Estadual

Virada Sustentável 2025 deixa peças artísticas em parques estaduais de Cuiabá

Publicados

em

A Virada Sustentável deixou 2 obras semi temporárias de legado para a cidade de Cuiabá. No parque Massairo Okamura a obra da artista indígena Kaya Agari e no parque Zé Bolo Flô a pintura em grafite Mulheres do Cerrado, do coletivo Manas do Mato. As obras ficarão expostas nas Unidades de Conservação estaduais por pelo menos um ano.

A partir de uma performance, práticas corporais, exercícios de sensibilização e roda de conversa, Kaya Agari realizou uma pintura ao vivo no parque Massairo Okamura enquanto realizava a atividade de reconexão com saberes ancestrais e territórios internos. Kaya é uma artista multidisciplinar, pesquisadora e produtora cultural com atuação no campo das artes visuais, performance e saberes tradicionais.


A obra em grafite do coletivo Manas do Mato celebra as mulheres e o cerrado mato-grossense unindo a beleza da natureza com a potência da figura feminina criando uma conexão com a cultura local e o bioma do cerrado. A pintura do Zé Bolo Flô faz uma composição das mulheres com ipês floridos, araras-azuis, lobos-guarás, tatu-canastra.

Além do mural, o chão do parque também ganhou, pelas mãos do grupo, novas cores com jogos, amarelinhas e trilhas numéricas, que estimulam a criatividade e o aprendizado de forma divertida. O coletivo é formado por um grupo de 26 mulheres, das quais 6 participaram do evento, que tem a proposta de promover um novo olhar sobre o espaço por meio da arte urbana, com foco na pintura e no grafite.

Outras duas obras também foram entregues durante a Virada, a revitalização da Concha Acústica e do coreto do Parque Estadual Mãe Bonifácia, pelo artista mato-grossense Victor Hugo dos Santos. As entregas fazem parte dos 25 anos da Unidade de Conservação, um dos principais espaços de lazer da capital mato-grossense.

Leia Também:  Programa Todos pelo Araguaia fará restauração de 420 hectares até outubro de 2026

Atrações Musicais

Outro legado deixado pela Virada Sustentável 2025 foi a partitura da música Cidade Verde, de composição de Maria Lígia Borges Garcia, que ganhou um arranjo do Músico Fábio dos Santos Moreira para ser incluída na exibição de encerramento do evento, conduzido pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A Solista Vera Capilé cantou a canção acompanhada pela orquestra, com a presença da compositora Maria Lígia na plateia, que aos 97 anos se emocionou com a apresentação.


Além de Vera Capilé, que tem mais de 60 anos de carreira, considerada uma embaixadora da cultura cuiabana e representante da cultura de Mato Grosso em eventos nacional e internacional, outro convidado do show de encerramento foi Roberto Lucialdo, reconhecido como o Rei do Rasqueado, que levantou o público com suas conhecidas canções. A Orquestra Sinfônica da UFMT conduziu a apresentação que aconteceu na concha acústica do Parque Mãe Bonifácia, com um repertório que transita entre o universo clássico e o popular, com músicas eruditas conhecidas do grande público.

Outras atrações musicais da Virada aconteceram no sábado à tarde, no Parque Zé Bolo Flô, com o grupo Flor Serrana que levou o siriri raiz para os palcos do festival e à noite, no Parque das Águas, com apresentações do grupo de maracatu Buriti Nagô, do multiartista mato-grossense Henrique Santian, da cantora Estela Ceregatti e do samba raiz do grupo Sasminina.

Leia Também:  Governo de MT entrega Colégio Estadual Integrado 05 em Várzea Grande nesta sexta-feira (08)


Virada Sustentável Mato Grosso 2025

O evento aconteceu entre os dias 29 de maio e 1º de junho em Rondonópolis e entre os dias 4 e 8 de junho em Cuiabá. As duas cidades tiveram como atração em comum uma capivara de quatro metros de altura e um filhote, criação do artista paulistano Eduardo Baum, que atraiu centenas de pessoas para apreciação e registro fotográfico. O objetivo da obra é realçar o protagonismo silencioso desse animal silvestre na manutenção do equilíbrio ambiental.

O público presente durante os 4 dias de eventos na capital mato-grossense foi de 6.567 pessoas, nas 60 ações organizadas pela produção e parceiros. 249 pessoas estiveram envolvidas diretamente na programação.


Em Rondonópolis o público estimado foi de 2.870 pessoas, nas 33 ações realizadas pela organização e parceiros e 135 pessoas envolvidas na programação.

Parceiros

A Virada Sustentável Mato Grosso 2025 é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Virada Sustentável, com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística, através do Instituto Rumo.

O evento recebeu apoio da Prefeitura de Cuiabá, Prefeitura de Rondonópolis, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), TV Centro América, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Museu de Arte e Cultura Popular, Cineclube Coxiponés, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Sesc e Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Gefron aprende 1,4 tonelada de droga e gera prejuízo de R$ 30 milhões às facções criminosas em uma semana

Publicados

em

Por

Em uma semana, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu cerca de 1,4 tonelada de cocaína na região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia com ações do programa Tolerância Zero. As apreensões provocaram prejuízo estimado em quase R$ 30 milhões às facções criminosas.

As apreensões foram resultado de quatro ações realizadas entre os dias 6 e 12 de junho, em quatro municípios diferentes, localizados na região da faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

No dia 6, cerca de 215 quilos de entorpecentes foram apreendidos em uma residência utilizada como depósito de droga em Mirassol D’Oeste (a 300 km de Cuiabá). No dia 10, outra equipe localizou 557 quilos de cloridrato de cocaína enterrados em uma mata em Jauru (425 km de Cuiabá).

Já no dia 12 foram registradas duas ocorrências, sendo que uma equipe localizou 482 quilos de cocaína, próximos a uma pista clandestina em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá) e outra equipe atuando em Porto Esperidião (326 km de Cuiabá) apreendeu 136 quilos que estavam sendo transportados a pé.

Leia Também:  Mato Grosso terá mais 30 colégios estaduais integrados; sete já foram licitados

Do total de drogas, foram apreendidos 679 quilos de cloridrato de cocaína, 666 quilos de pasta base de cocaína, além de 45 quilos de maconha.

Durante as ocorrências, quatro veículos foram apreendidos e sete suspeitos foram presos dando apoio ao transporte da droga.

O secretário de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou que ações das forças de segurança estão direcionadas ao enfrentamento das facções criminosas a fim de reprimir a criminalidade com o Programa Tolerância Zero e que o Gefron tem papel fundamental nesse combate.

“Todos os resultados alcançados de apreensão de entorpecente representam um estrangulamento financeiro as facções criminosas e demonstram o compromisso e o engajamento das forças de segurança e do governo de Mato Grosso em promover cada vez mais segurança a nossa população”, ponderou.

Para o coordenador do Gefron, tenente coronel PM Manuel Bugalho Neto, é fundamental o combate ao tráfico de drogas na região de fronteira, reprimindo a entrada de entorpecente no Brasil por terras mato-grossenses e lembrou que o programa Tolerância Zero vem fortalecendo e ampliando as ações, gerando mais resultados.

Leia Também:  Entenda o que significa a lei sancionada pelo Governo de Mato Grosso que corta incentivos fiscais de empresas ligadas ao agronegócio

“Esse é o resultado da atuação conjunta das forças de segurança estadual e federal que foram ampliadas e fortalecidas com os investimentos que vêm sendo feitos a partir do programa Tolerância Zero. É um grande golpe às facções criminosas gerado também graças aos esforços dos operadores de fronteira que atuam noite e dia na região de fronteira”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA