CUIABÁ
Secretaria de Obras atua no serviço de tapa buracos na região Sul
A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas executa serviços de tapa-buracos na região Sul da cidade. A estiagem das chuvas possibilita que os serviços sigam em ritmo acelerado com o objetivo de atingir a meta de deixar a cidade sem buracos. Após a conclusão da etapa Sul, o tapa-buracos será no Grande CPA. A ação atende as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro.
“Neste mês a gente conclui a região Sul e até o final de maio, início de junho entraremos no grande CPA para resolver definitivamente essa questão dos buracos. Estamos dobrando o número de equipes e vamos lançar muito em breve um programa de recapeamento da cidade”, frisou o vice-prefeito José Roberto Stopa.
Segundo Stopa, a Prefeitura tem ciência da sua parcela de responsabilidade em proporcionar vias reparadas adequadamente para melhorar a fluidez do trânsito para maior segurança dos motoristas e pedestres.
A recuperação da malha viária da região Sul acontece nas principais avenidas (linhas de ônibus) dos bairros Altos do Parque, Santa Laura, Jardim Fortaleza, Osmar Cabral, São João Del Rey, Altos do Cerrado, Santa Laura e Tijucal.
Também foram contempladas a entrada do Brasil 21 e do Altos do Cerrado, do Manduri, assim como as vias principais do São João Del Rey e a Avenida Dr. Meireles.
Mas trânsito é um assunto para todos. A conscientização da população quanto à prudência nas vias faz toda a diferença em especial numa cidade que enfrenta problemas com a malha viária antiga e deteriorada. “Se todo mundo fizer a sua parte, a sociedade, a Prefeitura, nós vamos ter aí um trânsito melhor e com menos vítimas. Temos que diminuir esse estresse do trânsito, a Prefeitura vai trabalhar e até o final de junho, julho, não existirá mais buraco em Cuiabá”, destacou Stopa.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeita em exercício destaca valorização e fortalecimento da economia local em festival gastronômico
Acontece em Cuiabá, até sábado (1º), o 1º Festival Gastronômico e Turístico do Vale do Rio Cuiabá, no Centro de Eventos do Sindicato Rural. A iniciativa reúne gastronomia, turismo, cultura e produtos da agricultura familiar da região, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e fortalecer as cadeias produtivas locais.
A programação inclui diversas atividades, como atrações culturais, exposição de fotos de pontos turísticos históricos de Cuiabá, curso de hidroponia, rodas de conversa, palestras, o 1º Encontro dos Secretários Municipais de Agricultura do Vale do Rio Cuiabá e a 2ª Feira de Agricultura Familiar do Vale do Rio Cuiabá, entre outras.
A abertura, realizada na noite de sexta-feira (29), contou com a presença da prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, além de representantes do setor produtivo, como o presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira; o vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Edu Pascoski; a secretária de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Andreia Fujioka; o secretário adjunto de Agricultura, Vicente Falcão; o secretário adjunto Especial de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Vandoni; o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura, Leandro Presa, representando o secretário Johnny Everson; o secretário municipal de Orçamento, Nivaldo de Almeida Carvalho Junior; vereadores e demais convidados.
A prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, destacou a importância de valorizar o trabalho dos produtores e feirantes, que representam a força da economia local.
“É bonito ver essa fartura toda e saber que tudo isso vem de tanto trabalho. As feiras são espaços de convivência, de sustento e de lazer para as famílias. Precisamos incentivar cada vez mais esses eventos, que fortalecem a economia e a vida comunitária”, afirmou.
No espaço, o público encontra uma grande variedade de produtos típicos cuiabanos e opções para todos os gostos: comidas regionais, estrogonofe, bobó, parmegiana, risoto, kebab, yakisoba, pastel, hambúrguer, chope artesanal, doces, bolos e biscoitos, além de bijuterias, artesanato, crochê e sabonetes artesanais veganos com extrato de ervas que relaxam e revitalizam a pele. Também há distribuição de mudas frutíferas, diretamente do Horto Florestal Tote Garcia.
Participa do evento o Grupo Gastronômico do Jardim das Américas, formado exclusivamente por mulheres do projeto “Mulheres Inspiradoras”, criado em 2020, durante a pandemia da Covid-19, por iniciativa de Raysa Paniago. Desde então, o grupo se fortaleceu, adquiriu conhecimento e se tornou referência em empreendedorismo feminino. Nesta edição, 14 integrantes participam do festival, além da tradicional feira realizada na Praça do Jardim das Américas.
“A nossa expectativa é enorme, porque agora estamos saindo da praça e participando de um festival de gastronomia. É uma grande oportunidade para mostrar nosso trabalho e divulgar nossas delícias para todo Cuiabá. Tem para todos os gostos. Estamos muito felizes em participar e estaremos aqui todos os dias”, afirmou Alessandra Gomes Ferreira, que apresenta variedades de estrogonofe entre outras delícias.
O secretário adjunto Especial de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Vandoni, representando o secretário Fernando Medeiros, ressaltou a importância da integração entre os setores.
“Um evento como esse mostra que turismo, desenvolvimento econômico e agricultura estão interligados. Turismo é movimento. O festival atrai visitantes, movimenta a economia e valoriza os produtores locais. Nosso trabalho na Secretaria é exatamente esse: atuar de forma transversal para que um setor potencialize o outro”, destacou.
Vandoni também elogiou a iniciativa do Sindicato Rural em aproximar o produtor do mercado consumidor.
“Muitos pequenos produtores não têm acesso direto ao público. Criar essa ponte é essencial, e iniciativas como essa precisam acontecer mais vezes, com o apoio da Prefeitura”, completou.
O secretário adjunto de Agricultura, Vicente Falcão, destacou que o evento une quatro pilares fundamentais: gastronomia, cultura, conhecimento e comercialização.
“Aqui é possível adquirir conhecimento, trocar experiências, realizar negócios e apreciar a gastronomia típica da nossa região. É uma grande oportunidade para que toda a população do Vale do Rio Cuiabá venha prestigiar”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira, explicou que o festival faz parte de um projeto maior de ocupação e valorização do Parque da Acrimat, que pertence à Prefeitura e é administrado pelo Sindicato.
“Nosso objetivo é criar um calendário permanente de eventos para que o parque seja utilizado semanalmente. É uma área pública que precisa ser aproveitada pela população, e estamos trabalhando junto com a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura para oferecer mais opções de lazer e desenvolvimento para a Baixada Cuiabana”, concluiu.
#PraCegoVer
A foto que ilustra a matéria mostra o dispositivo de autoridades sentadas e a prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, em pé, no momento em que fazia uso da palavra durante a abertura do evento.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Entretenimento7 dias atrásDisputa milionária ameaça apresentação do Guns N’ Roses em Cuiabá
-
Destaque6 dias atrásPara Wellington Fagundes ZPE permitirá industrialização e agregação de valor a produtos primários de MT
-
CUIABÁ6 dias atrásCasal morre em grave acidente no CPA 1; cachorro sobrevive
-
Destaque6 dias atrásMauro Mendes defende planejamento fiscal e reforça investimentos em Mato Grosso; VEJA O VÍDEO
-
Destaque6 dias atrásGeraldo Alckmin afirma que hidrovia do Paraguai é essencial para escoamento agrícola de Mato Grosso
-
Política Estadual7 dias atrásCST do Enfrentamento ao Feminicídio fará visitas a diferentes municípios para avaliar políticas públicas
-
Economia6 dias atrás“Depois de 30 anos de espera, Cáceres ganha a ZPE e Mato Grosso abre um novo eixo de desenvolvimento para exportação”, diz Mauro Mendes ao lado de Geraldo Alckmin
-
VÁRZEA GRANDE7 dias atrásSemáforo em manutenção









