Policial
100 pessoas foram presas por furto de energia em Mato Grosso em 2025

O combate ao furto de energia em Mato Grosso alcançou a marca de 100 pessoas presas por envolvimento em ligações clandestinas e fraudes no consumo por meio da Operação Energia Limpa. O número representa um crescimento de 72% em relação ao ano anterior, quando 58 prisões foram registradas ao longo de 2024.
As operações são realizadas em conjunto entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Civil e Politec, em parceria com a Energisa, com fiscalizações constantes e ações de repressão no estado. A força-tarefa tem atuado em diversas regiões, desarticulando esquemas ilegais que colocam em risco a segurança da população e prejudicam o serviço de energia elétrica.
Nesta semana, três pessoas foram presas: duas em uma empresa de material plástico, em Várzea Grande, e uma em uma açaiteria em Rondonópolis.
A participação da população tem sido fundamental para o combate a esse crime. Dados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) apontam que, entre janeiro e julho de 2025, foram registradas 109 denúncias anônimas de furto de energia, um aumento de quase 85% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“A conscientização está crescendo, mas precisamos avançar ainda mais. Denunciar irregularidades é uma atitude que protege toda a comunidade e contribui para um serviço de energia mais seguro e justo para todos. Chegamos a 100 prisões com a ajuda de todos e sabemos o quanto isso é importante para a sociedade”, disse Luciano Lima, gerente de perdas da Energisa MT.
Furto de energia: crime com consequências graves
Além de ser uma prática ilegal, o furto de energia representa um risco real à vida e ao patrimônio. As ligações irregulares podem causar choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, além de afetar a estabilidade do fornecimento e danificar equipamentos elétricos.
Do ponto de vista coletivo, o prejuízo é repassado a quem paga corretamente a conta, com aumento no valor da tarifa e queda na qualidade do serviço. Legalmente, o furto de energia é enquadrado como crime de furto (Artigo 155 do Código Penal) ou estelionato (Artigo 171), com penas que variam de 1 a 5 anos de reclusão, além de multas.
Mega operações e ações integradas
A primeira Mega Operação de 2025 aconteceu em junho, no bairro Morada da Serra, em Cuiabá, com 300 inspeções em comércios e residências. A ação contou com a participação de 11 peritos da Politec, 50 policiais militares e 25 equipes técnicas da Energisa.
Outras operações de grande porte estão programadas para os próximos meses, ampliando a fiscalização e a repressão ao furto de energia em todo o estado.
Como denunciar
A população pode colaborar com o combate ao furto de energia por meio de denúncias anônimas e seguras. Os canais disponíveis são:
WhatsApp (Gisa): (65) 99999-7974
Aplicativo Energisa On
Site: energisa.com.br
Call Center: 0800 646 4196
Disque: 197 ou 181 ou 190
Fonte: Policia Civil MT – MT

Policial
Polícia Civil prende homem que estava vivendo relacionamento conjugal com criança de 11 anos

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (21.10), um homem, de 24 anos, suspeito de estupro de vulnerável, por manter um relacionamento conjugal com uma criança de 11 anos e oito meses.
A ação ocorreu após a Delegacia de Matupá receber uma denúncia anônima informando sobre a possível relação afetiva entre o suspeito e a criança, que supostamente aconteceria nos finais de semana.
Posteriormente, novas informações apontaram que a vítima estaria residindo de forma permanente na casa do suspeito.
Diante da gravidade da denúncia, uma equipe da Polícia Civil foi enviada à casa do suspeito para verificar a veracidade das informações. Ao chegar à residência indicada, os policiais encontraram o homem e a criança sentados lado a lado, almoçando na varanda.
Questionados, tanto o suspeito quanto seus familiares confirmaram que o homem de 24 anos vivia um relacionamento conjugal com a criança, mas alegaram não saber que a menina tinha apenas 11 anos de idade.
Diante do fato, o investigado recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Matupá, onde foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável. Depois, ele passou por audiência de custódia e a prisão em flagrante foi convertida em preventiva.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Esportes7 dias atrás
Cuiabá entra para a rota do automobilismo: Stock Car inaugura pista no Parque Novo Mato Grosso com corrida noturna , anuncia Mauro Mendes
-
AGRONEGÓCIOS4 dias atrás
Produtores de arroz protestam com sacas de grãos em frente ao Banco do Brasil no Paraná
-
Nacional7 dias atrás
Ministro Ricardo Lewandowski assina atualização do Pacto Nacional pela Escuta Protegida
-
CUIABÁ5 dias atrás
Delegado Wilson Cibulskis detalha operação contra facção em MT e destaca condução sem confronto; VEJA O VÍDEO
-
CUIABÁ7 dias atrás
Adolescente de 16 anos se envolve em colisão com outro carro e bebê fica em estado grave; VEJA O VÍDEO
-
POLITICA7 dias atrás
Russi defende nome neutro para Hospital Central e propõe homenagens em alas da unidade
-
Economia7 dias atrás
A nova fronteira de inovação no mercado de criptoativos pede investimentos para além da espuma do hype
-
Cidades7 dias atrás
Jovem é atropelado e morto por caminhão após cair de moto; VEJA O VÍDEO