Arquivos JB News 10 Anos
Xadrez na Praça

Sábado tem tabuleiro gigante, oficinas e torneios para a Praça Alencastro
“Xadrez na Praça” leva tabuleiro gigante, oficinas e torneios para a Praça Alencastro neste sábado (09)
O evento é realizado pelo Clube de Xadrez, comandado pela Federação Mato-grossense de Xadrez e tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
NAIARA LEONOR
O projeto “Xadrez na praça” inicia suas atividades neste sábado (09), na Praça Alencastro. Na programação, oficinas para iniciantes, torneis para os que já se arriscam no tabuleiro, com disputas entre alunos de escolas de Cuiabá em um xadrez gigante. O encontro, que acontecerá semanalmente, tem participação livre e gratuita, das 9h às 11h30, retorno após o almoço das 15h às 18h. O evento é realizado pelo Clube de Xadrez, comandado pela Federação Mato-grossense de Xadrez e tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
O projeto “Xadrez na Praça” aos finais de semana, retoma suas origens de quando os adeptos da modalidade de tabuleiro se juntavam para partidas na Praça da Mandioca. A proposta é promover tardes de desafios e torneios, além de oficinas para iniciantes.
“A intenção é democratizar o acesso ao xadrez, que é um esporte que desenvolve a concentração, a memória e a inteligência cognitiva. Hoje muitas instituições de ensino tem a prática do xadrez no currículo escolar”, explica Cleiton Marino Santana, diretor técnico da Federação Mato-grossense de Xadrez.
Além do evento na praça, o Clube de Xadrez realiza suas reuniões todas às terças e quintas-feiras, das 18h às 21h. Os encontros ocorrem no antigo Clube Feminino, atual sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A participação é gratuita, com idade mínima de 7 anos e não é necessário saber jogar, pois são oferecidas aulas e treinamentos.
O Clube, que existe desde 1998, mas passou por um hiato, ganha local e horário fixos para as reuniões com a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Federação Mato-grossense de Xadrez. “Mais uma atividade incentivada pela gestão Emanuel Pinheiro, que se preocupa com a inclusão e o lazer dos cuiabanos. A Secretaria está aberta para que as pessoas ocupem seu espaço, para quem se interessa pelo desenvolvimento intelectual venha frequentar o Clube de Xadrez e interaja de forma lúdica”, comenta o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.
Para participar do Clube de Xadrez basta comparecer às reuniões no horário combinado. Crianças a partir dos 7 anos já podem iniciar no esporte e não há limite de idade, todos são bem-vindos e a participação é gratuita. Mais informações sobre o Clube de Xadrez e sobre o projeto “Xadrez na Praça” pelo telefone (65) 9 9951-1741 com Manfrin ou pelo (65) 9 9662-7072 com Cleiton.

Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Policial4 dias atrás
Pedreiro é preso acusado de estuprar e matar mãe e três filhas de 19, 10 e 13 anos em Sorriso
-
EDUCAÇÃO4 dias atrás
Seduc divulga gabaritos preliminares do seletivo para 4.425 vagas nas escolas estaduais militares
-
AGRONEGÓCIOS5 dias atrás
Recorde: égua mais cara do Brasil é leiloada por R$ 4,56 milhões em Cuiabá e chama atenção para a força do mercado de equinos no Brasil
-
Policial4 dias atrás
Pedreiro que estuprou e matou a mãe e três filhas em Sorriso é transferido para Sinop por conta de revolta popular, e prefeito decreta luto oficial de três dias
-
Destaque4 dias atrás
TCE-MT aponta solução para destravar duplicação da BR-163
-
VÁRZEA GRANDE4 dias atrás
Prefeitura esclarece duplicidade de nomes em em sorteio de casas populares no Residencial Colina Dourada em Várzea Grande
-
Policial3 dias atrás
Polícia Civil divulga imagem e busca informações para identificar executor de duplo homicídio no Shopping popular em Cuiabá
-
Policial1 dia atrás
Assassino que estuprou e degolou a mãe e três filhas em Sorriso é transferido para Penitenciária Central em Cuiabá por medidas de segurança