Arquivos JB News 10 Anos

Villa-Lobos será tema de palestra e apresentações culturais neste sábado

Publicados

em

 

Villa-Lobos será tema de palestra e apresentações culturais neste sábado (14)

Evento trará reflexões filosóficas sobre a Vida e Obra do músico

Serestas, choros, bachianas e poemas sinfônicos fazem parte da bela obra deixada pelo compositor brasileiro Heitor Villa-lobos, um repertório com ritmo, melodia e sonoridade bem brasileiros. Mesmo 60 anos após sua morte, suas músicas ainda ecoam dentro e fora do país, revelando a essência do povo desta terra. A visão filosófica sobre a vida e a obra de Villa-lobos será tema de palestra neste sábado (14), das 19h às 21h, na Nova Acrópole Cuiabá. A entrada é franca.

Conhecido como um gênio musical brasileiro, o autor dizia cantar a natureza do país que tanto amava. “Na minha música deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que transporto instintivamente para tudo que escrevo”.

De acordo com a pesquisadora e professora de filosofia, Janaina Morais, Tuhu, como preferia ser chamado, traduziu com simplicidade e pureza, a complexidade da alma brasileira. “Apesar das críticas recebidas ao longo de sua carreira, manteve-se firme ao propósito de despertar nos seres humanos a sensibilidade que havia em si próprio, através de uma música que dialogasse com as formas existentes na cultura brasileira, as quais expressam a beleza do Brasil”, afirma.

Leia Também:  Superior

Segundo ela, seria impossível conceber uma civilização sem arte, pois se trata de uma expressão presente desde as antigas tradições, possibilitando aos seres humanos maior contato com a beleza. “É possível estudar uma sociedade pela arte que produz – é possível conhecer um povo pela música que escuta – já diziam os filósofos antigos”, pontua a professora.

O evento contará com apreciação musical de algumas obras de Villa-Lobos, com a apresentação do violonista André Luiz Chitto, bem como, de artistas da Nova Acrópole Cuiabá. Com venda de doces e salgados no local.

Serviço:

Palestra: Villa-lobos e a alma brasileira: reflexões filosóficas sobre a vida e a obra

Apresentações musicais

Dia: 14/09

Horário: das 19h às 21h

Entrada Gratuita

Caroline Pilz Pinnow
COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro entrega reforma do USF Jardim Fortaleza/Santa Laura

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA