CUIABÁ
Vice-prefeita e primeira-dama celebram esporte e inclusão na abertura das Olimpíadas das APAEs

A cerimônia de abertura oficial da 23ª Olimpíada Estadual das APAEs, noite desta quarta-feira (9), no Hotel Fazenda Mato Grosso, foi marcada por emoção, homenagens e aclamação ao esporte e à inclusão.
O evento, organizado pela Federação das APAEs de Mato Grosso (FEAPAES-MT), contou com a presença da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, da vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, coronel Vânia Rosa, e do secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier.
Com uma calorosa mensagem de boas-vindas às 35 delegações participantes, compostas por cerca de 400 atletas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, além de suas comissões técnicas, Samantha Iris destacou o valor do esporte como ferramenta de transformação social.
“Estar aqui, fazendo parte desse momento, nos permite enxergar de perto não só as necessidades, mas também as alegrias dos atletas ao participarem de um evento como esse. Incluir é isso: garantir espaço, dar voz e enxergar o potencial de cada um. O esporte une, transforma, valoriza. Bem-vindos a Cuiabá! Estamos aqui para somar e ajudar no que for preciso”, afirmou.
O entusiasmo também foi compartilhado pela vice-prefeita Vânia Rosa, que, em um discurso emocionado, incentivou os atletas a aproveitarem cada instante da competição: “Independentemente de ganharem ou não, o que realmente fica é a emoção, o registro, a vivência. Tirem muitas fotos, aproveitem o momento e se alegrem. Contem com a nossa gestão. Estamos aqui por amor”, declarou.
Evandro Kommers, coordenador estadual de Educação Física, Desporto e Lazer da FEAPAES-MT, ressaltou a parceria com a Prefeitura de Cuiabá e reforçou a importância do evento, que marca o início da fase estadual das Olimpíadas.
“Teremos mais de 350 alunos competindo em dois dias de provas: bocha adaptada, tênis de mesa, natação, capoeira, futsal masculino e feminino, além de 27 modalidades dentro do atletismo. Esta é uma etapa fundamental do Movimento Apaeano, que cresce a cada ano em Mato Grosso. Agradecemos ao prefeito Abílio Brunini e ao secretário Jefferson, que estão cedendo o Complexo Dom Aquino para as competições. Sem esse apoio dos poderes públicos, seria impossível realizar um evento dessa magnitude”, afirmou.
O secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, também demonstrou emoção ao ver o envolvimento e a alegria dos participantes. Ele reforçou o compromisso da gestão municipal com a causa: “Eventos como este são essenciais para o crescimento do esporte inclusivo. Precisamos investir cada vez mais nesse movimento. O prefeito Abílio é um grande apoiador dessa iniciativa”, declarou.
A programação da etapa estadual segue nesta quinta-feira (10), das 7h às 18h, no Complexo Poliesportivo Dom Aquino, com provas de atletismo e futsal (masculino e feminino). Na sexta-feira (11), das 7h às 11h, serão realizadas as competições de bocha, tênis de mesa, capoeira e natação, no Parque Aquático do Colégio São Gonçalo. Ao final da fase estadual, serão selecionados 76 atletas que representarão Mato Grosso na etapa nacional da Olimpíada, prevista para dezembro, em Brasília.
Também participaram da abertura o presidente da APAE Cuiabá, Leonardo Arruda; a presidente da FEAPAES-MT, Silvia Artal; e a homenageada com um buquê de flores, Cícera Araújo. A homenagem reconheceu sua luta, dedicação, coragem e trabalho à frente da APAE.
A cerimônia de abertura também contou com a presença de representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e de outros parceiros fundamentais para a realização do evento.
#PraCegoVer
A imagem mostra a foto da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, coronel Vânia Rosa reunidas com atletas durante a cerimônia de abertura oficial da 23ª Olimpíada Estadual das APAEs.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Sociedade Brasileira de Cardiologia atende 170 pessoas em ação no Museu do Rio

Com 170 atendimentos gratuitos em saúde cardíaca, o Museu do Rio virou referência de cidadania e promoção da saúde durante ação conjunta da Prefeitura de Cuiabá e da Sociedade Brasileira de Cardiologia. No Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado no sábado (26), a iniciativa ofereceu consultas médicas e orientação ao público, reforçando o compromisso da gestão municipal com a prevenção de doenças silenciosas.
Além dos atendimentos médicos, o Museu do Rio, que é o local onde está instalado o Aquário Municipal, que tem entrada gratuita desde a gestão do prefeito Abilio Brunini, registrou a visita de 2.251 pessoas, entre moradores de diversos municípios de Mato Grosso e turistas da Argentina.
Presente no evento, o prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de aproximar a saúde da população, inclusive participando da aferição de sua própria pressão arterial, já que é hipertenso.
“Estamos democratizando o acesso à saúde preventiva, trazendo ações gratuitas e de qualidade para a população. A hipertensão é uma doença silenciosa e cuidar da prevenção é salvar vidas. Vamos ampliar essas parcerias para levar ainda mais saúde a quem precisa”, afirmou o prefeito.
O evento contou com a atuação de dez médicos cardiologistas, entre eles Danilo O. Arruda Junior, Marcos Vinicius, Jose Silveira Lage, Angelica Moya, Nathalia Camarão, Cristina Gama, Ana Luisa Guerra, Kamilla Morbeck, Michelle Birtche e Pedro Alexandre. A iniciativa também recebeu apoio da Sonicardio e do Hospital Geral.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Fernando Medeiros, novas ações de promoção à saúde já estão sendo planejadas para acontecer em espaços públicos da capital, em alinhamento com a proposta de governo de Abilio Brunini.
“Projetos como este mostram que o turismo e a saúde podem caminhar juntos, valorizando nossos espaços culturais e levando serviços essenciais à população”, pontuou.
O secretário adjunto de Turismo, Gustavo Vandoni, destacou a receptividade do público e a importância da ação.
“A população participou de forma ativa, buscando orientações, tirando dúvidas e realizando seus exames. Tivemos uma equipe médica altamente qualificada que garantiu o atendimento de excelência do começo ao fim”, disse.
Participaram do evento moradores de Cuiabá, Várzea Grande e de cidades como Tangará da Serra, Rondonópolis, Jangada, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Campo Verde e Sorriso, além de visitantes do estado de São Paulo.
#PraCegoVer
A imagem que ilustra o texto mostra as pessoas recebendo o atendimento dos médicos cardiologistas. O atendimento é individual, e são 10 profissionais na ação.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Policial5 dias atrás
Ex-servidor mandou matar enteada após descobrir mensagens entre a namorada e o ex-marido
-
Internacional4 dias atrás
Decreto de Paulo Protásio encerra o World Creativity Day 2025 com visão de liderança global em sustentabilidade
-
Policial5 dias atrás
Servidor do Estado é exonerado do cargo após ser detido por envolvimento na morte de sua enteada em Cuiabá
-
Policial4 dias atrás
“Mãe mandou matar filha por não aceitar filha ser lésbica”, diz Ex-servidor preso por assassinato
-
Destaque5 dias atrás
Presidente do Einstein afirma que Hospital Central de MT deve priorizar contratação local:” Previsão de 1.600 funcionários”
-
Nacional3 dias atrás
Prefeitura do Rio apresenta calendário “Rio o ano inteiro” e projeta arrecadação de R$ 1,7 bilhão com eventos e turismo até 2028
-
Cidades6 dias atrás
Vereador Samir promete solução e não descarta mudança de comando
-
Esportes3 dias atrás
Chapa de Dorileo Leal é protocolada na disputa pela Federação Mato-grossense de Futebol