VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande reforça ações com o “Dia D de Conscientização” na próxima quarta-feira

Publicados

em

Parceria entre secretarias municipais garante medidas de prevenção e combate nas escolas da rede pública municipal

Uma reunião entre as secretarias municipais de Educação, Saúde e Serviços Públicos, realizada no auditório da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC), deu início ao alinhamento das ações de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya nas escolas da rede municipal de Várzea Grande.

Gestores e coordenadores das 96 unidades escolares participaram do encontro, que teve como objetivo a elaboração de estratégias colaborativas e socioambientais a serem desenvolvidas nas escolas, visando conscientizar, prevenir e reduzir o número de casos das doenças no Município.

De acordo com a superintendente Pedagógica da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), professora Elizete Gonzaga dos Santos Lima, o Município está lançando uma importante campanha sobre as arboviroses, os métodos de prevenção e combate das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e as escolas serão protagonistas nesse trabalho de conscientização. “Esta reunião intersetorial é o ponto inicial para desenvolvermos um trabalho em conjunto com as demais secretarias municipais, interagindo, apresentando demandas para garantir a redução do número de casos da doença, trabalhando os temas com nossos alunos em sala de aula” explicou.

Leia Também:  Flávia Moretti suspende pagamentos por 90 dias para avaliar contratos em VG

A superintendente disse que os trabalhos conduzidos pela equipe da Educação Ambiental da SMECEL serão o fio condutor para a mudança de atitude da comunidade escolar em relação às medidas de prevenção e combate a essas doenças. “A aprendizagem sobre os meios para se evitar a proliferação do vetor, os cuidados com o armazenamento de materiais e o descarte correto do lixo começam na escola e as ações de prevenção devem ser difundidas na comunidade escolar” defendeu.

DIA D – A gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Carreira Rodrigues, apresentou as ações programadas para o início de fevereiro como o ‘Dia D de Conscientização’, que irá ocorrer na quarta-feira, dia 5, em todas as escolas da rede municipal, que terá como foco a prevenção das arboviroses.

Também no dia 5, está programado o lançamento da campanha ’10 Minutos Contra o Aedes’, que ocorrerá nas escolas municipais e entono. A secretaria municipal de Saúde vai promover ainda uma campanha de vacinação contra a dengue, in loco, nas escolas para o público alvo na faixa etária entre 10 a 14 anos. A gerente esclareceu que para ser vacinado, o aluno deverá apresentar uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis

Leia Também:  Prefeitura conclui preparativos nos 13 cemitérios de Várzea Grande para Dia de Finados

“É importante que se trabalhe o conteúdo sobre as arboviroses nas escolas e que no dia 5 se implemente o projeto ‘10 Minutos Contra o Aedes’ sem prejudicar o conteúdo normal do currículo pedagógico. A produção de fotos e vídeos sobre esses trabalhos em sala de aula poderão ser disponibilizados à secretaria de Saúde para contribuir com a parceria” reforçou a superintendente Pedagógica.

Além da Superintendente Pedagógica, professora Elizete Gonzaga dos Santos Lima e da gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Carreira Rodrigues, participaram da reunião, o superintendente da Vigilância em Saúde, José Carlos Valadares, a coordenadora de Fiscalização e Postura, Ana Karolina Aguilar e a coordenadora regional da secretaria de Serviços Públicos, Ana Paula Morcillo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Interrupção de internet afeta unidades de saúde em Várzea Grande

Publicados

em

Por

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, devido ao rompimento de um cabo de fibra óptica de grande porte na Avenida da FEB, todas as unidades de saúde do município estão, neste momento, com o fornecimento de internet temporariamente interrompido.

Os atendimentos seguem normalmente, sendo realizados de forma manual pelas equipes.

A empresa responsável já está atuando no local para restabelecer o serviço o mais breve possível.

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a compreensão da população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Jovem bate de frente com árvore em Várzea Grande e morre na hora
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA