CUIABÁ
Vereadora fala da urgência no fortalecimento da rede de proteção contra a violência sexual infantil em MT

Débora Inácio – Assessoria da vereadora Michelly Alencar
Durante sessão ordinária na Câmera Municipal, a vereadora Michelly Alencar  fez um pronunciamento sobre os recentes casos de violência sexual e maus-tratos contra crianças em Cuiabá e Várzea Grande, destacando a urgência de ampliar a rede de proteção à infância no Estado.
A parlamentar relatou episódios recentes, incluindo a morte de uma criança de apenas três anos na UPA Pascoal Ramos, vítima de insuficiência respiratória com sinais de violência sexual, e outro caso, também envolvendo uma criança de três anos, encontrada sozinha após ser agredida pelo pai.
“Eu estou falando de uma criança de três anos. Esse caso, somado a tantos outros, é reflexo de um cenário extremamente preocupante da nossa sociedade. Só em Mato Grosso, em 2024, foram registrados 2.608 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, sendo 190 apenas em Cuiabá. Cada número desse é uma vida destruída, é uma infância roubada”, afirmou Michelly.
A vereadora, que há cinco anos atua no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e mulheres, ressaltou a aprovação de seis leis municipais voltadas para essa causa, além de projetos em tramitação que buscam ampliar o atendimento às vítimas.
“Tenho um projeto de atendimento psicossocial nas escolas e outro de escuta especializada. Uma criança abusada precisa ser ouvida por profissionais capacitados, que deem o encaminhamento correto. Não podemos fechar os olhos para essa realidade”, destacou.
Michelly lembrou ainda que nos meses de maio, dedica suas agendas inteiras a percorrer escolas com o projeto “Maio Laranja” nas escolas, levando palestras e conscientização de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Para ela, a escola é um espaço onde os traumas se manifestam e onde o acolhimento precisa ser fortalecido.
“Essa luta não é apenas minha, é nossa. Precisamos unir forças e fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes, porque cada vida importa e não podemos permitir que mais inocentes sejam vítimas do descaso”, concluiu.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Feira do Centro terá segunda edição neste sábado, 27

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realiza neste sábado (27) a segunda edição da Feira do Centro, transformando novamente a Rua 13 de Junho em um espaço exclusivo de lazer e comércio popular com as pessoas circulando livremente pela via pública que estará fechada para o tráfego de veículos.
O trecho entre as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas ficará interditado para o evento entre as 7h e 16h, dando lugar a barracas de ambulantes, artesãos e feirantes, que oferecerão uma grande variedade de produtos ao público de todas as idades.
A segunda edição seguirá o mesmo formato, com espaço para comércio popular, gastronomia, artesanato e atrações culturais.
A iniciativa visa reativar a economia do centro histórico, além de proporcionar uma nova opção de lazer e compras para as famílias cuiabanas aos sábados.
Na primeira edição, realizada no último dia 20, o público aprovou a proposta e o espaço atraiu comerciantes, lojistas e ambulantes, que destacaram a oportunidade de ampliar as vendas e revitalizar o centro da capital.
A Feira do Centro tem como objetivo potencializar o movimento econômico e cultural da região central da cidade.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Destaque7 dias atrás
Chapa 1 apresenta plano para fortalecer o CRCMT com foco em valorização, ética, modernização e interiorização
-
Cidades7 dias atrás
Veja momento em que servidor de Várzea Grande é atropelado por caminhão em Cuiabá
-
Cidades6 dias atrás
Noite de Horror em Sorriso: Mulher de 27 anos é Morta com Tiro no Peito em Tentativa de Assalto
-
Policial5 dias atrás
PM assassino de personal trainer em VG se entrega à polícia neste domingo
-
Estadual4 dias atrás
EM Nova York: Promotor destaca compromisso do Governo de MT com preservação do Parque Cristalino após assinatura de convênio
-
POLITICA7 dias atrás
Vice-prefeita enfrenta decreto de Abilio e afirma que manterá atuação política
-
Nacional4 dias atrás
PF mira assessor da PGR em operação sigilosa que investiga venda de decisões judiciais e vazamento de informações privilegiadas
-
POLITICA5 dias atrás
Max Russi aposta em solução de Mauro Mendes para Santa Casa e descarta participação de empresários “Eu acredito na palavra dele”