EDUCAÇÃO

Webinário detalha adesão ao ciclo 2025 do Proec

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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), abriu o ciclo de 2025 do Programa Escola e Comunidade (Proec). Em webinário transmitido pelo canal do MEC no YouTube nesta terça-feira, 3 de junho, a pasta prestou esclarecimentos a gestores públicos e representantes das secretarias de educação e de escolas sobre os próximos passos no processo de execução da política. As redes de ensino têm até 8 de junho para formalizar a adesão ao programa, através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), pelo módulo PAR 4. 

Segundo o coordenadorgeral de Formação de Gestores e Técnicos da SEB, Roberto Junior, 38.847 escolas públicas de todo o país estão aptas a receber os recursos do Proec, que visa fomentar a parceria entre a escola, a família e a comunidade, na perspectiva da educação integral. A iniciativa se dá por meio da participação de estudantes, profissionais da educação, familiares e membros da comunidade local em projetos de formação que envolvam a promoção da cidadania, da cultura de paz, da democracia e da melhoria da qualidade da educação pública brasileira. 

A adesão ao Proec pelas secretarias é condição essencial para que as escolas da rede pública elaborem e enviem os seus projetos de formação pelo sistema PDDE Interativo e recebam recursos financeiros destinados à implementação das ações planejadas. “As secretarias de educação devem formalizar a adesão pelo Simec, enquanto as escolas têm que elaborar, em parceria com o conselho escolar, o projeto de formação da escola. O diretor escolar deve acessar o sistema do PDDE Interativo, preencher o formulário desse projeto de formação e enviar eletronicamente para o MEC”, detalhou Roberto. 

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Para este ciclo, 4.888 municípios, o equivalente a 87,7% do total, possuem ao menos uma escola elegível para o programa. É obrigatório que a unidade possua um conselho escolar criado e formalizado junto à respectiva secretaria de educação. A lista de escolas aptas a receber os recursos do programa é dividida em quatro grupos: 

  • Grupo A: 696 escolas do Marajó, na mesorregião do Pará – equivalente a 55% das escolas, estaduais ou municipais; 

  • Grupo B: 602 escolas nas mesorregiões do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, em Minas Gerais; 

  • Grupo C: 14.515 escolas com mais de 24 matrículas de tempo integral; 

  • Grupo D: 38.084 escolas com baixo índice de nível socioeconômico e alta complexidade na gestão escolar. 

Por meio do programa, o MEC espera ressignificar o papel da instituição escolar perante a comunidade, reconhecer e valorizar os saberes locais, consolidar práticas de gestão democrática e instituir mecanismos eficazes de prevenção e enfrentamento das diversas manifestações de violência que incidem sobre o contexto educacional. 

AdesãoO processode adesãoenvolve três etapas: assinatura do termo de compromisso;definição de um articulador responsável pela comunicação com o MEC;easeleção das escolas,entre as elegíveis, com prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou com maior complexidade na gestão. 

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Após a finalização daadesão, as escolas selecionadas poderão acessar oPDDE Interativo, sistema em que os diretores escolares devem elaborar e submeter seusprojetos deformação.Osprojetos serão o eixo das ações financiadas e devem ser construídos de forma colaborativa, comaparticipação do conselho escolar. Entre as atividades previstas, estão oficinas, rodas de conversa, palestras, cursos e outras formações voltadas à comunidade escolar. 

Proec – Instituído pela Portaria nº 264/2024,oProgramaEscola e Comunidadevisafomentara parceria entre a escola, a família e a comunidade, na perspectiva da educação integral, por meio da participação de estudantes, profissionais da educação, familiares e membros da comunidade em projetos de formação que envolvam a promoção da cidadania, da cultura de paz e democrática e a melhoria da qualidade da educação pública brasileira. 

OProecapoia, técnicae financeiramente,projetos de formação elaborados e implementados pelas escolas públicas da educação básica. Eles são compostos por ações promotoras da educação integral dos estudantes, realizados em colaboração com a família, os profissionais da educação e a comunidade, abrangendo temas contemporâneos transversais.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB   

Fonte: Ministério da Educação

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Articuladores do Pé-de-Meia se reúnem em Brasília

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Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) realizou o 2º Encontro Formativo da Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem), em Brasília (DF). O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de junho e reuniu os articuladores estaduais da política pública, responsáveis por implementar e acompanhar as ações em cada unidade federativa.  

A programação do encontro incluiu a partilha de boas práticas das redes de ensino e formações sobre gestão pedagógica e gestão de dados educacionais. O evento deu sequência ao Seminário Nacional do Pé-de-Meia, realizado em abril, quando as redes e os parceiros compartilharam experiências e receberam oficinas sobre gestão de dados e aspectos pedagógicos do programa.  

“O segundo encontro com a Renapem marca o comprometimento que temos em assegurar que o Pé-de-Meia esteja em sua plena implementação nos territórios, considerando que as pautas formativas, tanto as da gestão do sistema quanto as da gestão pedagógica, foram estruturadas para que os estados aprimorem as ações que foram planejadas para esse fim e para que elas estejam bem alinhadas com a Política Nacional do Ensino Médio. Além disso, a oportunidade de ouvir as redes, seus avanços e desafios é de suma importância para seguirmos em processo de melhoria contínua”, destacou a diretora de Incentivo a Estudantes da Educação Básica do MEC, Marisa de Santana da Costa. 

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Para a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação de Sergipe, Joniely Cheyenne Moura Cruz, os encontros fortalecem a política do Pé-de-Meia nas redes. “Eles permitem a troca dos estados, as estratégias de operacionalização e apontar os desafios. A cada encontro, observamos melhorias no Sistema Gestão Presente e agora, focalizando ainda mais no lado pedagógico, olhando para o aprendizado, o monitoramento das evasões, isso é ainda mais fortalecido. A união entre gestão de dados e gestão pedagógica traz mais qualidade para a gestão do programa. Vale destacar que o Pé-de-Meia se torna uma política indutora de qualificação de dados para as redes“, colocou. 

Estou muito feliz porque, no primeiro encontro, a gente iniciou e agora estamos consolidando uma integração extremamente importante. O Pé-de-Meia é mais do que um programa de transferência de renda, é um programa com caráter pedagógico, por envolver muitos aspectos sobre o acesso, a permanência escolar e a preservação de trajetórias, que são de extrema relevância, afirmou a coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Ceará, Iane Nobre.  

Já a diretora de Ensino da Secretaria de Educação de Santa Catarina, Cali Ferri, afirmou que a formação é muito importante para a secretaria, que sonha em ver a educação como integradora de todos os territórios. O sistema que está sendo implementado tem essa característica de trazer informações fidedignas, conceitos mais confiáveis e dados confiáveis que a gente possa utilizar para fazer os nossos processos de planejamento e fazer as intervenções mais rapidamente“, completou. 

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Pé-de-Meia – O programa de incentivo financeiro-educacional é voltado a estudantes matriculados no ensino médio público inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O programa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes nessa etapa de ensino. Seu objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de fomentar a inclusão educacional e estimular a mobilidade social.     

O programa foi instituído pela Lei nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024, que estabelece o incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança. Para garantir a execução e a regulamentação do Programa Pé-de-Meia, foi publicado o Decreto nº 11.901, de 26 de janeiro de 2024, que estabeleceu as diretrizes operacionais do programa.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB  

Fonte: Ministério da Educação

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