CUIABÁ

Vereadoras de Cuiabá visitam Procuradoria da Mulher na ALMT e destacam que iniciativa será implantada na Câmara Municipal

Publicados

em

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

As vereadoras Paula Calil (PL), Baixinha Giraldelli (Solidariedade), Dra. Mara (Podemos) e Maria Avalone (PSDB) visitaram, na manhã desta quarta-feira (28), a sede da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A iniciativa, referência no estado, servirá de modelo para a implantação da Procuradoria da Mulher no Legislativo Municipal, por meio do Projeto de Resolução nº 20580/2024, já aprovado pela Câmara.
O órgão terá como finalidade a defesa dos direitos das mulheres, oferecendo acolhimento às vítimas de violência, promovendo a igualdade de gênero e estimulando a participação feminina na política. O funcionamento será garantido com o apoio das vereadoras da atual legislatura, por meio de políticas públicas de incentivo, proteção e fortalecimento da mulher cuiabana. A proposta é de autoria da vereadora Maysa Leão (Republicanos).
Durante a visita, as vereadoras conheceram de perto a estrutura e os serviços oferecidos pela Procuradoria, que atualmente é coordenada pela subprocuradora Francielle Brustolin e funciona no espaço denominado Espaço Raquel Cattani.
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil, destacou que a troca de experiências será fundamental para ampliar a rede de proteção às mulheres em todo o estado, incluindo a capital.
“Estamos adequando o espaço físico e estruturando o atendimento para acolher essas mulheres, oferecer escuta qualificada, orientação jurídica e desenvolver projetos que realmente façam a diferença. Na Câmara Municipal, temos hoje uma representatividade muito significativa, com quase 30% de mulheres no Parlamento e uma mesa diretora composta 100% por mulheres. Isso não é apenas um marco histórico e simbólico, mas uma mesa plural, comprometida e representativa. Nosso compromisso é atender às expectativas da população e construir políticas públicas eficazes, especialmente para as mulheres. A Procuradoria da Mulher na Câmara de Cuiabá será uma ferramenta essencial nesse processo, e estamos trabalhando incansavelmente para que ela se torne realidade o mais breve possível”, afirmou Paula.
A visita contou ainda com as participações dos deputados estaduais Carlos Avallone (PSDB) e Dr. João (MDB), que também é o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.
A subprocuradora especial da Mulher, Francielle Brustolin, explicou o funcionamento do atendimento na Procuradoria.
“Temos duas terapeutas que atendem aqui de forma gratuita. Elas fazem o acompanhamento da mulher para o despertar da violência. Muitas vezes, elas chegam aqui e não entendem que estão sofrendo violência. Vêm em busca de informação processual e a gente identifica que ela sofre violência psicológica, patrimonial e outros tipos de violência que não só a física”, explicou.
A sala da Procuradoria da Mulher da ALMT começou a realizar os atendimentos em janeiro deste ano, inicialmente voltados às servidoras da Casa e com foco na conscientização de tolerância zero a qualquer tipo de assédio no ambiente de trabalho do Parlamento. Além disso, o espaço está aberto para acolher qualquer mulher que procure atendimento, oferecendo orientação e suporte especializado.
A deputada estadual Janaína Riva (MDB), única mulher no Parlamento Estadual e pioneira na luta pelos direitos das mulheres em Mato Grosso, foi a anfitriã da visita. Ela relembrou os desafios enfrentados até a implantação da Procuradoria da Mulher na ALMT, que hoje é referência no acolhimento e defesa das vítimas de violência no estado.
“Foram quase dois anos de trabalho até consolidarmos a Procuradoria. É muito importante que as vereadoras conheçam esse modelo para adaptá-lo à realidade de seus municípios. Fizemos uma pesquisa e hoje esse núcleo está entre os mais reconhecidos pela população, seja no enfrentamento à violência doméstica, no suporte em casos de pensão alimentícia, medidas protetivas da Lei Maria da Penha, ameaças, violência patrimonial, entre outros. A Procuradoria é um instrumento institucional, dentro e fora da Assembleia, que tem dado respostas efetivas à sociedade. Isso é fundamental”, destacou Janaína.
Atualmente, o processo de regulamentação da Procuradoria da Mulher na Câmara de Cuiabá aguarda a finalização dos trâmites técnicos e operacionais para que possa ser oficialmente implementada.
Também participou da visita o procurador-geral da Câmara Municipal, Eustáquio Neto.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Cuiabá anuncia 1º Fórum Municipal de Inclusão e Acessibilidade

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Coral Municipal de Cuiabá abre audições para novos integrantes

Publicados

em

Por

O Coral Municipal de Cuiabá está retornando às suas atividades e abre audições para seleção de novos integrantes. Jovens a partir de 16 anos, com experiência em canto ou canto coral, (e também sem experiência) podem se inscrever para participar do processo seletivo, que busca fortalecer o grupo com novos talentos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 30 deste mês, até o meio-dia. Nesta mesma data, das 14h às 18h, acontecem a seletiva das audições, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, na Rua Barão de Melgaço, nº 3677 (esquina com a Rua Campo Grande).

“Reativar o Coral Municipal de Cuiabá é mais do que resgatar uma tradição cultural; é investir no fortalecimento da identidade cuiabana e promover a inclusão social por meio da arte. Esse projeto terá impacto direto na valorização do nosso patrimônio imaterial, fomentará a economia criativa, criará oportunidades de aprendizado e proporcionará bem-estar à nossa população. Além disso, reforça o compromisso da nossa gestão com políticas públicas que incentivem a participação da comunidade e a preservação da nossa cultura. Queremos que o Coral seja um símbolo de união, orgulho e enriquecimento para toda a sociedade”, destacou o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.

Leia Também:  “Secretaria de Saúde será técnica, sem interferência de partidos”, aponta Abilio

O coral é uma atividade cultural permanente (não um curso), com ensaios regulares sempre às quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75. Inclusive, os novos integrantes, começarão os ensaios já no dia 02 de julho.

Trabalha com repertório diversificado, com ênfase especial na música mato-grossense, tanto regional quanto popular. Além da regência de Carlos Taubaté, o grupo conta com a preparação vocal do professor Romulo Aguiar.

“Este é o momento mais importante, o da admissão. Quanto maior o número de interessados inscritos, mais competitiva será a audição e maior a chance de formar um coral com excelência”, destacou o maestro Carlos Taubaté.

Com mais de 30 anos de história, embora tenha ficado inativo por um período, o Coral Municipal foi retomado há 12 anos sob a regência do maestro Carlos Taubaté, que permanece à frente do trabalho.

Formulário de inscrição

As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_ytDAHCUc6WkRVVWZ2FEOe8WdVldskObQWM7jNYs8L5BlMA/viewform ou pelo whatsapp (65) 99809-8810, com Hermes Proença. Basta preencher os requisitos básicos como nome completo, telefone, email, endereço e informar se já teve alguma experiência com coral.
Após o preenchimento é só enviar.

Leia Também:  Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)

#PraCegoVer

A imagem retrata uma apresentação do coral, em palco de teatro, com o maestro Carlos Taubaté na regência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA