Economia

Consumidores inadimplentes podem renegociar dívidas na 7ª Semana Nacional de Educação Financeira

Publicados

em

Instituições financeiras e de telecomunicações participam da ação, pela plataforma consumidor.gov.br

José Augusto Corrêa

Com informações Procon-MT

Participam da ação as empresas Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, BMG, Banco PAN, Oi Vivo, Claro e Tim – Foto por: PROCON-MT

Participam da ação as empresas Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, BMG, Banco PAN, Oi Vivo, Claro e Tim

A | A

Os consumidores que possuem pendências com instituições financeiras e de telecomunicações podem renegociar suas dívidas até o dia 29 de novembro pela plataforma de reclamação online consumidor.gov.br. A iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP) integra a programação da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), promovida pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF).

Neste ano, o tema do evento é Resiliência Financeira: Como atravessar a crise? e a Senacon reforça a importância de os consumidores terem uma vida financeira saudável nesse período atípico, com a pandemia de Covid-19. O prazo médio de respostas na plataforma consumidor.gov.br é de sete dias, com 80% das demandas resolvidas. Participam da ação as empresas Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, BMG, Banco PAN, Oi Vivo, Claro e Tim.

Leia Também:  IPF-MT avalia indicativo e aponta sinal positivo para controle da inflação

Como renegociar

Para renegociar suas dívidas, os consumidores devem acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, realizar um cadastro (caso ainda não o tenha), selecionar a instituição financeira ou de telecomunicação com a qual deseja negociar e formalizar sua solicitação de renegociação de débitos na plataforma. Seguindo o procedimento padrão de abertura de reclamação na plataforma. Depois de preencher a solicitação, o consumidor deve selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”. Já no campo “Descrição da Reclamação”, o consumidor deve informar que deseja participar da ação da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira de renegociação de dívidas.

Online

consumidor.gov.br é a plataforma de registro de reclamações online que atua como uma alternativa para a solução do problema diretamente com as empresas cadastradas. Os procedimentos da plataforma não substituem os procedimentos administrativos, tal como processos, executados pelos Órgãos de Defesa do Consumidor e Procons, que permanecem à disposição para orientar e auxiliar o cidadão em seus pedidos de renegociação de dívidas.

As empresas registradas na plataforma têm o prazo de até dez dias para apresentar uma resposta. O consumidor, por sua vez, terá até 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório ou não. Durante esse prazo, a pessoa poderá interagir com a empresa, para anexar documentos, tirar dúvidas ou complementar sua reclamação, caso necessário.

Leia Também:  Em meio às incertezas e ao risco do aumento no desemprego, Governo de Mato Grosso sinaliza positivamente ao setor produtivo

Plataforma Consumidor.gov.br
Créditos: Imagem ilustrativa
COMENTE ABAIXO:

Economia

Instituto AgriHub anuncia as nove startups selecionadas para o Seed Innovation

Publicados

em

Por

O Instituto AgriHub divulgou no dia 17 de setembro as nove startups selecionadas para o programa Seed Innovation – chamada de inovação aberta voltado para as startups que têm soluções desenvolvidas para a cadeia de sementes.

As startups escolhidas foram: Agricef, Grandeo, LLK Engenharia, MasterPlanti, SBR Prime, Spatia Ag, Sydy, Toblue e Trucker do Agro.

A partir de agora, as nove startups devem começar a trabalhar no desenvolvimento das soluções que vão atender os desafios das empresas mantenedoras do programa:  Agroamazônia, Amaggi, Bayer e TMG. As provas de conceito terão a duração de no máximo um ano e serão acompanhadas pelo AgriHub.

As selecionadas terão benefícios exclusivos do programa, como posições de trabalho no AgriHub Space, mentorias, meetups com produtores rurais, entre outros.

O diretor-executivo do Instituto AgriHub, Otávio Celidonio, agradeceu a todas as startups que participaram e ainda parabenizou as selecionadas. “Parabenizamos as nove startups selecionadas e agradecemos a todas inscritas na chamada. Esperamos que continuem nos acompanhando e não deixem de participar das próximas chamadas”.

Leia Também:  IPF-MT avalia indicativo e aponta sinal positivo para controle da inflação

Seed Innovation – O objetivo é alcançar o máximo de soluções para os desafios da agricultura. A ideia é incentivar o desenvolvimento de produtos e serviços com inovação que contribuam para o aprimoramento da cadeia produtiva de sementes em seus diferentes elos. O Seed Innovation será um importante elo de conexão para todas as partes envolvidas: AgriHub, empresas parceiras, startups, consultores técnicos e produtores rurais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA