COVID-19

Várzea Grande vacina idosos de 65 anos acima e atende mais de 5 mil pessoas em três dias

Publicados

em

Faremos todo o possível e o impossível para imunizar toda a população de nossa Várzea Grande”, disse Kalil Baracat

 Legenda:

Elogiando o esforço e dedicação, de dia e de noite, neste momento de pandemia, de todos os servidores públicos municipais, principalmente os da Área da Saúde, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, participou da vacinação na quinta-feira, 1º de abril, na UNIVAG, parceira da cidade no atendimento aos pacientes, e comemorou que em menos de uma semana, Várzea Grande vacinou mais de 5 mil pessoas.

“Estamos nos empenhando, nos dedicando e fazendo tudo que é possível e se encontra ao nosso alcance para atender a todos indistintamente e queremos e vamos avançar na vacinação, no atendimento e nos medicamentos”, disse o prefeito Kalil Baracat que acompanhou a vacinação na quarta-feira no Fiotão e na quinta-feira no UNIVAG, quando se iniciou a vacinação dos idosos com 65 anos ou mais.

O senador Jayme Campos, 69 anos e a prefeita Lucimar Sacre de Campos, 66, entre outras pessoas já foram vacinadas e junto com o prefeito Kalil Baracat defenderam que as pessoas tenham acesso a vacinação, mas se resguardem, se cuidem, evitem aglomeração, usem máscara e outros meios de higienização.

“Assim como qualquer pessoa estávamos angustiados pela chegada de nossa faixa etária para podermos vacinar, pois essa é uma das principais medidas, além das regras da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que todos possam estar imunizados e vencer a COVID 19”, disse o senador Jayme Campos cobrando que todos se cuidem e ajude a cuidar dos demais que precisam e que não faltará apoio no Senado para Várzea Grande e para Mato Grosso na cobrança de recursos, medidas, vacinas e atendimento.

Leia Também:  Câmara aprova projeto que amplia prazos da Lei Aldir Blanc

Já Lucimar Sacre de Campos que esteve a frente da Administração Municipal de Várzea Grande no primeiro ano da pandemia, 2020, apontou ser necessária muita dedicação e principalmente colaboração da população para se vencer a doença.

“A união vai fazer a diferença nesta guerra pela vida das pessoas e pelo controle da doença”, comemorou ela sinalizado que o povo de Várzea Grande é ordeiro e trabalhador e sabe todo o esforço e dedicação do prefeito Kalil Baracat e sua equipe pelo cuidado com a saúde das pessoas.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, sinalizou que a segunda maior cidade de Mato Grosso, começou no sábado passado, 27 de março, quando foram vacinados em apenas um dia 3.112  pessoas, acelerar a vacinação, porque no dia anterior o Ministério da Saúde, oficialmente autorizou que todas as doses existentes fossem disponibilizadas.

“Começamos a vacinar em janeiro, e para cada entrega de vacinas, dividíamos as doses ao meio para assegurar a primeira a segunda dose de cada paciente, pois se for a vacina CoronaVac, entre 14 e 28 dias a segunda dose deve ser aplicada. Já se for a vacina Oxford/AstraZeneca, entre a primeira e a segunda dose, são 90 dias de prazo, o que permite uma logística melhor e mais eficiente, sem riscos para os pacientes”, disse o secretário de Saúde.

Ele sinalizou que Várzea Grande supera os 14 mil vacinados com a primeira dose o que nos aproxima dos 70% de doses recebidas e 4 mil de segunda dose, o que nos eleva para 50% e nesta divisão que acaba ocorrendo as dúvidas quanto o total de doses recebidas e aplicadas. “Anteriormente como não existia a certeza de quando chegariam as segundas doses, para cada primeira dose aplicada, guardávamos a segunda para o dia que a mesma tivesse que ser aplicada, represando assim o número de vacinas recebidas do Ministério da Saúde, lembrando que seguimos à risca o que está previsto no Plano Nacional de Imunização – PNI.

Leia Também:  Mato Grosso registra 72 mortes por Covid-19 em 24h

O prefeito Kalil Baracat reforçou que as pessoas podem ter a tranquilidade de que Várzea Grande está se empenhando para que todos sejam vacinados o quanto antes e reafirmou compromisso de que a cidade tem recursos financeiros para comprar vacinas se for necessário.

“O nosso papel enquanto gestor público está sendo fielmente cumprido, mas precisamos que as pessoas se conscientizem e nos ajude a vencer a pandemia e isto eles podem fazer, se cuidando, não aglomerando, usando os meios de higienização como máscaras, álcool em gel, água e sabão e tendo crença e fé de que venceremos mais essa batalha pela vida”, disparou.

Ele aproveitou para novamente enaltecer os servidores da Saúde Municipal e os parceiros da UNIVAG que diuturnamente se dedicam pelo bem estar dos outros e lembrou que para as pessoas chegarem e encontrarem tudo certo, vacinas guardadas com segurança, logística de atendimento, se faz necessário um trabalho que se inicia até três dias antes para um planejamento que vise bem atender a todos os cidadãos.

“Aqui promovemos um atendimento humano, que atende a todos. A vacina está chegando para todas as classes sociais, pois a doença não escolhe classe social, raça, cor, religião, enfim, todos corremos riscos, por isso temos que nos cuidar e cuidar dos demais para vencermos a COVID 19”, concluiu Kalil Baracat

COMENTE ABAIXO:

COVID-19

MT registra 349.710 casos e 80 mortes por Covid-19

Publicados

em

Por

ATUALIZAÇÃO DIÁRIA

JB News

Por Denise Niederauer

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, nesta quinta-feira (22.04), 349.710 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 9.376 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Nas últimas 24 horas morreram por complicações do Covid-19, 80 pacientes em Mato Grosso.
Foram notificadas 1.895 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 349.710 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.379 estão em isolamento domiciliar e 328.101 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 511 internações em UTIs públicas e 409 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 93,25% para UTIs adulto e em 51% para enfermarias adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (74.152), Rondonópolis (26.007), Várzea Grande (22.952), Sinop (18.405), Sorriso (12.446), Tangará da Serra (11.569), Lucas do Rio Verde (11.128), Primavera do Leste (9.898), Cáceres (7.526) e Alta Floresta (6.646).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link: http://www.saude.mt.gov.br/painelcovidmt2/
O documento também aponta o total de 308.563 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 550 amostras em análise laboratorial.
Cenário nacional
Nessa quarta-feira (21.04), o Governo Federal confirmou o total de 14.122.795 casos da Covid-19 no Brasil e 381.475 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 14.043.076 casos da Covid-19 no Brasil e 378.003 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.
O Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta quinta-feira (22.04).
Recomendações
Existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Cuiabá amplia horário de funcionamento do comércio, libera cinemas e eventos sociais e corporativos
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA