtos da pesca e da aquicultura.
Durante a abertura do Pavilhão do Brasil, no dia 21 de abril, o ministro destacou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado e com a competitividade internacional do setor.
“O Brasil tem trabalhado para consolidar sua posição como fornecedor de alimentos aquáticos de alta qualidade, produzidos com responsabilidade e sustentabilidade. Nossa participação nesta feira reafirma o compromisso do país com o desenvolvimento do setor e com a ampliação de novos mercados para o pescado brasileiro”, afirmou.
O ministro também ressaltou a parceria entre o MPA, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Consulado-Geral do Brasil em Barcelona, a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA) e o setor produtivo nacional para fortalecer a presença brasileira no mercado internacional.
Programação institucional
A agenda da missão inclui uma série de reuniões estratégicas com representantes de instituições e governos internacionais. Entre os compromissos previstos estão encontros com:
* representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO);
* dirigentes da INFOPESCA, organismo regional voltado à comercialização de produtos pesqueiros;
* autoridades do governo da Espanha;
* representantes da Noruega;
* membros da Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT).
Além disso, o ministro participa do painel internacional “Scaling Sustainable Blue Foods: Policy, Technology, and Market Insights”, no qual apresentará a visão do Brasil sobre a importância dos alimentos aquáticos sustentáveis para a segurança alimentar global.
Promoção do pescado brasileiro
Ao longo da feira, a delegação brasileira também realizará visitas técnicas e encontros com empresários, importadores e representantes da indústria internacional, reforçando a imagem do Brasil como um país comprometido com:
* a qualidade sanitária dos produtos;
* a rastreabilidade do pescado;
* a sustentabilidade da produção;
* e a geração de emprego e renda no setor aquícola e pesqueiro.
A participação do MPA na Seafood Expo Global 2026 reforça a estratégia do Governo Federal de ampliar a presença do pescado brasileiro no mercado externo e consolidar o país como referência internacional na produção sustentável de alimentos aquáticos.
-
Cidades5 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO
-
POLITICA5 dias atrás“São pessoas que não tocam a vida pra frente”, dispara Flávia Moretti ao reagir a áudios e suposto grampo em Várzea Grande
-
Destaque6 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque6 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Policial6 dias atrásCiúme, rejeição e crime brutal: empresário é condenado a 13 anos de prisão por matar mulher trans e abandonar corpo em lavoura de MT
-
Nacional5 dias atrásMinistro Boulos na feira da cidadania em Fortaleza: “Não tem que marcar hora, não tem burocracia. É chegar e ser atendido”
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás“Fim do Fethab 2 reflete nos investimentos de infraestrutura, logística estabilidade econômica em MT” diz Max Russi ao citar momentos de contribuição e dificuldades do Agro, VEJA O VÍDEO
-
Policial4 dias atrásJovens são sequestrados e torturados pelo “tribunal paralelo do crime” e acabam resgatados pela PM em MT









